Você sofre de dermatite atópica? Será que o glúten pode desencadear crises? Veja as dicas da nutricionista Laís Murta.
A dermatite atópica é uma alergia cutânea crônica, genética e muito comum. Seus portadores apresentam a pele mais seca, e com a presença de crises que podem causar prurido, erupções e crostas tornando a pele vulnerável a infecções.
As crises podem ser relacionadas a temperatura (baixa ou alta), alergias, baixa imunidade, fatores emocionais e alimentares. Estudos indicam que, para alguns pacientes com dermatite atópica, alimentos específicos podem agravar o quadro.
Ovos, leite, nozes, laticínios são alimentos comumente associados a crises, mesmo em pessoas que não são alérgicas, assim como o glúten, uma proteína que ocorre naturalmente em certos grãos, tais como: trigo, cevada e centeio. Embora o paciente não seja tecnicamente alérgico, o glúten pode desencadear uma resposta inflamatória no organismo, predispondo as crises.
É importante observar que o glúten não terá o mesmo efeito em todas as pessoas, os gatilhos alimentares são diferentes para cada indivíduo. Então, antes de fazer qualquer restrição, procure ajuda especializada. O tratamento multidisciplinar – dermatológico e nutricional, é fundamental para controle do problema!
————————————————–
Texto escrito por: Laís Murta – CRN 29040
Nutricionista Integrativa e Ortomolecular. Pós-graduada em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP/EPM, em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional, Formação em Self – Coach pelo IBC, Pós-graduanda em Nutrição Clínica Ortomolecular e membra do Instituto de Medicina Funcional (IFM).
Rua Tabapuã, 1123, CJ. 82
Itaim, São Paulo – SP
11 3078-3882 | 11 99680-8089
[email protected]