Existem muitos tipos de açúcares. Eles variam pouco em composição, e todos tem praticamente o mesmo conteúdo em calorias! Conheça os principais tipos de açúcar e suas diferenças.
Tipos de açúcar e suas diferenças
Açúcar refinado: O açúcar refinado comum vem da cana de açúcar, e é composto de sacarose. 10 gramas de açúcar fornecem 40 Kcal. Além de adoçar as preparações, também pode ser utilizado como antioxidante e conservante natural, aumentando a durabilidade de alimentos.
O processo de refinamento e branqueamento do açúcar puro pode incluir adição de produtos químicos (e corantes) e causar perda de nutrientes.
Cristal: parece o açúcar refinado comum, com cristais maiores transparentes ou levemente amarelados, e é um pouco menos solúvel.
Mascavo: sabor semelhante ao caldo-de-cana. Extraído diretamente do cozimento da cana, seus nutrientes são mais preservados.
Demerara: parecido com o mascavo, mas com processo adicional de refinamento e purificação, mas SEM a adição de produtos químicos. Amarelado e com sabor intenso, mas mais fino e solúvel que o mascavo.
Orgânico: não contém conservantes, fertilizantes, ou aditivos químicos, sendo preservados os nutrientes presentes na cana de açúcar. É mais grosso e mais escuro, e uma ótima opção, apesar de ser o mais caro.
Invertido: muito usado na indústria, e, apesar do nome, também é um açúcar. Produzido através da hidrólise da sacarose, quebrando suas moléculas em glicose e frutose, é um xarope líquido e viscoso. Seu nome deve-se às suas características químicas. Utilizado como conservante, dificulta a cristalização de alimentos, e é bastante doce no paladar.
Mel: natural e proveniente do néctar de flores, produzido pelas abelhas. Nutritivo e acessível, sua composição e sabor diferem de acordo com a florada, região geográfica e espécie das abelhas.
Melado de cana: caldo grosso proveniente do cozimento e fervura da cana, tem o aspecto de um xarope, e sabor bastante característico.
Xarope de bordo (maple): natural proveniente da seiva da árvore de bordo (típica do Canadá). Nutritivo e igualmente denso em calorias, uma alternativa vegana para substituir o mel.
Gostou de conhecer os principais tipos de açúcar e suas diferenças? Então compartilha esse conteúdo com outras pessoas.
————————————————–
Texto escrito por: Andrea Waisenberg – CRN XXXX
Nutricionista com Pós Graduação em Nutrição Esportiva – ambos pela Universidade de São Paulo.
Engenheira Química (Poli – USP), MBA (University of North Carolina), experiência em Marketing, Produção e Projetos na Indústria Química, e em Consultoria Estratégica.
Atualmente atuando como Nutricionista Clínica com atenção à promoção da saúde, bem estar, atividade física e wellness.
R. Gumercindo Saraiva, 10 – Casa 3 – Jardins
São Paulo – SP
11 98315-7386
[email protected]