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Como temperar a comida do bebê? Nutricionista responde

Como temperar a comida do bebê

A introdução alimentar do bebê pode ser um excelente momento para rever e melhorar a alimentação de toda a família. Afinal não faz sentido ter que preparar uma refeição para os adultos e outra para a criança. Isso quer dizer que vamos ter que passar a comer comida sem tempero? Negativo! Veja como temperar a comida do bebê nesse post.

Além dos famosos alho e cebola, ervas frescas (como salsinha, cebolinha, coentro, tomilho, sálvia, alecrim), algumas especiarias (cúrcuma, páprica doce, cominho) e vegetais aromáticos como alho-poró, salsão e cenoura, podem ser utilizados para temperar a comida do bebê. Temperos picantes como o curry e a pimenta, devem ser evitados nesse momento.

E o sal? Bom, o organismo de um bebê necessita de quantidades muito pequenas de sódio (um dos principais componentes do sal), o que é facilmente obtido dos alimentos in natura. Por isso, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que NÃO seja acrescentado sal no preparo das refeições dos bebês antes de 12 meses.

Se pensarmos que nós brasileiros já consumimos muito mais sódio do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (até 2 g por dia, e ingerimos mais que o dobro dessa quantidade! ), seria melhor evitar acrescentar sal na comida dos pequenos, e reduzir ao máximo a quantidade utilizada por nós, adultos.

Preparar uma refeição em casa, além de ser mais saudável e econômico, pode ser um momento de descobertas para todos, no qual temos a chance de testar novos sabores e combinações. Vale a pena experimentar!

Quer mais dicas de como temperar a comida do seu bebê? Procure a orientação de um nutricionista. Me coloco a disposição. 

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Texto escrito por: Carol Albuquerque – CRN 50858

Mestre em Nutrição do Nascimento à Adolescência pelo Centro Universitário São Camilo. Aprimoramento em Nutrição, Saúde Pública, Consumo e Comunicação pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto – Portugal.

Curso Desenvolvendo cidades saudáveis para reverter a obesidade e doenças crônicas não transmissíveis – Columbia University – New York. Formação em Intuitive Eating Pro Skills Training Teleseminar com Evelyn Tribole. Mindfulness-based intuitive eating pelo Programa Eat for life com Lynn Rossy vice-presidente do Centro de Mindful Eating – Califórnia.

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