A introdução alimentar do bebê pode ser um excelente momento para rever e melhorar a alimentação de toda a família. Afinal não faz sentido ter que preparar uma refeição para os adultos e outra para a criança. Isso quer dizer que vamos ter que passar a comer comida sem tempero? Negativo! Veja como temperar a comida do bebê nesse post.
Além dos famosos alho e cebola, ervas frescas (como salsinha, cebolinha, coentro, tomilho, sálvia, alecrim), algumas especiarias (cúrcuma, páprica doce, cominho) e vegetais aromáticos como alho-poró, salsão e cenoura, podem ser utilizados para temperar a comida do bebê. Temperos picantes como o curry e a pimenta, devem ser evitados nesse momento.
E o sal? Bom, o organismo de um bebê necessita de quantidades muito pequenas de sódio (um dos principais componentes do sal), o que é facilmente obtido dos alimentos in natura. Por isso, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que NÃO seja acrescentado sal no preparo das refeições dos bebês antes de 12 meses. ⠀
Se pensarmos que nós brasileiros já consumimos muito mais sódio do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (até 2 g por dia, e ingerimos mais que o dobro dessa quantidade! ), seria melhor evitar acrescentar sal na comida dos pequenos, e reduzir ao máximo a quantidade utilizada por nós, adultos.
Preparar uma refeição em casa, além de ser mais saudável e econômico, pode ser um momento de descobertas para todos, no qual temos a chance de testar novos sabores e combinações. Vale a pena experimentar!
Quer mais dicas de como temperar a comida do seu bebê? Procure a orientação de um nutricionista. Me coloco a disposição.
————————————————–
Texto escrito por: Carol Albuquerque – CRN 50858
Mestre em Nutrição do Nascimento à Adolescência pelo Centro Universitário São Camilo. Aprimoramento em Nutrição, Saúde Pública, Consumo e Comunicação pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto – Portugal.
Curso Desenvolvendo cidades saudáveis para reverter a obesidade e doenças crônicas não transmissíveis – Columbia University – New York. Formação em Intuitive Eating Pro Skills Training Teleseminar com Evelyn Tribole. Mindfulness-based intuitive eating pelo Programa Eat for life com Lynn Rossy vice-presidente do Centro de Mindful Eating – Califórnia.
Rua José Antonio Coelho, 801
Térreo – Sala 2 – Vila Mariana
São Paulo – SP
11 97498-6907
[email protected]
Confira outros conteúdos da Carol Albuquerque.