Você sabe como sua alimentação e imunidade se relacionam? A microbiota intestinal é um ecossistema formado por bactérias, vírus e fungos e possui a função de controlar a proliferação de microrganismos patogênicos e de manter o bom estado da mucosa intestinal. Mas não só isso!
A alimentação influencia diretamente na formação da microbiota e esta estimula o sistema imunológico e seu fortalecimento.
A mucosa intestinal é o maior abrigo de células do sistema imunológico, compondo 70%. E nela, está a microbiota intestinal, que atua na absorção de nutrientes, formação de vitaminas (B12 e K), modulação do metabolismo, produção de neurotransmissores e na proteção contra microrganismos patogênicos.
Conforme a microbiota se apresenta, a resposta imunológica a doenças pode ser mais resistente. E o que pode ajudá-la nisso? A alimentação equilibrada, pobre em carboidratos refinados e gorduras saturadas, associada à abundância de fibras. O que permite a saúde do revestimento intestinal e o fortalecimento do sistema imune.
Além disso, a microbiota pode ser estimulada pelo uso de probióticos, prebióticos e simbióticos. Os probióticos são microrganismos vivos que protegem contra patógenos, modulam a microbiota e estimulam a imunidade; como os do gênero Lactobacillus. Os prebióticos são carboidratos não digeríveis e que estimulam o crescimento de bactérias favoráveis para a microbiota; como a lactose. Os simbióticos representam a combinação destes dois compostos.
Existem alimentos que são fontes de probióticos e prebióticos capazes de melhorar a sua microbiota intestinal e consequentemente, a imunidade. O leite materno é rico em prebióticos e possui grande importância na formação da microbiota do bebê, devendo ser estimulado.
Alguns fermentados como o Kombucha, Kefir e Missô também são fontes de prebióticos. As melhores fontes de prebióticos são: chicória, farelo de aveia, batata yacon, cranberry, suco de laranja e cacau. Agora que você sabe como sua alimentação e imunidade se relacionam, não deixe de procurar orientação nutricional para manter a saúde da sua microbiota.
————————————————–
Texto escrito por: Laís Murta – CRN 29040
Nutricionista Integrativa e Ortomolecular. Pós-graduada em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP/EPM, em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional, Formação em Self – Coach pelo IBC, Pós-graduanda em Nutrição Clínica Ortomolecular e membra do Instituto de Medicina Funcional (IFM).
Rua Tabapuã, 1123, CJ. 82
Itaim, São Paulo – SP
11 3078-3882 | 11 99680-8089
[email protected]