fbpx Skip to content

Como os figos se desenvolvem e benefícios à saúde

Como os figos se desenvolvem e benefícios à saúde

Veja nesse post como os figos se desenvolvem e seus benefícios para a saúde.

 

Você sabia que existe uma relação de mutualismo entre o figo e a vespa-do-figo? Pois é. Essa é a forma como os figos se desenvolvem.

A vespa Blastophaga psenes, conhecida como vespa-do-figo, utiliza as flores do figo, que ficam dentro de cada fruto, para se reproduzir e polinizá-las. Essa polinização gera diversas sementes no interior do fruto, que dão aquela leve crocância característica dos figos, e os fazem amadurecer.

 

Como os figos se desenvolvem

Apesar do figo ser popularmente conhecido como uma fruta, na verdade, o figo é uma flor.

Pode parecer estranho, mas ao contrário das árvores frutíferas, como macieiras, mangueiras e bananeiras, as flores das figueiras florescem de forma invertida. Ou seja, as flores se abrem dentro de um receptáculo em formato de pêra, que amadurece e se transforma no figo propriamente dito.

Dentro de cada figo, existem muitas flores que geram apenas um fruto cada. Esse fruto é aquela espécie de semente que garante a crocância do figo.

Na verdade, nem toda espécie de figo necessita ser polinizada pela vespa-do-figo. Por exemplo, atualmente o figo-roxo é a única variedade de figo cultivada no Brasil que não depende da polinização para se desenvolver.

Mas os frutos produzidos sem polinização não apresentam sementes e são altamente perecíveis, dificultando a exportação.

Já os figos com sementes, como conhecemos, têm maior vida de prateleira e são mais saborosos.

Mas, afinal, como os figos se desenvolvem?

Variedades que dependem das vespas para se desenvolver, como é o caso do figo-turco, da variedade Smirna, é a principal, produzida internacionalmente e a mais valorizada pelo mercado mundial.

Por um processo conhecido como caprificação, ramos florescentes de figueiras silvestres, conhecidas como caprifigo, são pendurados em figueiras cultivadas, facilitando a polinização de suas flores pela fêmea da vespa Blastophagus psenes, que penetra no receptáculo das flores carregando o pólen da figueira silvestre.

Essa minúscula vespa utiliza as flores de figo para se reproduzir e consequentemente poliniza centenas de flores que existem dentro de cada figo.

As vespas fêmeas entram no figo através do pequeno buraco que fica na base. No seu interior, se reproduzem e as pequenas vespas crescem. As pequenas vespas-macho acasalam com as fêmeas. Como as vespas-macho não têm asas, servem apenas para acasalar, fazer furos no figo para as pequenas vespas fêmeas saírem, e morrem em seguida.

Algumas fêmeas abandonam o figo, já fecundadas, e cobertas do pólen da figueira.

Por isso, figos têm ao menos uma vespa morta dentro deles. No entanto, não é possível ver o corpo do inseto porque, quando ele morre, uma enzima os digere e os transforma em proteína. Basicamente, o figo come a vespa e a transforma em uma parte de si.

 

Valor nutricional e benefícios dos figos para a saúde

Agora que você já sabe como os figos se desenvolvem, veja o seu valor nutricional e quais são os benefícios dos figos para a saúde.

100g de figo, o equivalente a aproximadamente 2 unidades médias, contém:

  • 43 calorias
  • 8,45g de carboidratos
  • 0,97g de proteína
  • 0,16g de gorduras
  • 1,79g de fibras (6% da ingestão diária recomendada – IDR)
  • 174mg de potássio (6% da IDR)

 

O figo também é rico em flavonoides e carotenoides, compostos bioativos com função antioxidante, que garantem vários dos benefícios dos figos para a saúde.

 

  1. Redução da pressão arterial: por ser uma das frutas mais ricas em potássio, e não conter sódio, o figo ajuda a baixar a pressão arterial, garantindo uma boa saúde cardiovascular.

 

  1. Controle da glicemia: o figo é rico em fibras solúveis que ajudam a retardar a absorção dos carboidratos, tornando-os menos biodisponíveis e, assim, controlando a glicemia. Além disso, contém flavonoides, uma família de antioxidantes que auxiliam na melhora da sensibilidade à insulina.

 

  1. Controle do colesterol: as fibras presentes nos figos, ao serem fermentadas pelas bactérias intestinais, liberam ácidos graxos de cadeia curta (AGCCs) que estão envolvidos no metabolismo do colesterol, controlando os seus níveis no sangue.

 

  1. Intestino saudável: outro papel das fibras é regular a microbiota intestinal, ao serem fermentadas pelas bactérias, e auxiliar na formação do bolo fecal e no trânsito intestinal. Esses mecanismos ainda estão associados à diminuição do risco de câncer colorretal, por isso, o figo pode ser uma ótima alternativa para contribuir com a saúde do intestino de forma geral.

 

  1. Mantém a integridade do sistema imune: as fibras e os antioxidantes são compostos essenciais para a manutenção do sistema imune. As fibras, por estimularem a proliferação de bactérias desejáveis, exercem um papel importantíssimo para a imunidade (aproveite para conferir o post “O que é a microbiota intestinal? Veja a importância e como cuidar”. E os antioxidantes, por combaterem os radicais livres, auxiliam as células do sistema imune a prevenir câncer e doenças autoimunes, ao protegerem todos os tecidos e células do organismo.

 

  1. Melhora a saúde da pele: o poder dos antioxidantes ao protegerem os tecidos é tamanho, que é possível ver o seu efeito na saúde da pele. Basta adicionar figos e/ou outras frutas na dieta, e ver o “milagre” acontecer.

 

  1. Controla o apetite: mais um dos benefícios dos figos para a saúde, é o controle do apetite, devido à sua quantidade de fibras, responsáveis por garantir saciedade.

 

  1. Ótima opção de alimento doce: o figo é uma das frutas mais doces e suculentas que existe. É uma opção perfeita para uma sobremesa, café da manhã ou lanche da tarde. Os figos também podem ser preparados como geleias ou utilizados em receitas, como as que você encontra no banco de receitas aqui da Boomi.

 

 

Referências

Hortifrúti Saber e Saúde. Figo: desvende os mistérios desse alimento. Disponível em: https://saberhortifruti.com.br/figo/

Grupo Cultivar.  Brasil estudará vespa para polinizar figo. Rural pecuária. São José do Rio Preto/SP. Disponível em: https://ruralpecuaria.com.br/noticia/brasil-estudara-vespa-para-polinizar-figo.html

KALIL, M. Tem uma vespa no teu figo! GZH. 22/04/2015. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/noticia/2015/04/tem-uma-vespa-no-teu-figo-cjqwitgul00b30wcnc329l63g.html

 

Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho