Sabemos que no pós parto a atenção está totalmente voltada para o bebê e por isso não temos muito tempo para ficar cozinhando e organizando a alimentação no pós-parto. O que precisamos (me incluo nesse time também) é organizar ela de forma prática para não ficar comendo besteira.
Para quem está grávida, algumas dicas valem a pena já serem feitas no final da gestação e deixar armazenado para quando precisar no pós parto.
Dicas para organizar a alimentação no pós-parto
1. Feijão, lentilha, ervilha, grão de bico: faça em grande quantidade e guarde em potinhos no freezer. Mais prático para descongelar e esquentar depois. Pode esquentar no microondas (alôooo praticidade).
2. Legumes: pode deixar na geladeira até 3 dias que não estraga. Faça uma quantidade e variedade para os próximos 3 dias. Pode congelar também. Faça a técnica de branqueamento (depois de cozido, coloque os legumes em uma tijela com gelo e água gelada. Dê um susto nos legumes na água gelada para parar o cozimento e guarde) para a textura ser preservada.
3. Arroz, batata, mandioca, inhame: pode ser feito e armazenar na geladeira por 3 dias. Faça 3 tipos de tubérculos para variar nos 3 dias que for consumir.
4. Carnes: pode fazer e congelar em tamanho individual.
5. Salada: pode comprar a que vem em pacote já higienizado (facilidade). Tem opções orgânica também.
6. Frutas: as que tiverem casca, descasque e corte em pedaços e guarde na geladeira.
Deixe a fruteira sempre cheia!
Peça ajuda para a sua rede de apoio! Caso não tenha, se organize para pelo menos 2x na semana cozinhar. 2x na semana é melhor que 7 dias né?
Evite ter bolacha, bolinhos, pãezinhos e alimentos industrializados por perto. A tendência é ir neles quando não se organiza a alimentação.
Beijos,
Andréa Rahal
Nutrição Materno-Infantil
————————————————-
Texto escrito por: Andréa Rahal – CRN3 – 26175