Se você tem dúvidas sobre como escolher uma boa proteína vegetal em pó e quais seriam as melhores marcas de proteína vegana, está no post certo.
A proteína vegetal em pó tem ganhado popularidade entre atletas, veganos, vegetarianos e pessoas que desejam diversificar suas fontes proteicas. Mas com tantas opções no mercado, como escolher uma boa proteína vegetal em pó? Basicamente, características como ter cerca de 70% de proteína por dose, um aminograma completo e um rótulo clean label são fundamentais.
Como escolher uma boa proteína em pó vegetal
A proteína vegetal em pó é elaborada a partir do isolamento da proteína de cereais, leguminosas, castanhas e sementes, como arroz, ervilha, soja, amêndoas e semente de girassol, por exemplo, ou um blend desses, a fim de potencializar o seu aminograma.
Na forma in natura esses alimentos podem conter carboidratos ou gorduras, mas quando há necessidade de uma dieta com mais proteína, pode ser interessante optar pela proteína vegetal em pó.
Ao contrário do que se imagina, proteínas vegetais não são incompletas, mas algumas fontes apresentam quantidades um pouco menores de um ou mais aminoácidos, como lisina, metionina e leucina, em comparação às proteínas de alto valor biológico (PAVB).
Por isso, proteínas em pó vegetais são elaboradas com alta tecnologia, de forma que a sua composição em aminoácidos essenciais, ou seja, o seu aminograma, se torna completo, assim como o das carnes, ovos, aves, peixes e whey protein.
Para escolher uma boa proteína vegetal em pó, atente-se aos seguintes pontos:
- O primeiro ingrediente deve ser a proteína
O primeiro ingrediente deve ser a proteína, já que, em todos os rótulos, de qualquer alimento, a relação de ingredientes é apresentada em ordem decrescente de quantidade. Caso o contrário, pode não se tratar de um suplemento proteico.
- Quantidade de proteína por dose
A quantidade de proteína por dose precisa ser cerca de 70%. Por exemplo, em uma dose de 30g haverá 21g de proteína.
- Verifique o aminograma
Verifique o aminograma, que indica a quantidade e variedade dos 9 aminoácidos essenciais. A soma dos BCAAs (isoleucina, leucina e valina) deve estar entre 4 e 5g por dose, garantindo um bom estímulo à síntese proteica.
Em especial, a leucina deve estar entre 1,5 e 2,5g por dose, pois é o aminoácido mais importante para ativar a via mTOR, responsável pelo crescimento muscular. Essa proporção é ideal para um whey de qualidade, pois reflete a composição natural das melhores fontes proteicas.
- Veja se a marca é mais clean label
É interessante também verificar se o produto é clean label (sem aditivos, aromatizantes e adoçantes artificiais, por exemplo). Aqui na Boomi, por exemplo, todos os produtos passam por uma curadoria, onde banimos mais de 600 ingredientes artificiais comumente utilizados em alimentos, suplementos, cosméticos e produtos de limpeza pensando na sua saúde e na saúde do planeta.
- Verifique a presença de micronutrientes essenciais em uma dieta vegana (opcional)
Para quem segue uma dieta vegetariana ou vegana, é importante verificar se a proteína vegetal em pó é enriquecida com nutrientes essenciais como cálcio, ferro e vitamina B12. Esses nutrientes podem estar em déficit em dietas baseadas em plantas e, por isso, escolher uma proteína que os contenha pode ajudar a complementar a alimentação e garantir uma dieta equilibrada. Mas lembre-se de verificar com o seu nutricionista como estão os níveis desses micronutrientes na sua alimentação, para garantir que você esteja atendendo às suas necessidades específicas.
Melhores marcas de proteína vegana
As melhores marcas de proteína vegana que atendem à todos os quatro critérios na escolha de um bom suplemento, incluem:
- Dobro: A Dobro é conhecida por suas proteínas vegetais de alta qualidade e pelo compromisso com ingredientes limpos e naturais. Ela se destaca por ser uma das melhores marcas de proteína vegana por conter leite de coco na composição, tornando a proteína vegana mais saborosa e palatável.
- Essential Nutrition: A linha Veggie Protein é feita apenas com ingredientes naturais e com uma tecnologia que garante alta pureza e combinação adequada de aminoácidos essenciais. Por isso, a Essential Nutrition é conhecida como uma das melhores marcas de proteína vegana.
- Nutrify: A Nutrify desenvolve suplementos com foco na saúde e bem-estar, e sua linha de proteínas veganas não é diferente. Combinando fontes vegetais de alta biodisponibilidade, a marca oferece proteínas que auxiliam na recuperação muscular e no suporte nutricional para veganos e vegetarianos.
- Plant Power: A Plant Power se destaca por oferecer proteínas veganas com ingredientes naturais, sem aditivos artificiais e com ótimo sabor. Seus produtos são formulados para garantir digestibilidade e alta absorção, tornando-se uma excelente opção para quem deseja uma proteína vegetal pura e nutritiva.
- Rakkau: A Rakkau foi desenvolvida por apaixonados pela nutrição e o esporte, além de um mundo melhor e mais equilibrado. Os produtos foram desenvolvidos por grandes nutricionistas e, assim, possuem fórmulas exclusivas, unindo a ciência e o respeito à natureza. A Rakkau é especializada em proteína vegetal em pó e todas as linhas são 100% naturais, sem adoçantes ou outros ingredientes artificiais.
- True Source: A True Source é reconhecida por seus suplementos de alta qualidade, incluindo proteínas vegetais completas e equilibradas. Suas fórmulas combinam diferentes fontes vegetais, como ervilha e arroz, para garantir um perfil de aminoácidos mais completo, ideal para quem busca uma suplementação eficaz.
- Vitafor: A Vitafor oferece proteínas vegetais de alta qualidade, focando em formulações com boa biodisponibilidade de aminoácidos essenciais. Suas proteínas são frequentemente recomendadas por nutricionistas por serem livres de aditivos artificiais e por apresentarem um bom perfil proteico.
Livia Freitas (CRN/SP 3 82983) e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.