fbpx Skip to content

Como escolher o melhor nutricionista para o seu objetivo

Como escolher o melhor nutricionista para o seu objetivo

Precisa de ajustes na alimentação, mas não está sabendo exatamente como fazer? Então essas 5 dicas de como escolher o melhor nutricionista para o seu objetivo pode te ajudar.

Apesar de estarmos na Era da Informação, na grande maioria das vezes, há muitos equívocos na interpretação de dados científicos pela mídia e pelas redes sociais, relacionados à saúde e alimentação.

Com isso, surgem diversos mitos que mais atrapalham na busca de um objetivo, do que ajudam: dietas da moda restritivas, jejuns, alimentos milagrosos, cintas modeladoras, e por aí vai.

Por isso, escolher um bom nutricionista, te ajudará a ter uma boa relação com a comida e uma vida mais saudável, alcançando o seu objetivo de forma segura e duradoura.

 

5 dicas de como escolher o melhor nutricionista para o seu objetivo

 

  1. Identifique suas necessidades

Para poder escolher o melhor nutricionista para o seu objetivo, antes de mais nada, é importante identificar suas necessidades. Por exemplo: está procurando perder peso? Quer cuidar de alguma condição de saúde específica? Melhorar sua saúde intestinal? Melhorar seu comportamento alimentar? Otimizar a performance nos treinos?

Os nutricionistas podem ajudar com diversas questões, por isso, muitos profissionais se especializam em ramos específicos que podem ser mais compatíveis com seus objetivos.

 

  1. Pesquise as credenciais do profissional

Depois de ter selecionado alguns nutricionistas compatíveis com o seu objetivo, é importante pesquisar as credenciais do profissional.

Para poder atuar como nutricionista, é preciso ter formação em curso superior de nutrição e estar inscrito no Conselho Federal de Nutricionistas. E umas das formas para escolher um bom nutricionista é verificar, no site do CFN, o cadastro do profissional, através do nome ou do número de inscrição.

Se o nutricionista oferecer atendimento online, consulte também o site e-Nutricionista.

 

  1. Busque referências

Buscar referências também é uma ótima forma para escolher o melhor nutricionista para o seu objetivo.

Pedir indicações a outros profissionais de sua confiança, como médicos, educadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos, pode ajudar, e muito, a escolher um bom nutricionista. Até porque, muitos deles já trabalham em conjunto com profissionais da nutrição, com ideias alinhadas.

 

  1. Atente-se às questões éticas

Uma maneira de escolher um bom nutricionista, é verificar se este trabalha de acordo com o código de ética.

Em outras palavras, avalie se o profissional é defensor de um determinado tipo de dieta, ou se associa a sua imagem à shakes e suplementos de uma marca em especial.

Segundo o Código de Ética e de Conduta do Nutricionista, algumas das atividades vedadas ao nutricionista são:

  • “Promover suas atividades profissionais com mensagens enganosas ou sensacionalistas e alegar exclusividade ou garantia dos resultados de produtos, serviços ou métodos terapêuticos. “

 

  • “Divulgar imagem corporal de si ou de terceiros, atribuindo resultados a produtos, equipamentos, técnicas, protocolos, pois podem não apresentar o mesmo resultado para todos e oferecer risco à saúde. ”

 

  • “Fazer publicidade ou propaganda em meios de comunicação com fins comerciais, de marcas de produtos alimentícios, suplementos nutricionais, fitoterápicos” e afins.

 

  1. Empatia e atendimento nutricional respeitoso

O estigma da obesidade e o emagrecimento estético são bons exemplos.

O estigma da obesidade significa, basicamente, as percepções negativas que a sociedade tem em relação às pessoas que tem obesidade, ou mesmo sobrepeso. Muitas pessoas que têm obesidade deixam de procurar tratamento pela falta de empatia e preconceito de alguns profissionais da saúde.

Para escolher um bom nutricionista é muito importante:

  • Verificar se o profissional acredita que o sobrepeso e a obesidade são falta de disciplina e força de vontade.

 

  • Verificar se o profissional induz ao emagrecimento sem necessidade, apenas como estética.

 

  • Verificar se no consultório há equipamentos e assentos apropriados para todos os tamanhos de corpos.

 

Bons nutricionistas sabem que o sobrepeso e a obesidade são causados por diversos fatores: genéticos, ambientais, comportamentais, sociais e culturais.

O melhor a fazer para escolher um bom nutricionista é selecionar aqueles que foquem em mudanças comportamentais efetivas, considerando a individualidade e preferências de cada um.

O nutricionista precisa ser a solução do paciente e não mais um problema.

 

Conclusão

Escolher o melhor nutricionista para o seu objetivo é um processo pessoal.

Para que se tenha sucesso, é importante se identificar com o nutricionista para que se sinta à vontade e seja possível trabalhar as suas metas, chegando ao seu objetivo final.

A Boomi conta com diversos nutricionistas parceiros, que auxiliam compartilham seus conteúdos sobre nutrição, baseados em evidências científicas, além de receitas saudáveis e nutritivas.

Se precisar escolher um bom nutricionista, nesse link você consegue acessar os seus conteúdos e, através das dicas que demos neste post, escolher o melhor nutricionista para o seu objetivo.

Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutricionista e Curadora da Boomi

1

Ver carrinho