As fibras são verdadeiras heroínas da saúde, trazendo diversos benefícios para o bom funcionamento do organismo. No entanto, muitas pessoas ainda não consomem a quantidade recomendada. Mas como aumentar a ingestão de fibras na alimentação diária?
No post de hoje, veja algumas dicas práticas de como incorporá-las de forma fácil na alimentação diária e desfrutar de todos os seus benefícios que fazem diferença na qualidade de vida.
Como aumentar a ingestão de fibras na alimentação diária?
Aumentar a ingestão de fibras na alimentação diária é uma excelente forma de garantir a saúde do sistema imune, a saúde digestiva, regular o funcionamento do intestino, além de controlar a glicemia, o colesterol e o apetite.
As recomendações de consumo de fibras para homens e mulheres adultos podem variar de acordo com as diretrizes de diferentes organizações de saúde e países. No entanto, geralmente, as orientações são baseadas nas necessidades médias diárias de fibras.
De acordo com as recomendações dietéticas nos Estados Unidos, estabelecidas pelo Instituto de Medicina, as quantidades diárias recomendadas são as seguintes:
- Homens com idade até 50 anos: 38 gramas de fibras por dia.
- Homens com idade acima de 50 anos: 30 gramas de fibras por dia.
- Mulheres com idade até 50 anos: 25 gramas de fibras por dia.
- Mulheres com idade acima de 50 anos: 21 gramas de fibras por dia.
Já as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) são um pouco diferentes:
- Homens: 25 gramas de fibras por dia.
- Mulheres: 25 gramas de fibras por dia.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 95% da população mundial não consome a quantidade mínima recomendada de fibras.
No Brasil, assim como em muitos outros países, o consumo inadequado de fibras é uma preocupação de saúde pública. Estudos e pesquisas têm demonstrado que a maioria da população brasileira não consome as quantidades recomendadas de fibras em sua alimentação diária.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o consumo médio de fibras pela população brasileira é abaixo do ideal. De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018, o consumo médio de fibras no país é de cerca de 15 a 20 gramas por dia, o que fica abaixo das recomendações de ingestão diária para adultos.
As consequências do baixo consumo de fibras podem levar a problemas de saúde, como constipação, distúrbios gastrointestinais, aumento do risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e obesidade.
Mas como aumentar a ingestão de fibras na alimentação diária?
- Consuma mais vegetais
Você sabia que apenas ¼ dos brasileiros consomem as quantidades recomendadas de frutas, legumes e verduras? A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão diária de pelo menos 400 gramas de vegetais, por dia, o que equivale ao consumo de cinco ou mais porções, em cinco ou mais dias da semana. Isso porque as frutas, legumes e verduras são fonte de fibras. Tente incluir uma variedade deles em suas refeições diárias. Adicione saladas, legumes cozidos ou frutas frescas como lanches saudáveis.
- Prefira grãos integrais
Escolha alimentos integrais ao invés de refinados. Opte por pães, arroz, massas e cereais integrais, como aveia, quinoa e trigo integral. Verifique sempre os rótulos dos alimentos para garantir que sejam feitos com grãos integrais.
- Consuma leguminosas
Feijões, lentilhas, grão-de-bico e ervilhas são ótimas fontes de fibras. Você pode adicioná-los a sopas, saladas, ou fazer hambúrgueres vegetarianos com eles, por exemplo.
- Coma mais nozes e sementes
Amêndoas, nozes, sementes de chia e linhaça contém fibras e podem ser adicionadas a iogurtes, saladas ou consumidas como lanches.
- Escolha lanches ricos em fibras
Opte por snacks mais saudáveis e integrais que contenham grãos integrais, sementes e frutas secas.
- Acrescente farelos e sementes a receitas
Você pode adicionar farelo de trigo ou farelo de aveia a receitas de panquecas, muffins ou smoothies para aumentar a ingestão de fibras, e aqui no blog já tem post sobre isso (12 farinhas com fibras para enriquecer receitas e como usá-las)
- Consuma mais alimentos in natura
Ao optar por alimentos in natura em detrimento dos ultraprocessados, automaticamente o teor de fibras da alimentação já aumenta consideravelmente.
- Beba bastante água
A ingestão adequada de água é importante para que as fibras exerçam sua função corretamente no organismo.
Lembre-se de que, ao aumentar a ingestão de fibras, é importante beber água suficiente para facilitar o processo digestivo. O ideal é combinar uma dieta rica em fibras com hábitos alimentares equilibrados e uma rotina de exercícios físicos para obter todos os benefícios para a saúde. Se você tiver alguma condição médica específica ou estiver fazendo mudanças radicais na dieta, é sempre recomendável consultar um profissional de saúde ou nutricionista.
- Aumente gradualmente
Aumentar muito rapidamente a ingestão de fibras pode causar desconforto gastrointestinal, principalmente se ocorrer sem a ingestão de água. Portanto, faça mudanças graduais na alimentação e não esqueça de se hidratar.
Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi