Se você está se perguntando como aliviar o inchaço após exagerar na alimentação, saiba que o primeiro passo é não se culpar. O corpo é inteligente e tem mecanismos naturais para se recuperar quando oferecemos os estímulos certos.
Beber mais água, apostar em alimentos ricos em potássio e evitar novos excessos de sódio e ultraprocessados nos dias seguintes são atitudes que ajudam a reequilibrar o organismo. Com escolhas simples, é totalmente possível aliviar o inchaço após exagerar na alimentação e sentir-se melhor em pouco tempo.
Como aliviar o inchaço após exagerar na alimentação?
Exagerar na alimentação de vez em quando é algo comum e totalmente normal – seja em comemorações, eventos especiais ou até quando nos permitimos um momento de comer um pouco mais. Nessas situações, é comum surgir o desconforto do inchaço, muitas vezes causado pela retenção de líquidos. Pensando nisso, separamos algumas estratégias simples para aliviar o inchaço após exagerar na alimentação, ajudando seu corpo a voltar ao equilíbrio mais rapidamente.
Quando exageramos na alimentação, é comum que o corpo reaja com o inchaço, que pode ser resultado de uma combinação de fatores, como: o consumo de alimentos ricos em sódio, carboidratos refinados e bebidas alcoólicas. O inchaço ocorre porque o corpo retém água para tentar equilibrar os níveis de sódio e outros eletrólitos, e isso pode gerar desconforto.
A boa notícia é que, com algumas estratégias na alimentação – e, claro, voltando imediatamente para o estilo de vida saudável – é possível aliviar o inchaço após exagerar na alimentação rapidamente e retornar à sensação de leveza e bem-estar:
- Hidratação: a chave para eliminar o inchaço
Pode parecer contraditório, mas uma das melhores formas de aliviar o inchaço após exagerar na alimentação é aumentar a ingestão de água. Isso porque o excesso de sódio e outros eletrólitos no organismo pode causar retenção de líquidos, já que o corpo tenta manter o equilíbrio entre sais e água, então segura mais líquido quando esses níveis estão elevados. Ao beber mais água, ajudamos os rins a eliminar esse excesso de sais, facilitando a liberação dos líquidos acumulados. A recomendação geral é consumir cerca de 40 ml de água por quilo de peso corporal, por dia, ajustando conforme as necessidades individuais.
- Aposte em alimentos ricos em água e potássio
Frutas, legumes e verduras ajudam o corpo a eliminar o excesso de líquidos por serem ricos em água, fibras e potássio ( mineral que auxilia no equilíbrio do sódio no organismo). Melancia, pepino, abacaxi e laranja, por exemplo, contribuem para esse processo e ainda melhoram o trânsito intestinal, o que também reduz o inchaço abdominal.
A fibra também ajuda a manter os níveis de glicose e colesterol controlados, além de fornecer saciedade, o que pode ser útil para evitar os excessos alimentares no futuro.
- Evite alimentos ricos em sódio
Alimentos ultraprocessados e ricos em sódio, como fast-foods, salgadinhos e embutidos, promovem a retenção de líquidos. Como vimos, o excesso de sódio faz com que o corpo retenha água, resultando em inchaço. Ao entender como interpretar o rótulo dos alimentos, fica mais fácil escolher aqueles com baixo sódio. Lembre-se também de optar por temperos naturais, como ervas frescas e especiarias. Confira o post “Dicas para diminuir o consumo de sódio“ para saber mais.
- Aposte em chás diuréticos
Os chás podem ajudar a aumentar a ingestão de água, além de serem fonte de antioxidantes, com efeito anti-inflamatório no organismo. Além disso, alguns chás podem ter um efeito vasodilatador, auxiliando na redução da pressão arterial e assim ajudando a eliminar líquidos e desinchar. Aposte em:
- Pratique exercícios físicos
A prática de exercícios físicos é uma excelente maneira de estimular a circulação sanguínea e o funcionamento do sistema linfático, que é responsável pela remoção de líquidos retidos. Ela ajuda a “mover” os líquidos pelo corpo e transpirar, facilitando sua eliminação. Aposte em caminhada, corrida, ciclismo, dança, subir escadas. Tudo vale! Movimente-se.
- Volte para a alimentação saudável normalmente
Após um dia de excessos, é essencial voltar à sua alimentação saudável o quanto antes. Priorize alimentos naturais e frescos, como frutas, legumes, proteínas magras e grãos integrais.
Conclusão
Agora que você já sabe como desinchar rápido após exagerar na alimentação, é hora de colocar essas dicas em prática. A retenção de líquidos e o inchaço podem ser desconfortáveis, mas com alguns ajustes simples no seu dia a dia, é possível reduzir rapidamente esse efeito. Aposte em hidratação, alimentos diuréticos, evite o excesso de sódio e pratique atividades físicas para acelerar a eliminação do inchaço. Lembre-se de que o equilíbrio e a moderação são as chaves para uma saúde duradoura e bem-estar!
Livia Freitas (CRN/SP 3 82983) e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.