fbpx Skip to content

Carambola faz mal à saúde? Veja benefícios e contraindicações

Carambola faz mal à saúde?

Já ouviu falar que a carambola faz mal à saúde? Nutritiva, rica em fibras, água, sais minerais, vitamina C e antioxidantes, os benefícios da carambola para a saúde são muitos, assim como todas as outras frutas.

No entanto, pessoas que têm problemas renais jamais devem consumi-la, devido à presença de caramboxina, uma substância que, quando não filtrada e excretada pelos rins, fica na corrente sanguínea, afeta o sistema nervoso central e inicia uma sequência de eventos que incluem soluços, confusão mental, agitação psicomotora e convulsões, podendo ser fatal.

Já pessoas sadias devem consumir com moderação, pois a fruta também contém muito ácido oxálico em sua composição, podendo causar cálculos renais.

 

Carambola faz mal à saúde? Veja as contraindicações

A caramboxina é uma neurotoxina presente em pequena quantidade na carambola, de estrutura química semelhante a um aminoácido proteico que atua no sistema nervoso central, a fenilalanina.

Se uma pessoa sadia ingere a carambola, a toxina é absorvida pela digestão, filtrada pelos rins e eliminada na urina, sem problema algum à saúde.

A carambola faz mal à saúde de pessoas que tem problemas renais, pois como o funcionamento do rim está comprometido, ela não é filtrada e permanece na corrente sanguínea por mais tempo.

Tendo em vista sua semelhança à molécula da fenilalanina, a caramboxina se liga a receptores do sistema nervoso central podendo provocar crises de soluços, vômito, confusão mental, convulsões e até a morte.

Segundo os neurocientistas, a boa notícia é que com a caracterização da caramboxina, é possível produzir futuramente substâncias chamadas “antagonistas”, moléculas que imitam a toxina e podem se ligar aos receptores cerebrais antes da substância, evitando os sintomas.

Atualmente, se o diagnóstico for precoce, a intoxicação é tratada com hemodiálise, com muito sucesso.

Já o ácido oxálico, ou oxalato, está presente em grande quantidade na carambola, também não tem papel no organismo e é excretado através da urina.

No entanto, quanto maior a quantidade de oxalato nos rins, maior o risco de formação de oxalato de cálcio, também conhecido como cálculo renal ou pedras nos rins.

Portanto, a fruta não deve ser ingerida por pessoas que têm tendência à formação de cálculos renais, artrite, reumatismo e/ou gota, e doenças associadas à função renal, como a diabetes, por exemplo. Nesses casos, sim, a carambola faz mal à saúde.

 

Os benefícios da carambola para a saúde e como consumir

A carambola, conhecida cientificamente por Averrhoa carambola, é uma fruta nutritiva, fonte de fibras, água, potássio, vitamina C e folato (vitamina B9), com baixo valor energético.

Uma unidade (~120g), que pode ser consumida por pessoas saudáveis sem problema algum, apresenta:

  • 56 calorias
  • 11,3g carboidrato
  • 2,44g fibra
  • 73g vitamina c
  • 9,98g folato
  • Ácido gálico (antioxidante)
  • Epicatequinas (antioxidante)

 

Consumir uma ou duas carambolas esporadicamente, considerando uma alimentação variada e equilibrada tanto em frutas, como os outros grupos de alimentos, só trará benefícios à saúde.

Os benefícios da carambola para a saúde incluem:

 

  • Previne o aparecimento de doenças cardiovasculares: como infarto e aterosclerose, devido à sua riqueza em fibras, antioxidantes e vitamina C.

 

  • Previne o envelhecimento precoce: a vitamina C atua na síntese de colágeno, além de ser um potente antioxidante. Portanto, a carambola pode ser uma aliada para prevenir o envelhecimento precoce, e garantir a saúde dos órgãos internos e externos, como é o caso da pele.

 

  • Tem baixa quantidade de FODMAPs: a carambola é baixa em FODMAPs (Fermented Oligosaccharides, Disaccharides, Monosacharides and Polyols), portanto, é uma das opções de frutas que podem ser consumidas por pessoas que tem Síndrome do Intestino Irritável (veja mais no post Síndrome do Intestino Irritável e os FODMAPs).

 

  • Controle do apetite: por ser rica em água e fibras, ou seja, ter um volume considerável, a carambola confere bastante saciedade, controlando a fome, por isso é uma aliada da perda de peso, assim como todos os vegetais.

 

A carambola é uma fruta exótica de sabor levemente adocicado e pode ser consumida tanto em preparações doces como salgadas.

Quando cortada transversalmente, tem um formato que lembra uma estrela.

Apenas algumas fatias da fruta são suficientes para decorar uma salada de folhas, de frutas, ou um bowl com iogurte, por exemplo.

Em preparações salgadas, fatias grelhadas combinam muito bem servidas com carnes ou para decorar um risoto.

Mesmo uma ou duas porções da fruta em um copo de suco, feito com água, pode ser consumida eventualmente, por pessoas saudáveis, sem problema algum, e ainda obtendo os benefícios da carambola para a saúde.

 

Conclusão

Conseguiu esclarecer a dúvida sobre se a carambola faz mal à saúde?

Se você não pode comer carambola, pode obter os mesmos benefícios pelo consumo de outras frutas, como uva, abacaxi, melão, kiwi, morango, etc.

Mas se você é uma pessoa sadia e gosta de carambola, consumir até 2 porções eventualmente, não haverá problema algum e poderá obter todos os benefícios da carambola para a saúde.

 

Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho