Assine e economize
-
- -
O plano de empreender e fundar o Café Abraço surgiu em 2010. Eu (Débora) trabalhei em um projeto na área da cafeicultura em uma região do estado de MG, conhecida como Matas de Minas. Tínhamos por objetivo entender como aquela região poderia se tornar mais reconhecida e competitiva no setor. Em uma das minhas idas à região visitamos uma Associação de café Fair Trade (comércio justo). Fiquei muito tocada com todos os desafios e obstáculos que os produtores compartilharam conosco. Saí emocionada da reunião, com lágrimas nos olhos e refletindo sobre como eu poderia, de fato, ajudar os pequenos cafeicultores a serem melhor remunerados e reconhecidos para poderem trabalhar de forma digna e saudável em suas propriedades.
As dores sentidas na agricultura familiar pelo pequeno agricultor fizeram o Café Abraço nascer. A dor do uso excessivo do veneno e do envenenamento massivo da terra, dos ecossistemas e das pessoas, a dor do pequeno cafeicultor – de ser um agente invisível, remunerado na maioria dos casos injustamente e sem reconhecimento justo de seu trabalho. A dor de não ver a assistência técnica e tecnologia serem acessíveis ao pequeno produtor, na maioria dos casos. A dor de ver a desconexão das pessoas com a origem dos alimentos. A dor de ver a pouca consciência no consumo dos alimentos e no conhecimento do que é saudável, limpo e justo. A dor de sermos o maior produtor de café do mundo e ainda conhecermos pouco sobre a qualidade e diversidade dos cafés que produzimos nessa terra riquíssima que é o Brasil.
Valorização das pessoas que produzem o nosso alimento. Agricultura familiar, comércio Justo, agricultura sustentável, agroecológica e orgânica. Atuamos na interconexão do comércio justo (fair trade), da produção agroecológica ou orgânica, e da agricultura familiar. Trabalhamos em parceria com pequenos produtores de cafés de qualidade que adotam práticas agrícolas regenerativas.
MANIFESTO DE PROPÓSITO
Queremos que as pessoas tenham acesso a alimentos saudáveis e íntegros.
Queremos que as pessoas saibam de onde vem o seu alimento.
Queremos que o café, como alimento que é, seja puro e íntegro no sabor e aroma, e sua origem/história possam ser conhecidas.
Queremos amplificar a voz dos pequenos produtores que geram impacto socioambiental em suas comunidades.
Queremos que os sistemas agrícolas produtivos sejam regenerados e promovam a saúde.
Fomentamos uma cafeicultura saudável, regenerativa e sustentável, a produção de um alimento saudável, fomentamos a participação das mulheres na agricultura e seu protagonismo enquanto empreendedoras rurais, estimulamos o consumo consciente e a produção consciente de café. Ao incentivar a consciência nas duas pontas: produção e consumo estamos ativando a transformação da cadeia produtiva de café numa cadeia produtiva mais justa e saudável.
- -