fbpx Skip to content

Benefícios dos cosméticos naturais e porque você deve usar

benefícios dos cosméticos naturais

Se você busca novas alternativas de cosméticos, veja os benefícios dos cosméticos naturais, porque você deve usar e dicas de produtos eficientes e acessíveis.

 

Os cosméticos naturais estão se tornando uma opção cada vez mais popular entre as mulheres que desejam cuidar de sua pele e cabelos de maneira mais ecológica, limpa e natural.

Com o desenvolvimento de um pensamento mais ecológico, o consumidor tem buscado cosméticos eficientes para a pele, livres de produtos químicos, mas que também tenham um impacto menos negativo ao meio ambiente.

Mais do que nunca, nós estamos interessados não somente no produto, mas também no seu processo de fabricação.

Se você busca um estilo de vida mais saudável e sustentável, a escolha de cuidados com a pele também deve ser uma prioridade. Veja nesse post os benefícios do uso de cosméticos naturais.

 

Cosméticos naturais vs Cosméticos tradicionais

A principal diferença entre os produtos de beleza naturais e os tradicionais está no rótulo, por isso sempre confira a lista de ingredientes. Os cosméticos naturais possuem ingredientes naturais que vêm da natureza, enquanto os cosméticos tradicionais usam principalmente ingredientes químicos ou sintéticos.

Os cosméticos naturais:

  • Contém ingredientes da natureza;
  • São sem parabenos e outros produtos químicos agressivos;
  • São seguros para usar em peles sensíveis;
  • Geralmente são ecológicos;
  • Nutrem a pele;
  • Não são testados em animais;
  • Não possuem aromas fortes;
  • Menos exposição a toxinas;
  • São mais seguros para o meio ambiente.

É sempre bom minimizar a quantidade de quaisquer ingredientes sintéticos potencialmente prejudiciais em nossas vidas, pois sabemos que a pele absorve o que é aplicado a ela. Portanto, da próxima vez que você estiver buscando produtos de cuidados com a pele e maquiagem, leia sempre o rótulo. Você pode se surpreender com o que está escondido nessas extensas listas de ingredientes!

 

Ingredientes a evitar:

Parabenos: Conservantes comumente usados ​​em produtos de maquiagem.

Fragrâncias artificiais: Podem causar alergias cutâneas.

Chumbo: A exposição ao chumbo pode resultar em danos cerebrais, câncer, aborto espontâneo e infertilidade.

Ftalatos: Substâncias sintéticas que imitam o hormônio sexual feminino estrogênio. Estudos os relacionaram a defeitos congênitos, problemas renais e infertilidade.

Dimeticona: Um pigmento sintético tóxico sintético e polímero à base de silicone. A dimeticona fica na superfície da pele e não permite que ela respire, causando irritação.

Manganês: Um subproduto do refino de chumbo e cobre e quase quimicamente idêntico ao arsênico tóxico, o manganês é usado como enchimento porque dá um brilho perolado.

Oxicloreto de bismuto: Usado em muitas marcas de minerais convencionais como enchimento para reduzir os custos de fabricação.

Corantes químicos: Relacionam-se diretamente às alergias da pele. Estudos encontraram uma ligação entre o câncer de mama e o corante vermelho 04.

Óleo mineral: Óleo derivado do petróleo que sufoca a pele e obstrui os poros.

 

Benefícios dos cosméticos naturais

Como a pele é o maior órgão do corpo, ela absorve os produtos aplicados sobre ela e faz com que cheguem à corrente sanguínea. Por isso é muito importante usar cosméticos elaborados com ingredientes naturais que não sejam prejudiciais à pele e à saúde.

Mas quais são os benefícios de usar cosméticos naturais para sua beleza?

Nutre a pele:  Como muitos outros produtos feitos com ingredientes orgânicos, os cosméticos orgânicos naturais podem ajudar a fornecer nutrição adicional à pele. Ingredientes como vitamina E, óleo de coco, azeite de oliva, óleo de palma e óleo de rícino são comumente usados. Esses ingredientes, assim como muitos outros, são conhecidos por ajudar a tornar a pele mais saudável. Eles também estão cheios de antioxidantes que podem ajudar a evitar os primeiros sinais de envelhecimento ou simplesmente manter a aparência da pele.

 

Seguro de usar: Em comparação com outros produtos de beleza, os cosméticos naturais são mais seguros de usar. Eles são hipoalergênicos e testados e comprovados por dermatologistas para serem seguros para uso a qualquer hora e em qualquer lugar. Uma vez que são feitos de ingredientes naturais, você não precisa se preocupar em ter erupções na pele ou sentir coceira na pele. A formulação natural desses cosméticos não irrita a pele e é suave o suficiente para o uso diário.

 

Não comedogênico: Um problema comum com muitos cosméticos é que eles tendem a impedir que a pele “respire” e obstruir os poros. Os produtos de maquiagem e beleza que têm esse efeito na pele são conhecidos como comedógenos. Isso não apenas evita que a pele “respire”, mas também pode ser uma causa de acne. Quando os poros ficam obstruídos, torna-se um terreno fértil para bactérias e infecções que dão origem a espinhas.

Os produtos naturais não se acumulam nos poros e podem ser facilmente removidos ou lavados e deixam a pele e os poros livres de qualquer substância que possa bloqueá-los. Mesmo com o uso diário, os cosméticos naturais permitem que a pele respire.

 

Ecológicos: Com os muitos ingredientes sintéticos e químicos usados ​​na produção de cosméticos tradicionais, o meio ambiente também é afetado. Os subprodutos do processo de produção podem prejudicar o ar, a água, a camada de ozônio, e muito mais. Um dos benefícios dos cosméticos naturais é que são seguros para todos. Pessoas, animais e o meio ambiente são todos poupados dos efeitos nocivos dos produtos químicos tóxicos.

 

Opções orgânicas: Quando se fala em cosméticos naturais, é comum as pessoas confundirem com orgânico, mas é importante entender que um produto pode ser natural e orgânico, mas nem todos os produtos naturais são orgânicos.

O ideal é que todos os seus cuidados com a pele sejam naturais, mas o benefício de usar cosméticos naturais e orgânicos fornece à sua pele a forma mais pura dos ingredientes. Como não há produtos químicos agressivos nos produtos orgânicos, há muito menos resíduos e toxinas indo pelo ralo. Ao escolher esses produtos, você não está apenas fazendo maravilhas para a saúde da sua pele, mas também causando um impacto positivo no meio ambiente.

 

Cruelty free: Alguns cosméticos são testados em animais para garantir que são seguros e eficazes para uso. No entanto, os cosméticos naturais não são um deles. A popularização do veganismo e vegetarianismo colocaram em pauta a problemática dos testes e maus tratos aos animais durante essas práticas e isso fez com que muitas empresas mudassem os seus processos produtivos.

Por serem feitos a partir de matérias-primas vegetais, os cosméticos naturais não causam danos aos animais, já que não são realizados testes ou extração de elementos em nenhuma espécie. Logo, ao usar, além dos benefícios para a sua própria saúde, você também contribui para a proteção dos animais e o combate aos testes e maus tratos das espécies.

 

Cosméticos que fazem bem pra você

Se você está em busca de uma vida mais simples e natural, aqui estão nossas indicações de produtos que você pode utilizar sem preocupação, pois a nossa equipe de Curadoria já avaliou todos os ingredientes pra você.

 

Desodorante Stick Cristal Natural e Vegano Lafes 63g

Desodorante natural vegano

Esse desodorante é um produto natural hipoalergênico, suave e eficaz, ideal para neutralizar e combater o odor das axilas e também de outras regiões do corpo, como os pés. Não obstrui os poros e não tem aroma, sendo ideal para pessoas com a pele sensível.  Não contém cloridrato de alumínio, não mancha roupas e nem deixa resíduos. O Alúmen de Potássio é um poderoso mineral natural antimicrobiano usado nos desodorantes para prevenir o aparecimento do odor.

 

Desodorante Natural com Extratos de Camomila e Erva Cidreira 120ml

benefícios dos cosméticos naturais

Esse desodorante controla os odores das axilas com ingredientes naturais e orgânicos. Ele é livre de substâncias tóxicas comuns em desodorantes convencionais, como alumínio e parabenos. É vegano e cruelty-Free. A camomila limpa, ameniza manchas e evita irritações e a Erva Cidreira renova a pele cansada, atua como adstringente e é cicatrizante.

 

Água Floral Manjericão Cravo Orgânico Hidrolato Herbia 200 ml

benefícios dos cosméticos naturais

A Água Floral da Herbia é um produto 100% Natural e Orgânico certificado pelo IBD e SISORG. É um poderoso antisséptico, podendo ser utilizado como enxaguante bucal, prevenindo e tratando aftas, dores de dente e problemas bucais. É levemente sedativo em mucosas e muito útil no pós-depilatório e no pós-barba agindo como suave analgésico.

 

Água Micelar Immortelle Arte dos Aromas 240ml

benefícios dos cosméticos naturais

A Água Micelar Immortelle limpa, tonifica, hidrata, protege e remove a maquiagem e as impurezas da poluição. Deixa a pele lisa, firme e renovada. Possui certificado orgânico ECOCERT COSMOS. A Immortelle é um potente antioxidande natural que atua para combater os radicais livres ajudando a combater o envelhecimento precoce da pele, a Aloe Vera hidrata e regenera a pele e a Melaleuca controla oleosidade. É um produto Oil Free, Sulfate Free, Sem Parabenos e Sem Perfume.

 

Óleo Vegetal de Amêndoas Doce Herbia 50ml

Óleo Vegetal de Amêndoas Doce Herbia 50ml

O Óleo Vegetal da Herbia é natural e puro. Ele é rico em ácidos graxos e vitamina E. É a melhor opção para peles rachadas, secas, desvitalizadas e com tendência a estrias e escamações. É um poderoso anti-inflamatório, pode ser utilizado puro para massagens ou com óleos essenciais.

 

Sérum Concentrado Revitalizante com Ácido Hialurônico Herbia 50g

Cosmético natural com acido hialuronico

Esse Sérum Concentrado é enriquecido com óleos essenciais e extratos botânicos rejuvenescedores e revitalizantes, como patchouli, café verde, rosa mosqueta e jojoba. Deixa a pele nutrida e age profundamente para evitar linhas de expressão e a perda do viço natural.

 

Emulsão Hidratante Lavanda & Verbena Branca Herbia 200ml

Cosmético natural hidratante

A Emulsão Hidratante da Herbia foi desenvolvida com alto teor de óleos essenciais de Lavanda e Verbena, que promovem hidratação, perfume e também relaxamento profundo para a pele. Ela acalma, nutre e hidrata a pele, deixando o corpo perfumado e a pele protegida.

 

Creme Facial Immortelle Arte dos Aromas 50g

Creme Facial Immortelle Arte dos Aromas 50g

O Creme Facial Immortelle combina o poder regenerativo do immortelle orgânico com o Ácido Hialurônico Vegano, atuando nas camadas mais profundas, hidratando, dando firmeza, nutrição e elasticidade. Protege a pele dos agentes poluentes. Deixa a pele lisa, firme e renovada. É feito com ingredientes orgânicos e possui certificado orgânico ECOCERT COSMOS.

 

BB Cream Claro Immortelle Arte dos Aromas 30g

BB Cream cosmético natural

O BB Cream da Arte dos Aromas, combina o precioso Extrato de Immortelle orgânico com o Ácido Hialurônico. A combinação com ácido hialurônico deixa sua pele firme, lisa e hidratada, já o extrato de immortelle orgânico é um ativo reconhecido por sua capacidade antioxidante que ajuda a prevenir o envelhecimento. Firmador da pele, hidrata, melhora a elasticidade, ilumina, controla oleosidade, corrige imperfeições e protege a pele dos agentes poluentes. Um verdadeiro tratamento natural para sua pele.

 

Lip Balm com Ácido Hialurônico Natural e Vegano 3,4g

Lip Balm com Ácido Hialurônico Natural e Vegano 3,4g

Esse Lip Balm com Ácido Hialurônico previne o envelhecimento e ressecamento da pele dos lábios. Ele mantém os lábios macios e naturalmente preenchidos, evitando rachaduras e linhas de expressão. É enriquecido com manteiga de cacau, cera de arroz, ucuuba e óleo de coco.

 

Sabonete Esfoliante Cristais de Quartzo em Barra Arte dos Aromas 100g

Sabonete Esfoliante natural com Cristais de Quartzo

O Sabonete Esfoliante da Arte dos Aromas possui cristais de quartzo e óleos essenciais que removem células mortas e promovem uma esfoliação deixando a sua pele lisa e saudável. É um sabonete vegetal natural, vegano, sem parabenos ou conservantes. É uma renovação energética para sua pele, pois o contato com os cristais de quartzo nos coloca em contato com a mãe natureza proporcionando equilíbrio energético e bem estar.

 

Conclusão

Entrar no mundo da “beleza verde” pode parecer complicado no início, mas está relacionado com uma mudança de hábitos e de consumo.

Por isso, dá próxima vez que for adquirir algum produto novo, a ideia é ler sua composição para ter certeza de que é a opção menos agressiva para a sua pele e para o meio ambiente, desde a hora do uso até o descarte. Busque sempre por produtos naturais, orgânicos, sem produtos químicos, sem crueldade e ecológicos.

E claro, conte sempre com a Boomi na sua jornada por uma vida mais saudável e sustentável!

Isabella Coelho, comunicação da Boomi

1

Ver carrinho