O pinhão é a semente da pinha, que é o fruto da araucária. A espécie existe há milhões de anos e foi importante na alimentação dos indígenas e dos tropeiros que viajavam o Brasil. Conheça nesse post os benefícios do pinhão, modo de preparo e armazenagem.
Benefícios do pinhão
Tem uma composição de nutrientes muito benéfica ao organismo e contém um tipo de carboidrato que é metabolizado lentamente, fibras, minerais e os falados compostos fenólicos, que têm ação antioxidante.
Ele equilibra a composição da microbiota intestinal e auxilia no controle da glicemia. Seu teor de proteína não é muito grande, mas é de alto valor biológico, o que é difícil de se encontrar em vegetais.
Modo de preparo do pinhão
Além do preparo mais comum, só cozido com sal, o pinhão também pode ser ingrediente em pratos doces e salgados, como risotos, farofas, bolos e paçocas.
Armazenagem do pinhão
Pode ser armazenado na gaveta da geladeira, em temperatura entre 2 e 10 graus ou congelado depois de cozido. Por ser rica em nutrientes, a água do cozimento do pinhão pode ser aproveitada para o preparo de caldos e do arroz.
Na hora de escolher o pinhão fique atento, sua casca deve ter cor vibrante, ser marrom nas extremidades e mais amarelado ao centro e não pode ceder à pressão dos dedos.
————————————————–
Texto escrito por: Fernanda Furmankiewicz – CRN 6042
Fernanda Furmankiewicz é nutricionista clínica formada pela USP com 25 anos de atuação profissional, com experiência em relações mais saudáveis através da comunicação. Profissional de saúde e nutrição, permeando diversos segmentos.
Av. São Gualter, 714
Alto de Pinheiros, São Paulo – SP
11 99154-3675
[email protected]