A pitaya, também conhecida como pitaia ou fruta do dragão, é uma fruta exótica que vem atraindo muita atenção nos últimos anos, tanto pelo seu sabor, como sua cor, valor nutricional e ação antioxidante,trazendo diversos benefícios para a saúde.
Ela pertence à família Cactaceae, típica de regiões de clima quente e tem sua origem no México. No Brasil, seu cultivo ocorre principalmente na região Sudeste. A safra ocorre entre dezembro e maio. Elas se desenvolvem em ritmos diferentes, sendo possível encontrar ao mesmo tempo botões, flores e frutas.
Qual o sabor da pitaya? A fruta possui sabor adocicado, textura firme e macia e polpa úmida, suculenta e repleta de pequenas sementes.
Tipos de pitaya
- Pitaya Amarela de polpa branca (Hylocereus megalanthus) com casca amarela e polpa branca, tem sabor semelhante às demais variações, porém é um pouco mais adocicada, sendo ótima para consumir pura ou em vitaminas.
- Pitaya Branca (Hylocereus undatus) possui casca vermelha e polpa branca, é a variação mais encontrada no Brasil. Podem ser feitas diversas receitas, como sorvetes, bolos, doces, etc. Possui textura aguada e o seu gosto não é tão doce quanto às demais.
- Pitaya Vermelha (Hylocereus polyrhizus) tem casca e polpa avermelhadas. É a versão mais famosa, também pode ser facilmente encontrada. Assim como as outras variedades, é doce, porém, mais aguada do que as demais.
Valor nutricional e benefícios da pitaya para a saúde
A pitaya tem sido reconhecida como fonte promissora de nutrientes que podem atuar na redução de risco de algumas doenças. Em 100g de pitaya contém:
- 42 calorias
- 10,1g de carboidratos
- 0,88g de proteína
- 0,18g de gorduras totais
- 1,8g de fibras (7,2% da ingestão diária recomendada)
- 1,3mg de ferro (9,28% da ingestão diária recomendada)
- 26mg de fósforo (3,71% da ingestão diária recomendada)
Em sua polpa, é possível encontrar antioxidantes, como betalaínas e flavonoides, oligossacarídeos com propriedades prebióticas e fibras solúveis.
- Betalaínas: assim como os flavonoides, as betalaínas são antioxidantes que em conjunto com o estilo de vida mais saudável e alimentação com maior quantidades de frutas e hortaliças, diminuem o risco de doenças como câncer, doenças cardiovasculares, catarata e outras doenças relacionadas com a idade.
- Flavonoides: este antioxidante possui diversas ações, como antiinflamatória, antitumoral, antitrombogênica, antiviral e antiosteoporótica. Estudos também apontam a reação da ingestão significativa de flavonoides na dieta e a redução do risco de doenças cardiovasculares.
- Prebióticos: os oligossacarídeos presentes na pitaya apresentam propriedades prebióticas capazes de estimular o crescimento de lactobacillus e bifidobactérias, bactérias que promovem benefícios para a saúde. Também colaboram para o bom funcionamento do sistema imunológico e a absorção de cálcio, favorecendo a saúde óssea do indivíduo.
- Fibras solúveis: ajudam no processo digestivo, neutralizando substâncias tóxicas como metais pesados. Também está associada à regulação de açúcar e colesterol no sangue.
Como escolher a pitaya
A fruta precisa estar firme, sem machucados e com a coloração exata da selecionada, já que cada variedade possui coloração diferente. Caso apresentem coloração esverdeada, é um sinal de que a fruta não está boa para consumo.
Receitas
Agora que você conhece os benefícios da pitaya para a saúde, que tal fazer uma receita saudável e saborosa? Versátil, ela pode ser consumida de diversas formas, como in natura, em bebidas, mousses, sorvetes e cremes, funcionando como corante natural.
Smoothie de pitaya:
Ingredientes:
- 2 pitayas
- 1 banana madura congelada
- 1 xícara (chá) de leite de coco ou água de coco
- Açúcar de coco a gosto
Modo de preparo:
- Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo e servir.
Geleia de pitaya:
Ingredientes:
- 5 pitayas rosas em cubos
- 2 cravos da índia
- 1 xícara (chá) de água
- 1 xícara (chá) de açúcar mascavo
- Suco de 1 limão
Modo de preparo:
- Em uma panela de fundo grosso, acrescente todos os ingredientes e leve ao fogo médio por cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando;
- Quando a geleia estiver espessa e brilhante, retire do fogo. O ponto deve ser um pouco mais mole, pois quando esfriar, ela vai endurecer mais;
- Retire os cravos e coloque a geleia em um frasco de vidro esterilizado;
- Conserve a geleia na geladeira.
Sorvete de pitaya vegano:
Ingredientes:
- 1 pitaya vermelha
- ½ xícara (chá) de leite de coco
- ¾ xícara (chá) de castanha de cajú crua
- ¼ xícara (chá) de coco em flocos (opcional)
- 2 colheres (sopa) de açúcar de coco
Modo de preparo:
- Deixar as castanhas de molho em água por pelo menos 8h;
- Corte a pitaya ao meio e retire a polpa;
- Escorra a castanha e coloque juntos com os demais ingredientes no liquidificador;
- Bata até virar um crème de consistência homogêneo;
- Passe para um recipiente que possa ir ao freezer e deixe congelar.
Juliana Tawata e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.