Chega o fim de semana e já começam as mensagens “Nutri posso tomar um gin? Uma cerveja??”. Hoje vamos entender o que acontece quando você ingere bebida alcoólica e o porque isso atrapalha!
As bebidas alcoólicas são derivadas de fermentações de alimentos açucarados com alto valor energético, ou seja, muitas calorias, parece pouco olhando o rótulo, mas em muitas doses se tornam um vilão contra seu objetivo.
Além de atrapalhar a dieta, o álcool prejudica na absorção de nutrientes, interfere na microbiota intestinal e diminui a velocidade do metabolismo por sobrecarregar o fígado.
Sem falar na ressaca do dia seguinte que afeta no rendimento no treino, na verdade até impede de treinar.
O ideal é não consumir álcool, mas se rolar uma escapadinha beba bastante água e tome cuidado com os acompanhamentos, junto com a cerveja vem frituras, embutidos e ainda é difícil segurar a linha durante uma ressaca não é mesmo?
Tenha um estilo de vida mais saudável e claro, sem extremismos!
Agora que você sabe que a bebida alcoólica atrapalha, antes de beber faça isso:
Estamos com bastante comemorações chegando hein! Muitas pessoas começam a perguntar durante as consultas sobre dieta e bebida alcoólica e se tem jeito de reduzir os danos, arraste para o lado para entender melhor!
Álcool não é recomendado em nenhuma situação, quando falamos de um estilo de vida saudável o álcool traz alguns problemas como a desidratação, calorias vazias, inibição da síntese proteica e em alguns casos até degrada a massa muscular, mas podemos fazer boas escolhas para redução de danos!
O problema não é só a bebida, precisamos de atenção nas quantidades, frequência e acompanhamentos! Socializar faz parte da dieta, entretanto os excessos vão refletir no seu resultado.
O objetivo é sempre fugir do terrorismo nutricional, então se for consumir álcool faça todas as recomendações que deixei aqui e o mais importante, volte para a dieta normalmente o mais rápido possível!
Meu papel como nutricionista não é restringir, mas sim adaptar e conscientizar de acordo com suas individualidades! Aproveite os momentos com os amigos e família para celebrar e se divertir, desde que não se torne um hábito contínuo e duradouro.
Está difícil adaptar as comemorações com a rotina? Eu posso te ajudar!
- Não encha a taça ou o copo completamente, sempre prefira doses menores;
- Adicione fibras na refeição anterior a ingestão de bebida alcoólica;
- Intercale um copo de água a cada nova dose de bebida;
- Bom senso na quantidade, existe uma grande diferença entre um copo e dez copos;
- Nunca beba de estômago vazio e evite consumir alimentos calóricos junto com a bebida.
————————————————————————
Texto escrito por: Vivian Ragasso – CRN 27202
Formada em Nutrição pela Universidade São Camilo em 2008, pós graduada em nutrição esportiva pela UNIFESP, pós graduada em nutrição clínica pelo Instituto de Metabolismo e Nutrição (IMeN), mestranda em medicina do esporte pelo UNIFESP, nutricionista do centro olímpico de treinamento e pesquisa (COTP), nutricionista clínica do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte
São Paulo – SP