fbpx Skip to content

Bebê pode ser vegetariano? Nutricionista Infantil responde

Bebê pode ser vegetariano

A alimentação vegetariana ganha cada vez mais adeptos, e muitas famílias desejam que os filhos também acompanhem esse hábito alimentar. Mas será que bebê pode ser vegetariano?

Sabemos que esse é um tipo de alimentação muito saudável, mas desde que seja balanceada e equilibrada, para evitar deficiências nutricionais.

Mas se for da vontade dos pois, o bebê pode ser vegetariano sim. Neste sentido é fundamental acompanhamento nutricional para orientações necessárias, e ajustes de acordo com a faixa etária do pequeno. Mas em linhas gerais, a alimentação para uma criança vegetariana apresenta algumas diferenças, e é preciso estar atento à substituições inteligentes.

Um dos erros comuns na elaboração da refeição principal é oferecer um prato com muito volume e poucas calorias além de, quantidades inadequadas de gorduras. Por isso é fundamental adequação dos grupos de alimentos.⠀⠀

Na alimentação vegetariana, carnes, ovos e derivados não fazem parte do esquema alimentar do bebê, por isso é necessário aumentar as porções de leguminosas (feijões, lentilha etc) e adequar as porções de cereais para que a recomendação nutricional seja atingida.

A vitamina C auxilia na absorção do ferro não heme. É possível obtê-la principalmente por meio de frutas cítricas!

“Mas e o cálcio, nutri?” Podemos obtê-lo por meio de alimentos como o tofu, couve, feijão branco, brócolis, espinafre, gergelim, etc… além de alimentos fortificados.

Além disso, é importante ficar atento aos níveis de vitamina D, ferro e B12, relevantes para o desenvolvimento e crescimento dos pequenos, principalmente em bebês veganos (que não se alimentam de nenhum alimento de origem animal).

Conte com o seu nutricionista de confiança, para uma alimentação vegetariana de forma saudável e segura!

————————————————–

Texto escrito por: Carol Albuquerque – CRN 50858

Mestre em Nutrição do Nascimento à Adolescência pelo Centro Universitário São Camilo. Aprimoramento em Nutrição, Saúde Pública, Consumo e Comunicação pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto – Portugal.

Curso Desenvolvendo cidades saudáveis para reverter a obesidade e doenças crônicas não transmissíveis – Columbia University – New York. Formação em Intuitive Eating Pro Skills Training Teleseminar com Evelyn Tribole. Mindfulness-based intuitive eating pelo Programa Eat for life com Lynn Rossy vice-presidente do Centro de Mindful Eating – Califórnia.

Rua José Antonio Coelho, 801
Térreo – Sala 2 – Vila Mariana
São Paulo – SP
11 97498-6907
[email protected]

Logo do Instagram PNG [Fundo Transparente]

Confira os produtos selecionados pela Carol Albuquerque.


1

Ver carrinho