fbpx Skip to content

Atividade física na gravidez para uma gestação saudável

Atividade física na gravidez

A gravidez possui muitos desafios, e para reduzir as mudanças e ajudar o corpo nessa fase, a atividade física na gravidez é uma ótima aliada! Confira as dicas da personal trainer Katya Salerno para uma gestação saudável.

 

A gestação é um momento único na vida da mulher, e apesar da felicidade em gerar uma nova vida, o corpo feminino sofre diversas alterações.

Para tentar atenuar as mudanças e ajudar o corpo nesse momento mágico, a atividade física é uma ótima aliada, desde que, a futura mamãe esteja orientada por um profissional de educação física e liberada por seu médico, que avaliará as condições da gravidez e poderá libera-la para prática.

Durante este período ocorrem muitas alterações e as principais são: emocionais, musculoesqueléticas e estruturais; tais como aumento da curvatura lombar, dorsal e cervical, aumento no volume dos seios, além da projeção dos ombros á frente.

Um aspecto importante que devemos citar é o aumento do volume abdominal, que apesar da capacidade de adaptação, o crescimento uterino submete toda esta região à uma tensão e alongamento em todas as direções, gerando uma série de respostas fisiológicas, sendo a principal delas a diástase (condição em que os grandes músculos abdominais se separam).

Temos alterações importantes também no âmbito hormonal, merecendo destaque o aumento do hormônio Relaxina, que promove um relaxamento maior das articulações visando à preparação para o parto.

Pensando em todo este processo, a atividade física bem orientada, tem demonstrado importantes contribuições para melhoria da condição física geral da gestante e do feto, assim como uma recuperação mais rápida às rotinas da futura mamãe.

E qual seria a melhor atividade física na gravidez?

Cada mulher responderá melhor a um tipo de atividade, no entanto deve-se levar em consideração a regularidade, a intensidade, melhoria da mobilidade e flexibilidade assim como aumento da capacidade respiratória ou condição cardiovascular geral.

Procure sempre discutir com seu médico sobre os limites de seu corpo nesta nova fase, respeitando as alterações que ocorrerão.

Muitas atividades físicas estão disponíveis no mercado, se você já praticava, faça as adaptações pertinentes. Se vai começar neste momento, procure aquelas que lhe tragam maior conforto e as mais indicadas para gestantes, pois a hora não é para pensar na estética, mas sim proporcionar uma melhor condição física e passar por este período de forma saudável e plena.

Busque informações sobre a experiência do profissional que irá lhe acompanhar neste processo, mas acima de tudo, curta cada momento, que sem dúvida nenhuma será único! Uma gravidez nunca é igual a outra.

Katya Salerno (CREF: 04569-G/SP) | Personal Trainer | WhatsApp: (11) 99619 6113

1
Loading...

Ver carrinho