A artrite reumatoide é a forma mais comum de artrite autoimune. A doença afeta entre 0,5% e 1% da população mundial adulta e cerca de três vezes mais mulheres do que homens.
Embora sua principal característica seja a inflamação das articulações, várias regiões do corpo também podem ser comprometidas, resultando em dor, inchaço e vermelhidão, principalmente nas mãos e nos pés.
Quando não é tratada adequadamente, a inflamação persistente das articulações pode levar ao comprometimento das juntas, provocando deformidades e limitações nas atividades do dia a dia.
O tratamento convencional é baseado em imunossupressão, que visa evitar mais destruição articular e reduzir os sintomas e alcançar remissão. Porém, estudos recentes indicam efeitos muito positivos no tratamento com a mudança no estilo de vida, o que inclui uma dieta com características anti-inflamatórias.
E como seria a dieta ideal para quem sofre com artrite reumatóide? Apesar de sempre termos que considerar as individualidades, quando falamos em uma dieta anti-inflamatória, existem algumas características comuns que devem ser consideradas, tais como:
- Uma dieta rica em alimentos fontes de ômega-3 (atum, salmão, linhaça e chia);
- Fibras (grãos integrais, legumes e frutas);
- Gorduras boas como o azeite extra virgem, abacate e nozes;
- Redução do consumo de proteína animal, principalmente carne vermelha e laticínios;
- Aumento do consumo de grãos integrais e proteínas de origem vegetal;
- Alto consumo de frutas e verduras, variados;
- Redução do consumo de alimentos alergênicos;
- Redução do consumo de carboidratos de alta carga glicêmica;
- Redução drástica do consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados.
Se você tem ou conhece alguém que tenha artrite reumatoide, compartilhe este post com ele.
————————————————–
Texto escrito por: Laís Murta – CRN 29040
Nutricionista Integrativa e Ortomolecular. Pós-graduada em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP/EPM, em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional, Formação em Self – Coach pelo IBC, Pós-graduanda em Nutrição Clínica Ortomolecular e membra do Instituto de Medicina Funcional (IFM).
Rua Tabapuã, 1123, CJ. 82
Itaim, São Paulo – SP
11 3078-3882 | 11 99680-8089
[email protected]