fbpx Skip to content

Alimentos durante a gestação e os primeiro 1000 dias do bebê

alimentos durante a gestação

Você sabia que certos alimentos podem atrapalhar ou beneficiar a fase da gestação? Confira aqui alguns alimentos que separamos para você conhecer.

 

Alimentos que auxiliam: Os benefícios da tâmara e chá de canela no final da gestação.

A tâmara quando consumido a partir da 36ª semana favorece o início do trabalho de parto, isso porque a fruta possui uma substância parecida com a ocitocina.

E o chá de canela que não é permitido durante a gestação, a partir da 40ª semana também ajuda na indução.

Agora que você já sabe quais são quais são os benefícios da tâmara e chá de canela no final da gestação. Não faça o consumo sem o consentimento do seu médico ou nutricionista. Seja bem orientada.

Alimentos que atrapalham: Farinha branca e açúcares atrapalham o início do trabalho de parto.

Você sabia que a farinha branca e açúcares trazem malefícios para a mulher durante o período da gestação e do trabalho de parto?

Falei das tâmaras e os chás que podem favorecer o início do trabalho de parto, mas você sabia que alguns alimentos podem atrapalhar? O consumo de farinha branca e açúcares  a partir da 35 semana de gestação deve ser evitado, isso porque ambos atrapalham (pioram) o afinamento do cólon dificultando o início do trabalho de parto.

Mas isso não quer dizer que nos outros períodos está liberado, ok?

Agora que você já sabe que certos alimentos podem ajudar ou dificultar a gestação, peça ajuda para um nutri materno infantil te orientar.

Alimentos durante a gestação: A importância do acompanhamento nutricional.

Você sabe qual a importância do acompanhamento nutricional na gestação? È uma fase muito importante, por isso, é necessário ficar atenta nessa fase.

Quando falamos em acompanhamento nutricional pra gestante a primeira coisa que muitas pensam é “não quero fazer dieta agora”, “não quero passar fome”, “quantos kgs posso ganhar”. O acompanhamento nutricional vai muito além do controle de peso e passar fome, pelo contrário nenhuma grávida deve passar fome. É sobre nutrir o bebê e garantir uma boa saúde para a mãe. Uma alimentação equilibrada engloba os macronutrientes (proteínas, carboidrato e gorduras de boas qualidade) e os micronutriente (cálcio, ferro, zinco, complexo B, magnésio, iodo…, ou seja, frutas, verduras, legumes, castanhas…)além disso o acompanhamento desde o início ajuda a previnir complicações, não espera ter diabetes gestacional, hipertensão, anemia, para procurar ajuda. A nutrição também ajuda a minimizar os desconfortos durante a gravidez (enjoos, constipação, azia..)

Você está consumindo todos os alimentos importantes para o desenvolvimento do seu bebê?
Cada refeição é uma oportunidade que você tem de nutrir seu bebê e minimizar complicações que possa repercutir o resto da vida dele.

Agora que você já sabe a importância do acompanhamento nutricional na gestação, procure um nutri materno infantil para te acompanhar e orientar suas necessidades.

Os primeiros 1000 dias do bebê.

Os primeiros 1000 dias de vida do bebê é considerado uma janela de oportunidade para uma melhor aceitação alimentar, modulação do paladar, desenvolvimento cognitivo e motor e principalmente a modulação da formação da microbiota.

São 4 momentos muito importantes que modulamos a microbiota do bebê.

  1. A gestação (a alimentação da mãe, stress, uso de antibiótico, infecção…);
  2. O parto (tipo, prematuro, ambiente, fazer pele a pele com a mãe);
  3. Amamentação (leite materno);
  4. Alimentação do bebê (correta introdução alimentar, ingestão de prebioticos, fibras e probióticos).

Boa parte do nosso sistema imunológico está no intestino, quando ele está saudável (em equilíbrio) tem menor chance de infecção, alergia, melhor controle glicêmico, quando tem um desequilíbrio (disbiose) tem um aumenta na chance de infecção, inflamação prejudicando o sistema imunológico do bebê.

Quando tem uma microbiota alterada na primeira infância tem muito mais chance do aparecimento de alteração neurológica como defit de atenção, autismo, alteração de humor. A microbiota adequada é muito importante para que tenha uma boa absorção dos nutrientes e bom desenvolvimento da criança.

Agora que você já sabe da importância dos primeiros 1000 dias, procure um nutri materno infantil capacitado para te preparar para uma gravidez e fazer um acompanhamento por toda sua gestação e introdução alimentar do seu filho.

————————————————–

Texto escrito por: Juliana Lima Arantes – CRN 30293

Nutricionista com 10 anos de experiência em nutrição, sendo 7 anos de atendimento clínico nutricional, e 3 anos de experiência em unidades de alimentação. Pós-graduada em obesidade e emagrecimento, Especialização em nutrição clínica funcional e Fitoterápica e Materno Infantil (tentantes, gestantes, pós parto e introdução alimentar)

São Paulo – SP
11 99198-1177

Logo do Instagram PNG [Fundo Transparente]

Confira outros conteúdos da Juliana Arantes.

1
Loading...

Ver carrinho