fbpx Skip to content

Alimentos com e sem lactose

Alimentos com e sem lactose!

Você sabia que alguns queijos naturalmente não possuem lactose?

Via de regra, queijos maturados possuem um teor menor que os queijos frescos, devido ao processo de maturação onde as bactérias utilizadas no processo fermentativo consomem a lactose, deixando apenas resíduos deste carboidrato.

Ao contrário do que se pensa, outros tipos de leite como de búfala ou cabra ou ovelha também possuem lactose! O que muda é o tipo de algumas proteínas!

Veja a lista da quantidade de lactose por 100g de queijo!
**Lembrando que para ser considerado sem lactose o valor recomendado é de menos de 0,1g para cada 100g.

Mussarela de vaca: 0,7g
Mussarela de búfala (fresca): 1,0 – 2,0g
Gorgonzola: 0,06g
Emmental: 0,1g
Gouda (vaca ou de ovelha): 0,1g
Feta (de ovelha): 0,1 – 0,5g
Brie: 0,4g
Camembert: 0,1 – 0,4g
Parmesão: 0,06g
Provolone: 0,1g
Minas frescal: 1,0 a 2,0g
Ricota: 2,0g
Coalhada: 2,9g
Cream cheese: 2,5g
Requeijão: 4,4g
Requeijão light: 7,3g

Reparem que os queijos processados (que na verdade são uma massa de queijo adicionada de corantes, conservantes, amido, soro do leite etc.) possuem alto teor de lactose exatamente pela adição dessas substancias

Obs.: Esse valor é uma média da amostra de algumas marcas! Caso sua intolerância seja grave, sugiro que entre em contato com o SAC da marca utilizada para verificar a quantidade.

5 alimentos que contém lactose e você nem imagina

  1. Carnes processadas: Embutidos como salame, peito de peru, salsicha (misturam de tudo ai);
  2. Barrinha de cereais;
  3. Adoçantes: Principalmente em pó;
  4. Granolas;  
  5. Batata chips: Principalmente as que tem sabor de qualquer coisa!

Claro que a quantidade de lactose presente nesses alimentos é mínima, porém, em pessoas com sensibilidade grave ou consumo alto desses alimentos essas quantidades podem ser significativas!

Alguns medicamentos também podem apresentar lactose na lista de ingredientes.

Reparem que os produtos que nos confundem são industrializados ultraprocessados, por isso prefira alimentos frescos e leia sempre a lista de ingredientes.

Lactose free: você sabe o que este termo significa?

Para começar, lactose nada mais é do que um tipo de carboidrato composto pela união de uma molécula de glicose e uma de galactose, presente no leite e seus derivados.

Embora a confusão entre alergia e intolerância aconteça frequentemente, a situação é bem diferente!

Alergia: Resposta exagerada do sistema imune à proteínas do leite, ou seja, precisamos restringir qualquer alimento ou preparação que contenha leite ou qualquer derivado.

Intolerância: Deficiência na digestão por falta da enzima, gerando uma incapacidade total ou parcial do organismo de digerir a lactose. Estudo mostram que quase 70% da população brasileira apresenta algum grau de intolerância.

Os sintomas mais frequentes são:
1. Diarreia ou constipação;
2. Distensão e dor abdominal;
3. Gases;
4. Náuseas;
5. Dores de cabeça;

Nesse caso os produtos sem lactose podem ser uma alternativa. E é aí que entra o termo LACTOSE FREE ou ZERO LACTOSE, que nada mais é do que a adição da enzima lactase, que vai fazer previamente a quebra da lactose em glicose e galactose! (Mas não altera em nada o teor de proteínas e nem de carboidratos, eles só estão mais fáceis de absorver).
Para serem classificados assim, esses alimentos devem possuir até́ 100mg de lactose por 100g de alimento.

Além dos produtos LACTOSE FREE também temos a possibilidade de suplementar a enzima em comprimido antes da ingestão de lácteos.

Por isso não tem motivo para insistir no consumo de alimentos com lactose se você̂ sabe que é intolerante!

A irritação da mucosa pode levar a problemas mais graves, por isso faca o tratamento e procure orientação especifica se for necessário!

————————————————————————

Texto escrito por: Thais D’Angelo Ottoni – CRN 29819

Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em 2009, pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, pelo Centro Valéria Paschoal de Educação, pós-graduada em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo. Pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional, pelo Centro Valéria Paschoal de Educação. Diplomada em Marketing de Alimentos, Vendas e Consumo no âmbito Internacional pela CESMA – Escuela de Negócios de Madri. Cursos na área de Alimentos Funcionais, Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, Gastronomia e Personal Diet. Experiência em atendimento clínico desde 2010.

São Paulo – SP

Tel: 2618–3064 – Mooca

Tel: 94777-0016 – Bela Vista

Logo do Instagram PNG [Fundo Transparente]

Confira outros conteúdos da Thais Ottoni.

1
Loading...

Ver carrinho