O índice glicêmico é a taxa relacionada à velocidade com que um alimento com carboidrato aumenta a quantidade de açúcar no sangue. Ou seja, alimentos de baixo índice glicêmico liberam glicose mais lentamente, enquanto alimentos com alto índice glicêmico fazem essa liberação de forma rápida.
Os carboidratos de alto índice glicêmico se transformam em açúcar no organismo rapidamente e, em consequência, acabam sendo estocados na forma de gordura. Por isso, reduzir o consumo de alimentos com alto índice glicêmico pode ajudar a melhorar os resultados da dieta, contribuir para a perda de peso, otimizar a performance física, controlar a fome e a ansiedade, aumentar a sensação de saciedade e regular a quantidade de glicose no sangue.
Alimentos com alto índice glicêmico para evitar
Alguns alimentos são conhecidos por elevarem rapidamente os níveis de glicose no sangue, prejudicando a saciedade e podendo contribuir para o ganho de peso. Veja quais são os principais:
- Açúcar (todos os tipos)
- Arroz branco
- Bolos simples e recheados
- Bebidas isotônicas
- Alguns tipos de batata
- Biscoitos doces e recheados
- Frutas como melão e melancia
- Cereais refinados (como flocos de milho)
- Chocolate com baixa porcentagem de cacau
- Compotas de frutas
- Doce de leite
- Massas como macarrão, pizza e pão
Evitar ou reduzir o consumo desses alimentos pode trazer benefícios para o controle do peso, da saciedade e da glicose no sangue, além de ajudar na prevenção de doenças metabólicas.
Como controlar a compulsão por doces?
Depois que você come o primeiro docinho, não consegue mais parar? É muito comum terminar o almoço ou jantar já pensando na sobremesa.
No entanto, o açúcar é um dos principais vilões da saúde e de qualquer dieta, pois está associado a diversas doenças. Para ajudar no controle da compulsão por doces, aqui estão algumas dicas simples e eficazes:
- Prefira doces com castanhas e frutas.
- Escolha chocolates mais amargos, com maior porcentagem de cacau.
- Experimente doces com sabor de maracujá e limão – quando acostumamos o paladar ao amargo, a vontade por doces intensos tende a diminuir.
- Mantenha uma alimentação equilibrada com frutas.
- Cuide da saúde mental, já que o bem-estar emocional tem um papel fundamental no controle da compulsão alimentar.
Com pequenas mudanças e mais consciência alimentar, é possível reduzir o consumo de alimentos com alto índice glicêmico, controlar melhor os níveis de açúcar no sangue e manter uma alimentação mais equilibrada e saudável.
————————————————–
Texto escrito por: Ana Paula Lambert – CRN
Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, com Especialização em Nutrição Esportiva pela UNIP.
Idealizadora do Nutrindo Conexões.
São Paulo – SP
(11) 99831-6762
Confira outros conteúdos da Ana Paula Lambert.