fbpx Skip to content

Alimentos benéficos para o corpo e principais motivos

Alimentos benéficos para o corpo e principais motivos

Os estudos mostram que o padrão alimentar é fundamental para avaliar hábitos a longo prazo, por isso, separamos alguns alimentos benéficos para o corpo que não podem faltar na sua alimentação.

Dito isso, destaco 3 alimentos importantes capazes de modular genes e respostas anti-inflamatórias e anti-oxidantes. São eles:

  1. Compostos fenólicos: Os fitoquimicos, especialmente os compostos fenólicos, das frutas e hortaliças são responsáveis pelas propriedades anti-inflamatória e antioxidantes desses alimentos.
  2. Mirtilos: Capacidade anti-inflamatória, inibindo a produção de IL-1beta e TNF-alfa, citocinas pró-inflamatórias.
  3. Romã: Rica em flavonoides, como antocianinas, catequinas; taninos como ácido elágico; além de componentes anti-inflamatórios capazes de inibir a produção de prostaglandinas E.

Agora que você já conhece melhor os alimentos que não podem faltar na sua alimentação, coloque-os na sua rotina e melhore sua educação alimentar.

Alimentos benéficos para o corpo: Motivos para você optar pelo chocolate amargo

Se nosso DNA não é destino, nossas escolhas podem ser! Por isso, é sempre bom optar pelas escolhas mais saudáveis! No caso dos chocolates, o chocolate amargo é o mais indicado quando falamos de benefícios.

Nesse post, te mostro 4 motivos para você optar pela versão de chocolate amargo, que entrega mais benefícios à sua saúde!

  1. Efeitos cerebrais: Promove o aumento da expressão de BDNF, o que promove a neurogênese, que á a melhora das sinapses (atividades cerebrais);
  2. Saúde Cardiovascular: Promove a produção de óxido nítrico (NO), o que promove a vasodilatação, suporte de oxigênio, angiogênese.
  3. Efeitos anti-inflamatórios: Promove os flavonoides do cacau, e leva ao aumento da expressão de PPARg e aumento de adiponectina.
  4. Efeitos na imunidade: Promove o aumento de Lactobacillus spp e Bifidobacterium spp, o que promove a ativação de células dendríticas (responsáveis pela produção de IL10).

Agora que você sabe quais são os motivos para escolher o chocolate amargo, faça a troca agora mesmo!

Não esqueça de contar sempre com o acompanhamento do seu nutricionista para realizar adaptações em sua alimentação com segurança, e conseguir sempre consumir alimentos benéficos para o corpo.

————————————————————————

Texto escrito por: Tatiane Fujii – CRN 31282

Possui graduação em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo (2010). Mestrado em Ciências pelo Programa de Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública – USP (2013). Doutorado em Ciências pelo Programa de Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública – USP (2018). MBA em Gestão Empresarial pela FGV (2021). Tem experiência na área de Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrigenética, nutrigenômica, polimorfismos genéticos, nutrição personalizada.

São Paulo – SP
11  97501-6752

Logo do Instagram PNG [Fundo Transparente]

Confira outros conteúdos da Tatiane Fujii.

1
Loading...

Ver carrinho