fbpx Skip to content

Alimentação saudável: Uma aliada do bem-estar

alimentação saudável e bem-estar

Muito se acredita que alimentação saudável é muito mais importante quando se deseja emagrecer, afinal, o ambiente atual é obesogênico. Porém, alimentação saudável é muito mais que um peso ou um corpo considerado ideal, mas, sim, uma aliada da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida.

Os alimentos contêm nutrientes que são substâncias químicas e, por isso, têm efeitos sobre o metabolismo, que podem ser benéficos ou prejudiciais, e está diretamente relacionado à qualidade dos alimentos que compõe uma dieta, ou seja, o contexto dessa dieta.

Uma dieta rica em alimentos densos em energia e pobres em nutrientes, além de conter, em geral, substâncias potencialmente prejudiciais, como os aditivos artificiais, levam a deficiências de micronutrientes, descontrole glicêmico, e aumentam o risco de desenvolvimento de doenças como diabetes, pressão alta, dislipidemias, depressão, ansiedade.

Já os alimentos ricos em nutrientes, por sua vez, atendem às necessidades do organismo, de forma que as reações do metabolismo são otimizadas, garantindo mais disposição para as atividades e, consequentemente, maior qualidade de vida.

Ou seja, quanto melhor a qualidade dos alimentos que compõem uma dieta, melhor para a saúde física e mental.

Por exemplo, os aminoácidos essenciais, têm papel na formação de neurotransmissores, como a dopamina e a serotonina (hormônios da motivação e do prazer); os carboidratos, como as frutas, cereais, tubérculos e leguminosas, são capazes de abaixar os níveis de cortisol (o hormônio do estresse) e dar energia e disposição para as atividades diárias; as vitaminas, minerais e compostos bioativos, dos vegetais, são peças-chave para reações importantes que acontecem no corpo; as fibras, fermentáveis pela microbiota intestinal (as bactérias que povoam o intestino, que, inclusive, é considerado um órgão), tem relação a imunidade e até com o humor.

Pelo eixo intestino-microbiota-cérebro, hormônios secretados pelo cérebro podem influenciar a microbiota e substâncias secretadas pela microbiota podem influenciar o cérebro. E, embora o mecanismo ainda não esteja totalmente esclarecido, uma microbiota saudável está associada ao menor risco de desenvolvimento de ansiedade, depressão, TDAH, dentre outras.

Beber água é outro ponto importante. Muitas pessoas que se queixam de cansaço, mas ao investigar a causa com um profissional de saúde, chegam a conclusão de que isso se deve a desidratação, que pode causar também pressão baixa e sonolência.

Portanto, todo o contexto de uma alimentação saudável, variada e equilibrada – o que não significa comer 100% saudável o tempo todo – está relacionado a melhora do humor, do bem-estar, da disposição, da qualidade do sono, que impactam direta e indiretamente em uma qualidade de vida muito melhor, física e mentalmente.

 

Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho