Por dentro, o intestino é um tubo, revestido por uma mucosa formada por células (enterócito). Esse enterócito possui invaginações (“dedinhos”), por onde absorvemos nutrientes. Essa mucosa intestinal, cuja integridade é essencial para a boa absorção de nutrientes, é recoberta por um “tapete protetor” de bactérias benéficas (probióticas) e por um gel mucoso que contém substâncias antibacterianas ou reparadoras e é uma potente defesa imunológica.
Os enterócitos ficam juntos e apertados, presos por uma “presilha”. E assim, com uma barreira físico-química saudável, absorvemos bem os nutrientes e impedimos que bactérias patogênicas, vírus, fungos, toxinas entrem pela nossa corrente sanguínea.
Quando há alteração dessa barreira protetora de bactérias probióticas, desse gel mucoso e dessa “presilha” que mantém as células juntinhas, temos inúmeros problemas de saúde.
Quanto à saúde cardiovascular, 2 aspectos importantes podem acontecer:
- Na presença da obesidade e outras doenças metabólicas, esse gel mucoso e a integridade da mucosa intestinal ficam reduzidos, o que causa inflamação, esteatose hepática (gordura no fígado), resistência insulínica (maior dificuldade de entrada de açúcar nas células) e diabetes do tipo 2 – tudo isso fator de risco para doenças cardiovasculares (Infarto e AVC).
- A alta ingestão de carnes comuns e processadas, após metabolização, promove aumento no nosso sangue de uma substância chamada N-óxido de trimetilamina (TMAO) com potencial efeito promotor do desenvolvimento de doenças ateroscleróticas e cardiometabólicas devido a interações potenciais com vias inflamatórias, metabolismo do colesterol, ativação plaquetária e eventos trombóticos. Evidências postulam ainda que o TMAO pode prolongar os efeitos da angiotensina (constrição dos vasos sanguíneos) e exacerbar o remodelamento cardíaco, favorecendo alterações significativas em pacientes com insuficiência cardíaca.
————————————————–
Texto escrito por: Evie Mandelbaum – CRN 6037
Nutricionista formada pela USP, com Especialização em Cardiologia pelo InCor, Gerontóloga pela SBGG, com Especialização em saúde da mulher no Climatério pela USP.
Ministra Cursos de Extensão Universitária para Nutricionistas e outros profissionais da saúde há mais de 20 anos. Faz mentorias e já treinou mais de 10 mil Nutricionistas nesses anos, além de palestrante.
2 livros publicados na área e é Head do Núcleo de Ensino da Confraria, maior grupo de Networking feminino qualificado da ZN de SP.
Rua Dr. Cesar, 1161, conjunto 1208
Santana, São Paulo – SP
11 91212-6195
https://eviemandelbaum.com.br/ | [email protected]
Confira outros conteúdos da Evie Mandelbaum.