O macarrão é um alimento saudável, acessível e prático. No entanto, muitas vezes, ele vem sozinho no prato, só com o molho, e às vezes, uma carne – e tudo bem comer um macarrão com molho de vez em quando, mas alguns ingredientes podem deixar a refeição ainda mais completa, nutritiva e, não menos importante, saborosa. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para deixar o macarrão mais nutritivo, sem perder o sabor, a praticidade e o afeto que esse prato carrega.
Investir em molhos caseiros ou prontos baixos em sódio, adicionar carnes e vegetais, cozinhar a massa al dente e optar por massas integrais ou alternativas, são as principais dicas para deixar o macarrão mais nutritivo.
7 dicas para deixar o macarrão mais nutritivo
O macarrão é um prato querido em muitos lares: saudável, prático, saboroso, versátil, presente tanto em refeições rápidas quanto em almoços mais elaborados. Mas será que dá para deixá-lo mais nutritivo e, o mais importante, gostoso? A boa notícia é que sim! Com alguns ajustes e escolhas inteligentes, é possível transformar esse prato tradicional em uma refeição mais completa e equilibrada.
Veja algumas dicas para deixar o macarrão mais nutritivo:
- Invista em molhos caseiros ou prontos com baixo sódio
Alguns molhos costumam ser ricos em sódio, açúcares e aditivos. A melhor escolha é preparar um molho de tomate caseiro com tomates frescos, alho, cebola e ervas naturais como manjericão, sálvia, alecrim e orégano.
Outra opção prática e saudável são os molhos prontos feitos apenas com tomates e temperos naturais, como os que você encontra aqui na Boomi, por exemplo, zero açúcares, aditivos e outros ingredientes artificiais.
- Abuse dos vegetais
Incluir legumes, além de deixar o macarrão mais nutritivo, dá um toque elegante e especial. Eles fornecem fibras, vitaminas, minerais, saciam e dão mais cor e sabor ao prato. Você pode adicionar os legumes de duas formas:
- Misturados ao molho: como brócolis, abobrinha em cubos ou tomate picado.
- Servidos junto à massa: como brócolis ou espinafre refogados, ou berinjela grelhada.
- Experimente leguminosas no preparo
As leguminosas, como lentilha, grão-de-bico e ervilha, são fontes ricas em proteínas vegetais, fibras, ferro e outros nutrientes importantes. Uma dica simples é preparar um molho bolonhesa usando lentilha cozida no lugar da carne moída, ou mesmo um molho de carne moída com ervilhas. O resultado é um prato saboroso, rico em proteína vegetal e com uma textura surpreendente.
- Acrescente uma fonte de proteína
Se a intenção é fazer uma refeição mais completa e nutritiva, adicione proteínas de boa qualidade. Opções:
- Molho bolonhesa (com carne moída magra como patinho, por exemplo);
- Atum;
- Peito de frango desfiado ou assado;
- Ovos cozidos ou omelete.
- Escolha massas integrais ou alternativas
Opte por massas integrais ou feitas com a adição de leguminosas, que têm menor índice glicêmico (IG) e, no segundo caso, mais proteínas. Isso ajuda a evitar picos de glicemia e a controlar o apetite.
Outra alternativa é a massa konjac, feita a partir da raiz de uma planta asiática rica em glucomanano, uma fibra solúvel que também ajuda na saciedade e na função intestinal. Por isso, além de ter baixo índice glicêmico (IG), praticamente não contém calorias, sendo uma boa opção para dietas com menos calorias e carboidratos.
- Cozinhe a massa al dente
O ponto de cozimento do macarrão também influencia em sua resposta no organismo. Quando a massa está al dente, é mais difícil para ser digerida, por isso seu IG é menor. Ou seja, a glicose será liberada de forma mais lenta no sangue. Essa dica é especialmente importante para quem tem resistência à insulina, diabetes ou quer controlar melhor os níveis de energia ao longo do dia. E o melhor: além de mais saudável, a textura al dente é saborosa e valorizada na culinária italiana por preservar melhor o sabor da massa.
- Finalize com ervas frescas, queijo ralado e fio de azeite de oliva
Por fim, uma dica simples que valoriza o sabor e ainda pode contribuir com a nutrição do prato: finalize o macarrão com ervas frescas, um fio de azeite de oliva extravirgem e um toque de queijo ralado. Ervas como manjericão, salsa, orégano, alecrim e cebolinha são fontes de compostos antioxidantes e adicionam aroma e frescor à refeição. O azeite, por sua vez, oferece gorduras boas que auxiliam na absorção de vitaminas lipossolúveis, como A, D, E e K.
Uma pitada de queijo é um complemento interessante para um sabor marcante. Quando usado com moderação, ele equilibra bem o prato e contribui para a saciedade.
Conclusão
Transformar uma simples macarronada em uma refeição completa e equilibrada é totalmente possível e, como vimos, não exige ingredientes caros ou difíceis de encontrar. Com essas dicas de como deixar o macarrão mais nutritivo, você pode aproveitar esse prato tão querido com muito mais benefícios para a saúde.
Lembre-se: pequenas mudanças no dia a dia fazem grande diferença a longo prazo. Seja incrementando o molho, incluindo proteínas ou escolhendo bem o tipo de massa, cada escolha é um passo a mais em direção a uma alimentação mais consciente e nutritiva.
Livia Freitas (CRN/SP 3 82983) e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.