Queijos, de forma geral, são alimentos saudáveis, ricos em cálcio, proteínas, gorduras, probióticos, dentre outros nutrientes em maior ou menor concentração, a depender do processo de fabricação. Mas será que existem queijos mais saudáveis que outros? Quais são os queijos mais saudáveis?
Na verdade, essa resposta depende das necessidades nutricionais de cada um, e neste post eu vou te explicar o porquê.
Quais são os queijos mais saudáveis?
Existem basicamente dois critérios para saber quais são os queijos mais saudáveis: a lista de ingredientes e as necessidades nutricionais de cada um.
Lista de ingredientes
A maioria dos queijos são alimentos saudáveis do grupo dos “alimentos processados”, como a ricota, cottage, queijo minas frescal, queijo mussarela, queijo prato, entre outros.
No entanto, existem outros tipos de queijos menos saudáveis que entram no grupo dos “alimentos ultraprocessados”, os quais devem ser evitados por conter conservantes e aditivos químicos, como o queijo cheddar, o requeijão e o cream cheese.
O Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, classifica os alimentos em quatro categorias de acordo com os ingredientes, na forma como são adquiridos pelo consumidor:
- In natura: obtidos diretamente de plantas ou animais sem qualquer alteração: frutas, legumes, verduras, ovos, leite, carnes, aves e peixes frescos.
- Minimamente processados: são alimentos in natura que sofreram alterações mínimas para serem utilizados: sal, açúcar, azeite, óleo de cozinha, arroz, feijão, macarrão, manteiga sem sal, alguns tipos de iogurtes.
- Alimentos processados: alimentos in natura que levam apenas adição de açúcar, sal ou outro ingrediente de uso culinário: manteiga com sal, frutas em calda ou conserva, legumes em conserva, pães artesanais e a maioria dos queijos.
- Alimentos ultraprocessados: alimentos cuja fabricação envolve muitas etapas e técnicas de processamento, com adição de açúcar e sal, mas também, aditivos químicos e conservantes de uso exclusivamente industrial, referidos no rótulo com nomes e/ou códigos estranhos: biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, macarrão instantâneo, salsicha, presunto, pães industrializados, alguns tipos de iogurtes, balas e chicletes, alguns tipos de queijo, como o cheddar, requeijão, etc.
Necessidades nutricionais
Agora que você já sabe que os queijos mais saudáveis são aqueles que não contêm conservantes ou aditivos químicos, vamos à composição nutricional dos queijos, a qual pode atender às necessidades nutricionais individuais.
- Intolerância à lactose
Dependendo do nível de intolerância a lactose não é possível consumir nenhum alimento lácteo, no entanto, algumas pessoas toleram alguma quantidade, como é o caso dos queijos pobres em lactose.
Uma forma fácil de verificar a quantidade de lactose é observar o teor de carboidratos no rótulo do alimento. O carboidrato no queijo é a lactose. Quanto menor a quantidade de carboidrato, menos lactose o queijo contém. Alguns exemplos são:
- Meia Cura
- Minas Padrão
- Caciocavallo
- Mussarela
- Coalho
- Prato
- Parmesão
- Provolone
- Cammebert
- Gorgonzola
- Brie
- Emmental
- Grana Padano
- Pecorino
- Suíço
- Reino
- Dieta baixa em gorduras
Já outros casos, como o de pessoas que têm o colesterol elevado e aterosclerose, que devem limitar a ingestão de gorduras saturadas, pessoas que sofrem de gastrite e precisam controlar a ingestão de gorduras em geral, ou mesmo atletas que priorizam uma dieta mais rica em carboidratos e proteínas, podem optar por queijos mais magros, como:
- Ricota
- Cottage
- Queijo minas frescal
- Queijo minas frescal light
Conclusão
Gostou de saber mais sobre quais são os queijos mais saudáveis?
De forma geral, o queijo é um alimento saudável (exceto queijos ultraprocessados que contêm aditivos artificiais).
Na nossa categoria de queijos, você encontra diferentes tipos de queijos, todos saudáveis.
Aqui na Boomi nós banimos mais de 600 aditivos e conservantes comumente utilizados em alimentos, suplementos, cosméticos e produtos de limpeza pensando na sua saúde e na saúde do planeta. Veja a lista de ingredientes banidos e o quão complexos são para pronunciar (o que, por si só, já não é um bom sinal).
Além disso, vale ressaltar que o Guia Alimentar para a População Brasileira recomenda o consumo de queijos, mesmo os mais saudáveis, como parte de preparações culinárias, e não como prato principal, podendo utilizá-los na salada, em um sanduíche natural, no macarrão, na lasanha, entre outros.
Visite também o nosso Caderno de Receitas e arrase nas preparações com queijos.
Confira mais posts relacionados a esse assunto:
- Conheça os diferentes tipos de queijos e como são feitos
- Diferença entre alimentos processados e ultraprocessados
- Dieta mediterrânea: O que é e benefícios para saúde
- Como interpretar o rótulo dos alimentos?
- Como interpretar a nova rotulagem de alimentos?
- Dicas para escolher o açaí mais saudável + receitas
Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.