Já conhece os benefícios da jaca para a saúde e como consumir a fruta?
A jaca é uma fruta tropical originária do sudeste asiático, fonte de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, que fortalece o sistema imunológico, alivia a constipação intestinal, controla a glicemia, o colesterol e o apetite.
Além disso, a jaca é uma fruta versátil e saborosa, consumida tanto in natura, quanto no preparo de salgados veganos, por exemplo.
Valor nutricional e benefícios da jaca para a saúde
100g de jaca in natura, o equivalente a aproximadamente ½ xícara de chá, contém:
- 93 calorias
- 20g de carboidratos
- 1,4g de proteína
- 0,26g de gorduras
- 2,39g de fibras (8% da Ingestão Diária Recomendada – IDR)
- 40mg magnésio (10% da IDR)
- 233mg de potássio (8% da IDR)
- 0,10mg de vitamina B1 (9% da IDR)
- 0,04mg de vitamina B2 (4% da IDR)
- 14,8mg de vitamina C (18% da IDR)
- 22,5mcg de folato (5% da IDR)
Fonte: TBCA
Além disso, a jaca contém compostos bioativos como carotenóides, flavonóides e saponinas, com propriedades antioxidantes e antiinflamatórias.
Assim, os benefícios da jaca para a saúde incluem:
- Mantém a imunidade forte
A jaca atua no bom funcionamento do sistema imune através de três vias: contém vitamina C, nutriente que, além das suas funções, atua como um potente antioxidante sobre as células imunes; contém compostos bioativos antioxidantes, que modulam o sistema imune prevenindo o aparecimento de câncer e doenças crônicas; contém fibras que modulam a microbiota intestinal, parte integrante do sistema imune, prevenindo infecções bacterianas e virais.
- Regula a microbiota intestinal
A jaca é uma fruta fonte de fibras solúveis prebióticas, que são tipos de fibras não digeríveis que passam pelo sistema digestivo e servem de alimento para as bactérias benéficas intestinais, promovendo o seu crescimento e multiplicação.
- Combate a constipação intestinal
As fibras presentes na jaca aumentam o volume fecal e ajudam a estimular o peristaltismo, o que melhora a constipação intestinal. Além disso, a jaca contém uma substância chamada lactona, com propriedades laxativas.
- Controla a glicemia
A jaca é fonte de fibras solúveis que ajudam a retardar a absorção de açúcares no sangue, o que pode ajudar a evitar picos de glicemia após as refeições. Além disso, a jaca é rica em magnésio, mineral que auxilia no metabolismo dos carboidratos, controlando a glicemia.
- Regula o colesterol
As fibras solúveis presentes na jaca formam um gel viscoso no trato gastrointestinal, que ajuda a reduzir a absorção de colesterol pelo organismo. A jaca também contém uma série de nutrientes e compostos benéficos para a saúde, como vitaminas do complexo B e C, e antioxidantes, que ajudam a prevenir a oxidação do colesterol LDL (conhecido como “mau” colesterol), reduzindo assim o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Por isso, a jaca pode ser considerada um dos melhores alimentos para o controle do colesterol.
- Regula a pressão arterial
A jaca é rica em potássio, mineral que tem um papel importante na regulação da pressão arterial. Enquanto o sódio aumenta a pressão arterial, o potássio trabalha para diminuí-la, por isso o potássio ajuda a equilibrar os efeitos do sódio no organismo, regulando a pressão.
- Fornece energia e disposição
A jaca contém carboidratos de boa qualidade, magnésio e vitaminas do complexo B que atuam na respiração celular, ou seja, no metabolismo de carboidratos, fornecendo mais energia e disposição para as atividades do dia a dia.
- Melhora a aparência da pele
A jaca contém vitamina C, essencial para a síntese de colágeno. Além disso, a fruta é rica em antioxidantes que combatem os radicais livres, ajudando a proteger todos os tecidos do corpo, o que reflete, inclusive, na saúde da pele.
- Controla o apetite
Mais um dos benefícios da jaca para a saúde, é o controle do apetite, devido à sua alta quantidade de fibras, responsáveis por garantir saciedade por um longo período.
Como consumir jaca
A jaca é uma fruta de sabor e aroma bastante peculiar, considerada um dos maiores frutos comestíveis do mundo.
A jaca é o fruto da jaqueira, uma árvore que pode alcançar até 25 metros de comprimento. O fruto pode pesar até 50kg.
No Brasil, são conhecidas duas variedades de jaca, ambas de superfícies ásperas e com saliências, mas que se diferenciam pela consistência da polpa.
- Jaca-dura ou jaca-pau: costuma ser maior que a jaca-mole e tem sabor suave.
- Jaca-mole ou jaca-manteiga: é mais doce e aromática que a jaca-dura. Seu aroma serve de alerta na hora de comprar: quando o cheiro está muito forte, ela já está madura demais. A polpa lembra uma mistura de abacaxi e banana, com sabor mais intenso que a jaca-dura.
Mas como consumir jaca e aproveitar todos os seus benefícios à saúde?
Além do seu consumo in natura, a jaca pode ser usada para o preparo de:
- Geleias
- Compotas
- Bebidas
- “Carne” de jaca (bastante consumida por veganos e vegetarianos, devido a consistência favorável ao preparo de pratos salgados que originalmente levam algum tipo de carne animal).
Isabella Coelho – Comunicação da Boomi.