Tanto os exercícios físicos, quanto as atividades físicas são importantes para a saúde geral, inclusive para o sono e o manejo do estresse.
Mas você sabe qual é a diferença entre atividade física e exercício físico?
A atividade física é qualquer movimento que tira o corpo do repouso, como varrer o chão, subir escadas, lavar louça, ir a pé a algum lugar.
Já o exercício físico, é uma modalidade sistemática elaborada, que tem começo, meio e fim, como musculação, natação, corrida, crossfit, hidroginástica, futebol.
Tanto os exercícios físicos quanto as atividades físicas são importantes para a saúde física e mental.
Depois de alguns minutos praticando atividades ou exercícios físicos, o corpo sente desconforto e libera as endorfinas como forma de aliviar a dor.
As endorfinas são hormônios conhecidos como analgésicos naturais do corpo (cujas moléculas, inclusive, são semelhantes à da morfina). É daí que vem aquela sensação boa, de bem-estar.
Além disso, uma maior movimentação gera desconforto na musculatura, de modo que o corpo fica mais cansado e precisa repousar para se recuperar. E, ao fim do dia, o sono vem naturalmente.
Por outro lado, uma péssima noite de sono gera fadiga e mau humor, e o pique para as atividades ou exercícios físicos é quase zero.
A privação do sono, seja devido ao trabalho noturno ou pelo uso de aparelhos eletrônicos até tarde da noite, desregula o ciclo natural do corpo e impacta negativamente na saúde, podendo gerar ganho de peso, estresse e outros distúrbios relacionados ao sono.
O organismo tem um ritmo cronobiológico. Não se trata apenas de uma regulação interna do corpo. O ambiente externo também influencia a liberação hormonal. E é ao anoitecer que ocorre o pico da liberação de melatonina, o hormônio do sono.
A melatonina funciona como um antioxidante natural do corpo, com ação antiinflamatória, neuroprotetora e anticancerígena.
O sono é um evento fisiológico restaurador, indispensável para manter corpo e mente saudáveis.
Não à toa, passamos um terço da vida dormindo.
Durante o sono, o organismo exerce funções importantes ao funcionamento adequado do metabolismo, como a liberação de hormônios específicos, síntese de proteínas, reparo de tecidos, fortalecimento do sistema imunológico, entre outras.
Quando dormimos melhor, ficamos muito mais bem humorados.
O bom humor está diretamente relacionado ao manejo do estresse, que significa estar com amigos, ler bons livros, sorrir, dar “bom dia” para as pessoas ao seu redor, fazer elogios, não se deixar levar por pensamentos e sentimentos negativos, buscar ajuda psicológica se necessário, levar a vida de forma leve.
Tudo está interligado: a atividade física, os exercícios físicos, o sono e o manejo do estresse.
Portanto, para ter uma boa qualidade de vida, não esqueça:
- Faça a higiene do sono: ao menos 1 hora antes de dormir, tome um banho quente, desligue a TV, troque o celular por um livro.
- Evite trabalhar ou estudar na cama durante o dia.
- Durma e acorde no mesmo horário, tendo constância na sua rotina.
- Evite café, chás com cafeína e álcool até 4 horas antes de dormir.
- Movimente-se mais
Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.