Independentemente da sua versão da verdadeira felicidade, viver uma vida mais feliz e satisfeita está ao seu alcance. Veja nesse post 10 hábitos saudáveis de pessoas felizes.
Os hábitos são bastante surpreendentes.
Ao realizar ações pequenas e repetíveis e encontrar maneiras de incorporá-las à sua rotina diária, você pode transformar totalmente sua vida.
Mas como? Como os hábitos podem ter um impacto tão grande?
É simples. Ao automatizar nossas ações, os hábitos facilitam as coisas que fazemos – em alguns casos, sem esforço. Ao adotar hábitos saudáveis que melhoram nossa felicidade, tornamos mais fácil fazer as coisas que enriquecem nossas vidas.
Então se você deseja viver uma vida mais feliz, continue lendo esse post para ver como alguns hábitos saudáveis simples de pessoas felizes podem ter um grande impacto.
10 hábitos saudáveis de pessoas felizes
Antes de eu te mostrar quais são os hábitos saudáveis de pessoas felizes, lembre-se de que a versão de felicidade é um pouco diferente para cada um, assim como o caminho para alcançá-la.
Então se alguns desses hábitos criarem estresse adicional ou simplesmente não se adequarem ao seu estilo de vida, abandone-os. Com um pouco de tempo e prática, você descobrirá o que funciona e o que não funciona para você.
- Gratidão
A gratidão é uma daquelas coisas que muitas vezes é mal compreendida, então vou te explicar de forma simples o que realmente significa.
Gratidão não é pensar positivamente o tempo todo ou ignorar emoções negativas.
Em vez disso, a gratidão é simplesmente ser capaz de ver o bem em todas as outras coisas ruins, caóticas e estressantes que acontecem na vida.
É treinar seu cérebro para perceber o bem que existe o tempo todo.
A gratidão é fundamental para a felicidade, e ter uma prática de gratidão é um dos hábitos saudáveis de pessoas felizes.
Quer adicionar este hábito feliz à sua rotina diária?
Veja dicas de como começar com o hábito da gratidão no nosso texto ‘’20 maneiras de praticar a gratidão diariamente’’.
- Natureza
Passar 30 minutos ou mais por semana em espaços verdes pode ajudar a reduzir a pressão arterial e as chances de desenvolver depressão, de acordo com um estudo.
Melhor ainda, se você adicionar algum exercício físico ao ar livre à mistura para obter benefícios extras.
Esse encontro com a natureza pode ser fazer uma caminhada no parque da sua cidade ou passar mais tempo no seu próprio quintal – qualquer lugar onde você possa apreciar e desfrutar do ar fresco.
Você pode até dar um passo adiante e trazer algumas plantas para dentro de sua casa e espaço de trabalho.
A natureza é como uma terapia gratuita que alimenta nosso corpo e nos acalma.
- Conexão
Todos sabemos que a falta de conexão é um hábito pouco saudável.
À medida que as coisas começam a se abrir, temos a chance de (re) desenvolver alguns de nossos hábitos de conexão.
Isso pode ser conectar-se consigo mesmo ou conectar-se com sua comunidade, amigos ou outros relacionamentos significativos.
Se você está sentindo falta de conexão, pense em pequenos hábitos que você pode adotar para ajudar a promovê-la em sua vida.
- Exercício físico
Não há como negar os inúmeros benefícios que a atividade física pode trazer para sua saúde física e mental. Desde aumentar sua saúde cardiovascular e desenvolver músculos até melhorar seu humor, existem infinitas razões para se exercitar.
Ao fazer do movimento um hábito diário, você pode se dar um pequeno impulso de endorfinas – a dose de felicidade do seu corpo.
Jogue futebol com um amigo, faça uma caminhada no parque ou simplesmente dance no seu quarto ao som de sua música favorita. Contanto que você aumente sua frequência cardíaca e seu corpo se mova, você está fazendo certo.
- Fazer o que ama
Nossos dias estão cheios de coisas que temos que fazer, coisas que precisamos fazer e coisas que queremos fazer. Na maioria das vezes, porém, acabamos fazendo apenas o que temos que fazer e deixamos de lado as coisas que realmente queremos fazer.
Eu entendo que tem coisas que precisam ser feitas, e você deve sim ser responsável. O ponto é arranjar tempo e encaixar na rotina tarefas que também te dão prazer.
Mas como?
Simples, priorizando. Gerencie melhor sua energia e arranje um tempinho para o que é realmente importante para você. Esse é um dos hábitos saudáveis de pessoas felizes – elas arranjam tempo para fazer o que amam porque fazer o que amam as deixa felizes.
- Descanso
Se permitir dar um tempo de descanso também é um dos hábitos saudáveis de pessoas felizes.
Com a rotina cada vez mais cheia e agitada, estamos sempre trabalhando, seguindo para o que vem a seguir e não nos damos um tempo de inatividade, e isso não é propício para a felicidade.
Comece criando bons hábitos de higiene do sono, vá para a cama na hora certa, tire uma soneca, tire um fim de semana inteiro de folga ou dê uma pausa nas redes sociais por uns dias.
- Autoconhecimento
Este pode ser uma surpresa, mas conhecer a si mesmo e tomar decisões a partir desse lugar é um dos hábitos saudáveis fundamentais de pessoas felizes.
Quando você sabe o que gosta e o que não gosta, quais são seus valores e como quer se sentir, é capaz de criar uma vida verdadeiramente feliz para si mesmo.
Para começar a cultivar esse hábito, inicie com uma prática diária de desacelerar e se perguntar: ‘’o que eu preciso agora?’’
- Ritual matinal
Começar o dia com um simples ritual matinal pode ser uma maneira simples de viver uma vida mais feliz.
Algumas pessoas se beneficiam de um ritual matinal focado no movimento. Passear com o cachorro pelo quarteirão, fazer alguns alongamentos na sala de estar ou ir à academia para um treino matinal são excelentes maneiras de começar o dia.
Ou você pode tomar seu café lentamente enquanto lê um livro, passar dez minutos escrevendo em seu diário, meditar, rezar. Seu ritual matinal pode ser o que você quiser – desde que o deixe de bom humor e beneficie seu bem-estar geral.
- Comer com atenção
Muitos de nós somos culpados de comer sem realmente pensar no que estamos fazendo.
Comer conscientemente exige um pouco de esforço, mas é um dos hábitos saudáveis de pessoas felizes que vale a pena construir. Você ficará surpreso ao ver o quanto gosta mais do que está comendo quando realmente se concentra em apreciar tudo no seu prato e saborear cada mordida.
A alimentação consciente não apenas o ajudará a viver uma vida mais feliz, mas também o ajudará a viver uma vida mais saudável. O hábito de comer conscientemente pode tornar mais fácil reconhecer quando você está cheio, reduzindo os excessos.
Você pode ver mais dicas no nosso texto ‘’Mindful eating – A importância da alimentação consciente’’.
- Controle
Se você olhar para trás em todos os hábitos acima, todos os nove se relacionam com esse hábito fundamental das pessoas felizes: elas se concentram apenas no que podem controlar.
Escolher ser grato, escolher ser gentil, ter tempo para o que você ama, permanecer positivo, se exercitar e buscar autoconhecimento – todos esses são hábitos sob seu controle.
Mas como aplicar este hábito? É simples; em qualquer situação, sempre opte por se concentrar no que está sob seu controle. Qualquer outra coisa que você dedique sua energia e atenção tira seu poder. Esse hábito ajuda você a encontrar mais paz e alegria e a construir uma força mental real.
Conclusão
Esses pequenos hábitos que apresentei para você nesse texto podem realmente fazer uma grande diferença na sua vida.
E a melhor notícia é que nenhum deles exige um grande comprometimento de tempo ou um investimento financeiro significativo.
Felicidade não é ter todas as peças no lugar. Não se trata de ter uma vida livre de problemas ou atingir uma determinada meta ou objetivo. Em vez disso, trata-se de poder desfrutar de onde você está, não importa o quê.
Comece hoje a viver a vida que você merece.
Isabella Coelho – Comunicação da Boomi.