Precisa de ajustes na alimentação, mas não está sabendo exatamente como fazer? Então essas 5 dicas de como escolher o melhor nutricionista para o seu objetivo pode te ajudar.
Apesar de estarmos na Era da Informação, na grande maioria das vezes, há muitos equívocos na interpretação de dados científicos pela mídia e pelas redes sociais, relacionados à saúde e alimentação.
Com isso, surgem diversos mitos que mais atrapalham na busca de um objetivo, do que ajudam: dietas da moda restritivas, jejuns, alimentos milagrosos, cintas modeladoras, e por aí vai.
Por isso, escolher um bom nutricionista, te ajudará a ter uma boa relação com a comida e uma vida mais saudável, alcançando o seu objetivo de forma segura e duradoura.
5 dicas de como escolher o melhor nutricionista para o seu objetivo
- Identifique suas necessidades
Para poder escolher o melhor nutricionista para o seu objetivo, antes de mais nada, é importante identificar suas necessidades. Por exemplo: está procurando perder peso? Quer cuidar de alguma condição de saúde específica? Melhorar sua saúde intestinal? Melhorar seu comportamento alimentar? Otimizar a performance nos treinos?
Os nutricionistas podem ajudar com diversas questões, por isso, muitos profissionais se especializam em ramos específicos que podem ser mais compatíveis com seus objetivos.
- Pesquise as credenciais do profissional
Depois de ter selecionado alguns nutricionistas compatíveis com o seu objetivo, é importante pesquisar as credenciais do profissional.
Para poder atuar como nutricionista, é preciso ter formação em curso superior de nutrição e estar inscrito no Conselho Federal de Nutricionistas. E umas das formas para escolher um bom nutricionista é verificar, no site do CFN, o cadastro do profissional, através do nome ou do número de inscrição.
Se o nutricionista oferecer atendimento online, consulte também o site e-Nutricionista.
- Busque referências
Buscar referências também é uma ótima forma para escolher o melhor nutricionista para o seu objetivo.
Pedir indicações a outros profissionais de sua confiança, como médicos, educadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos, pode ajudar, e muito, a escolher um bom nutricionista. Até porque, muitos deles já trabalham em conjunto com profissionais da nutrição, com ideias alinhadas.
- Atente-se às questões éticas
Uma maneira de escolher um bom nutricionista, é verificar se este trabalha de acordo com o código de ética.
Em outras palavras, avalie se o profissional é defensor de um determinado tipo de dieta, ou se associa a sua imagem à shakes e suplementos de uma marca em especial.
Segundo o Código de Ética e de Conduta do Nutricionista, algumas das atividades vedadas ao nutricionista são:
- “Promover suas atividades profissionais com mensagens enganosas ou sensacionalistas e alegar exclusividade ou garantia dos resultados de produtos, serviços ou métodos terapêuticos. “
- “Divulgar imagem corporal de si ou de terceiros, atribuindo resultados a produtos, equipamentos, técnicas, protocolos, pois podem não apresentar o mesmo resultado para todos e oferecer risco à saúde. ”
- “Fazer publicidade ou propaganda em meios de comunicação com fins comerciais, de marcas de produtos alimentícios, suplementos nutricionais, fitoterápicos” e afins.
- Empatia e atendimento nutricional respeitoso
O estigma da obesidade e o emagrecimento estético são bons exemplos.
O estigma da obesidade significa, basicamente, as percepções negativas que a sociedade tem em relação às pessoas que tem obesidade, ou mesmo sobrepeso. Muitas pessoas que têm obesidade deixam de procurar tratamento pela falta de empatia e preconceito de alguns profissionais da saúde.
Para escolher um bom nutricionista é muito importante:
- Verificar se o profissional acredita que o sobrepeso e a obesidade são falta de disciplina e força de vontade.
- Verificar se o profissional induz ao emagrecimento sem necessidade, apenas como estética.
- Verificar se no consultório há equipamentos e assentos apropriados para todos os tamanhos de corpos.
Bons nutricionistas sabem que o sobrepeso e a obesidade são causados por diversos fatores: genéticos, ambientais, comportamentais, sociais e culturais.
O melhor a fazer para escolher um bom nutricionista é selecionar aqueles que foquem em mudanças comportamentais efetivas, considerando a individualidade e preferências de cada um.
O nutricionista precisa ser a solução do paciente e não mais um problema.
Conclusão
Escolher o melhor nutricionista para o seu objetivo é um processo pessoal.
Para que se tenha sucesso, é importante se identificar com o nutricionista para que se sinta à vontade e seja possível trabalhar as suas metas, chegando ao seu objetivo final.
A Boomi conta com diversos nutricionistas parceiros, que auxiliam compartilham seus conteúdos sobre nutrição, baseados em evidências científicas, além de receitas saudáveis e nutritivas.
Se precisar escolher um bom nutricionista, nesse link você consegue acessar os seus conteúdos e, através das dicas que demos neste post, escolher o melhor nutricionista para o seu objetivo.
Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.