fbpx Skip to content

5 chás que ajudam a desinchar

chás que ajudam a desinchar

Embora ainda não haja grandes estudos sobre os chás que ajudam a desinchar, e não se saiba por qual mecanismo atuam, alguns chás podem ter algum efeito diurético, geralmente pequeno, ajudando na retenção de sódio e água.

Vale frisar que nenhum chá tem o poder de emagrecer (“queimar” gordura de fato), afinal não existe chá ou alimento milagroso.

Mas utilizar os chás como forma de diminuir a retenção hídrica e aumentar a ingestão de antioxidantes presentes nas folhas das ervas, aliado a uma dieta equilibrada e exercícios físicos, ajuda a desinchar e pode auxiliar a perda de gordura.

 

Retenção hídrica vs. gordura corporal

Já reparou que quando está fazendo uma dieta saudável, basta fazer 1 refeição com alimentos ricos em sódio e refinados, e o peso sobe na mesma hora?

Isso acontece porque esses alimentos menos saudáveis tendem a reter água no corpo. O que não significa necessariamente que houve ganho de gordura, apesar de haver ganho de peso (em água).

Portanto, ingerir mais líquidos, seja por meio de chás, de água pura ou saborizada, fará com que o sódio se dilua, aumentando a excreção de água e trazendo ao corpo uma aparência mais fina. O que não significa perda de gordura, mas sim, de água.

E os chás podem ajudar a diminuir essa retenção hídrica.

Além disso, ao nos sentirmos menos inchados, ficamos até mais animados para voltar a rotina de alimentação saudável e aí sim, perder de fato a gordura corporal, se assim desejar. Principalmente aliado a exercícios físicos.

 

5 chás que ajudam a desinchar

Os chás podem ser uma forma de aumentar a ingestão de água, como também, de antioxidantes, já que estão presentes em qualquer vegetal.

E como já falamos em outros posts, os antioxidantes têm a capacidade de combater os radicais livres, formados pela respiração, exposição a poluição, tabagismo, pesticidas, conservantes, causem danos nas nossas células, processo conhecido como peroxidação lipídica.

Portanto, além de aumentar a ingestão hídrica, os chás, fontes de antioxidantes, têm efeito antiinflamatório no organismo, ao proteger os tecidos internos e externos, melhorar a aparência da pele e prevenir o envelhecimento precoce e doenças crônicas.

Os chás também podem ter um efeito vasodilatador, auxiliando a redução da pressão arterial e assim ajudando a eliminar líquidos e desinchar, embora seja muito mais leve que um medicamento e não possa substituí-lo.

Apesar dos chás oferecerem diversos benefícios à saúde, como tudo em excesso, podem fazer mal. O ideal é evitar beber mais do que três xícaras por dia.

E não esqueça de aliar a uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, verduras, feijões, castanhas, a exercícios físicos e a ingestão de água pura (entre 0,035 a 0,05L/kg de peso por dia).

 

  1. Alecrim

Chá de alecrim - chás que ajudam a desinchar

O chá de alecrim é anti-inflamatório, analgésico e diurético, dessa forma, é capaz de auxiliar na redução do inchaço, vermelhidão, sensação de calor e dor. Ele ajuda a acalmar e a melhorar a qualidade de vida enquanto sua ação facilitadora da eliminação de líquidos é capaz de reduzir o inchaço e o peso corporal.

 

 

  1. Hibisco

Chá de hibisco - chás que ajudam a desinchar

Dentre os chás que ajudam a desinchar, o de hibisco é um dos mais famosos e utilizados.

O chá de hibisco é feito das flores coloridas da planta do hibisco. Apresenta uma cor rosa avermelhada e um sabor refrescante e ácido. Possui substâncias que promovem diferentes ações sobre o organismo, em especial as problemáticas oriundas do excesso de peso, como o inchaço elevado, a inflamação permanente e a pressão alta. Planta medicinal hipotensora, diurética, laxante e digestiva, o hibisco atua promovendo a eliminação dos líquidos, além de ter um leve feito vasodilatador, os quais contribuem com a redução da pressão arterial e do peso corporal.

 

  1. Carqueja

Chá de carqueja - chás que ajudam a desinchar

A carqueja é uma planta medicinal, da espécie Baccharis trimera, muito utilizada como remédio caseiro para regular a pressão, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico. O chá de carqueja também tem ação gastroprotetora, podendo ser utlizado para auxiliar em condições de úlceras gástricas.

Devido à sua ação anti-inflamatória e diurética, a carqueja também pode ser usada para melhorar a digestão, combater os gases e ajudar a diminuir a retenção hídrica.

 

  1. Cavalinha

Chá de cavalinha

A cavalinha é um remédio à base de ervas feito da planta Equisetum arvense. Ela tem sido usada como diurético há anos e está disponível comercialmente como chá e em cápsulas.

As evidências mostram que “chás de cavalinha podem ser usados em problemas menores que afetam o trato urinário (estruturas que transportam a urina) para aumentar a produção de urina a fim de atingir o rubor do trato urinário.”

 

  1. Dente de leão

Chá de dente de leão

O Dente-de-leão é uma planta de nome científico Taraxacum officinale, também conhecida por coroa-de-monge, quartilho e taráxaco, frequentemente tomado por seus efeitos diuréticos.

O dente de leão tem sido sugerido como um diurético potencial devido ao alto teor de potássio da planta. No entanto, o conteúdo real de potássio do dente-de-leão pode variar, assim como seus efeitos.

O chá de Dente-de-leão deve ser consumido com cautela, pelo seu alto conteúdo de potássio, já que muitas doenças que causam edema e retenção de líquidos estão associadas a níveis elevados de potássio, como insuficiência renal e insuficiência cardíaca, tornando a utilização dessa substância perigosa.

 

Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho