Você sabe como montar um açaí de forma saudável?
Muita gente me pergunta sobre o açaí, se é bom ou não para saúde, se pode ou não consumir na dieta e a resposta é SIM, mas temos que tomar alguns cuidados.
O problema não é o açaí, mas sim o que a gente coloca nele!
Na hora de fazer seu pedido peça sempre a versão natural ou sem adição de açúcares, adicione fibras como aveia e granola e peça frutas junto como banana, kiwi, morango, assim conseguimos diminuir o índice glicêmico e ainda enriquecer o açaí com mais nutrientes.
- Comece pelo tipo de açaí: Fora da região norte aqui do Brasil o açaí é enriquecido com xarope de milho para ficar mais adocicado e com isso o açaí acaba ganhando muitas calorias e todos os malefícios do açúcar. Mas tem alternativa! Muitas empresas investem na versão sem açúcar e conseguimos encontrar a polpa natural.
- Evite guloseimas: O problema não é o açaí, mas sim o que colocamos nele. Evite adicionar leite condensado, biscoitos, caldas e doces em geral, pois além de mascarar o sabor do açaí, vai adicionar ainda mais calorias e açúcares.
- Aposte no natural:
– Açaí natural: 87 kcal;
– Açaí com açúcar: 369 kcal;
– Açaí com açúcar, leite condensado, leite em pó e granulado: 580 kcal.
Agora que você sabe como montar um açaí saudável, podemos adicionar suplementos tipo whey protein como fonte de proteína!
O açaí de verdade, natural, é super saudável! Possui grande potencial antioxidante e anti-inflamatório, rico em fibras, cálcio, ferro, potássio, vitamina B6 e B2 além de ser uma delícia.
Mas atenção, mesmo natural o açaí tem bastante calorias, sempre consulte um profissional nutricionista para encaixar alimentos como o açaí na dieta e tirar o melhor dele.
————————————————————————
Texto escrito por: Vivian Ragasso – CRN 27202
Formada em Nutrição pela Universidade São Camilo em 2008, pós graduada em nutrição esportiva pela UNIFESP, pós graduada em nutrição clínica pelo Instituto de Metabolismo e Nutrição (IMeN), mestranda em medicina do esporte pelo UNIFESP, nutricionista do centro olímpico de treinamento e pesquisa (COTP), nutricionista clínica do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte
São Paulo – SP