Você sabe qual é a relação entre a cirurgia bariátrica e a gravidez? A cirurgia acaba provocando a falta de nutrientes essenciais para a gravidez, por isso, separamos aqui algumas dicas para quem se encontra nessa situação.
Após uma cirurgia bariátrica é recomendado que se evite a gravidez por 12 a 18 meses após a cirurgia, isso por que após uma grande perda de peso temos muitas toxinas circulantes no nosso organismo, além de poder ser um fator que dificulta a gestação pode ser prejudicial para o bebê.
Após a cirurgia é comum uma deficiência de vitaminas, minerais e proteínas e é importante uma adequação antes de uma gravidez, começar uma gestação com deficiências nutricionais tem maior risco de ter alguma complicação, além de ter um risco aumentando do bebê ser PIG (pequeno para idade gestacional).
Agora que você sabe qual é a relação entre a cirurgia bariátrica e gravidez, após a cirurgia é importante esperar o peso equilibrar, adequar os nutrientes e proteínas.
Quais são os nutrientes essenciais para a gravidez?
Sempre falo da importância de uma alimentação saudável e de qualidade para a gestante. É importante que a alimentação da gestante tenha todos os nutrientes essenciais como:
- Boas proteínas;
- Ferro;
- Cálcio;
- Zinco;
- Selênio;
- Magnésio;
- Complexo b (principalmente b6 e b12 e b9);
- Colina;
- Vitamina D;
- Ômega 3;
- Vitamina C, E.
Os Alimentos fontes desses nutrientes são:
- Carne,
- Frango,
- Peixe,
- Ovo,
- Tofu,
- Sementes,
- Castanhas,
- Cereais integrais,
- Frutas,
- Legumes,
- Raizes,
- Tubérculos,
- Folhas verdes escuras,
- Abacate,
- Azeite.
Os níveis adequados vão ser muito importante para minimizar riscos e promover um bom desenvolvimento do bebê, além disso a falta pode estar relacionadas com comportamento do bebê após o nascimento.
Um estudos mostra um exemplo disso, que o comportamento de choros excessivos podem estar relacionados com baixos níveis de b12 e ácido fólico durante a gestação.
Não esqueça de contar sempre com o acompanhamento do seu nutricionista para realizar adaptações necessárias em sua alimentação sempre com segurança.
————————————————–
Texto escrito por: Julia Arantes – CRN 30293
Nutricionista com 10 anos de experiência em nutrição, sendo 7 anos de atendimento clínico nutricional, e 3 anos de experiência em unidades de alimentação. Pós-graduada em obesidade e emagrecimento, Especialização em nutrição clínica funcional e Fitoterápica e Materno Infantil (tentantes, gestantes, pós parto e introdução alimentar)
São Paulo – SP
11 99198-1177