A canela é uma especiaria muito versátil, aromática e saborosa. Valorizada pelas suas propriedades medicinais há milhares de anos, os benefícios da canela para a saúde se devem ao cinamaldeído, um composto que tem alto poder antioxidante.
Origem
A canela é originária do antigo Ceilão, atual Siri Lanka, localizado próximo ao sul da Índia.
A canela é uma especiaria obtida através do tronco da caneleira, uma árvore cientificamente conhecida como Cinnamomum.
Quando seca, suas tiras formam pequenos rolinhos, chamados de paus de canela, que podem ser moídos e consumidos em forma de pó.
O aroma e o sabor se devem à parte oleosa contida no tronco, rica no composto cinamaldeído, responsável pelos benefícios da canela para a saúde.
A canela tem sido usada como ingrediente ao longo da história desde o Antigo Egito. Rara e valiosa, era considerada um presente digno de reis e utilizada como mercadoria de troca.
Existem dois tipos principais de canela:
- Canela do Ceilão: também conhecida como canela “verdadeira”, por ser originária da espécie nativa do Sri Lanka, a Cinnamomum verum.
- Canela da China: ou simplesmente “canela”, originária da espécie Cinnamomum cassia, nativa da China, cultivada em outras partes do sul e sudeste da Ásia (Índia, Indonésia, Laos, Malásia, Tailândia e Vietnã). É a variedade mais comum de ser encontrada.
Os benefícios da canela para a saúde
O cinamaldeído é um composto bioativo.
Podemos dizer que os compostos bioativos ficam entre um alimento e um remédio.
Afinal, são compostos não essenciais, diferente das vitaminas e minerais, mas oferecem inúmeros benefícios. Porém, vêm antes dos remédios, pois não prometem cura, mas diminuem a probabilidade de fatores de risco relacionados a diversas doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs).
Isso porque esses compostos têm ação antioxidante.
A principal função dos antioxidantes é impedir que os radicais livres, formados pela respiração e exposição a poluição e tabagismo, causem danos nas nossas células, processo conhecido como peroxidação lipídica.
E como fazem isso? Oxidando-se no lugar das células. Por isso sua capacidade em proteger os tecidos internos e externos (melhorando a aparência da pele) e assim prevenir o envelhecimento precoce e as doenças crônicas.
Inclusive, um estudo listou os alimentos mais ricos em antioxidantes e a canela ficou em 4º lugar, apenas depois do cravo, orégano e gengibre, nessa mesma ordem.
Os estudos têm mostrado diversos benefícios da canela para a saúde, como:
- Melhorar a sensibilidade a insulina: o cinamaldeído estimula os canais por onde a glicose passa do sangue para as nossas células, chamados de GLUT4 (glucose transporter 4) e por isso diversos estudos já mostraram a melhora de quadros pré-diabéticos e o consumo de canela, quando aliada a uma dieta equilibrada.
- Estimular a produção de antioxidantes naturais do organismo: o organismo humano também tem a capacidade de produzir antioxidantes, por exemplo, a melatonina, o hormônio do sono, é um antioxidante, motivo pelo qual acordamos renovados depois de uma boa noite de sono. E o cinamaldeído é responsável por estimular o nosso DNA a produzir proteínas antioxidantes, como a glutationa e a superóxido dismutase.
- Prevenir gota e doenças intestinais: a canela atua diminuindo um complexo inflamatório relacionado a doenças intestinais, gota e uma série de DCNTs.
- Otimizar o funcionamento do metabolismo: a canela também atua inibindo as atividades de proteínas responsáveis por um processo inflamatório no organismo, melhorando o seu funcionamento, como alguns estudos têm demonstrado.
- Auxiliar no controle do colesterol: a canela também estimula o nosso corpo a produzir proteínas que regulam o colesterol.
- Auxiliar a perda de gordura: alguns estudos demonstram também o papel do cinamaldeído para a formação de novas mitocôndrias, responsáveis pela respiração celular, o que também acontece ao fazer atividades físicas, auxiliando a perda de gordura.
- Auxiliar no tratamento da candidíase: estudos mostram que o cinamaldeído é mais potente que a curcumina como auxiliar no tratamento da candidíase.
Quanto de canela consumir?
Os estudos mostram que 3g de canela é suficiente para exercer seus efeitos terapêuticos.
Essa quantidade pode ser tranquilamente consumida diariamente, já que se aproxima bastante de uma colher de chá (5g), e pela sua versatilidade, cabe em quase qualquer prato, sem necessidade de alterar o cardápio.
Por exemplo, vai comer banana? Polvilhe canela.
Gosta de mingau de aveia? Também fica perfeito com canela.
Panquecas doces, muffins de banana, de maçã… ficam perfeitos com canela e um cafezinho.
A canela também pode ser usada em pratos salgados, como em um arroz com castanhas e frutas secas, variando a preparação do tradicional arroz.
Como também a canela faz parte de temperos como o curry e a pimenta síria.
Conclusão
Gostou de saber mais sobre os benefícios da canela para a saúde?
Vale lembrar que a canela sozinha, assim como qualquer alimento, não faz milagre.
É importante que a alimentação como um todo esteja equilibrada (o que não significa restrição).
E com a adição dessa especiaria super saborosa e com um aroma incrível, se alimentar de forma equilibrada fica ainda mais prazeroso. Afinal, o segredo está no tempero e na variação das formas de preparo.
No nosso Caderno de Receitas você encontra várias receitas com canela para se inspirar.
Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.