Muito utilizadas nas mais diversas preparações culinárias, as especiarias agregam sabor, aroma e cor aos alimentos. Confira os principais benefícios e como utilizar as especiarias.
Gengibre:
O gengibre é uma planta originária da Índia e da China. Suas propriedades estão no caule. com sabor ardente, pode ser encontrado na forma natural, desidratado e em pó ou cápsulas.
Possui ação vasodilatadora, anticoagulante, analgésica e digestiva. Com efeito anti-inflamatório e antioxidante, contribui com a redução do açúcar no sangue. Melhora nauseas, atua em dores de cabeça e cólicas menstruais além de fortalecer a imunidade.
É rico em Vitamina B6, potássio, magnésio, cobre, zinco e o composto gingerol.
Pode ser usado para temperar alimentos doces, salgados, saborizar água em conservas ou no tradicional chá. É muito comum em refeições orientais
Cúrcuma:
É conhecida também como açafrão-da-índia, açafrão-da-terra ou tumérico. É uma raiz da família do gengibre de cor amarela dourada.
A cúrcuma regula o sistema digestório, tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, reduz níveis de açúcar no sangue e colesterol, contribui para o bom funcionamento do fígado, melhora a saúde cognitiva e tem ação cicatrizante.
É rica em Vitamina C e B6, ferro, zinco, manganês, selênio, magnésio, antioxidantes e curcumina. Quando administrada com a piperina aumenta sua biodisponibilidade em até 2000% (A piperina é um composto orgânico, alcalóide presente na pimenta preta)
Pode ser utilizada no preparo de carnes, peixes, risotos, refogada com legumes,vegetais e em receitas agridoces. Pode também ser consumido o chá da raiz é encontrado também em produtos do tipo Golden milk. Além do sabor, a curcuma serve para dar cor aos alimentos.
Canela:
A canela é obtida a partir da casca interna de várias espécies do gênero Cinnamomum. A caneleira é uma árvore pequena e fornece uma casca aromática que é cortada em pedaços e colocada para secar ao sol. As pontas se enrolam e formam um pequeno canudo. Pode ser encontrada em pau ou pó.
Entre seus benefícios estão a ação anti-inflamatória, antifúngica, antimicrobiana e termogênica. Contribui para a redução dos níveis de triglicérides sanguíneo, melhora a digestão e a resistência à insulina, controlando a glicemia. É uma aliada na redução do consumo de açúcar, devido ao sabor mais adocicado da especiaria.
Essa especiaria é rica em antioxidantes, cálcio, fibras, vitamina A, fósforo, magnésio, ferro e potássio.
Pode ser consumida, polvilhada sobre frutas, legumes e carnes. Na preparação de bolos, pudim, mingau, bebidas quentes ou o seu próprio chá.
Agora que você já sabe os benefícios que as super especiarias podem trazer para você, esta na hora de mudar seus hábitos alimentares e adicionar essas especiarias no seu prato.
Espero que tenha gostado de conhecer os benefícios dessas três especiarias e que você possa incorporá-las em suas receitas.
————————————————–
Texto escrito por: Fernanda Furmankiewicz – CRN 6042
Fernanda Furmankiewicz é nutricionista clínica formada pela USP com 25 anos de atuação profissional, com experiência em relações mais saudáveis através da comunicação. Profissional de saúde e nutrição, permeando diversos segmentos.
Av. São Gualter, 714
Alto de Pinheiros, São Paulo – SP
11 99154-3675
[email protected]