fbpx Skip to content

Entenda como a alimentação te ajuda a lidar com o estresse

Alimentação ajuda a lidar com o estresse

Que o estresse não é bom para a nossa saúde, já sabemos. Mas como se dão essas interferências a nível molecular? Seria possível evitarmos o estresse através da alimentação? Sim, entenda como a alimentação te ajuda a lidar com o estresse.

O eixo Hipotálamo-pituitária-adrenal (HPA) é uma rede de órgãos endócrinos, hormônios e outras moléculas que mantém a capacidade do organismo de responder a episódios de estresse agudo e/ou prolongado.

Se esse eixo é ativado repetidamente, pode acabar afetando a produção de hormônios e alterar sistemas, como o intestino e o cérebro, desregulando o organismo.

Uma maneira de contornar o estresse é diminuir o consumo de carboidratos de alto índice glicêmico e evitar dietas muito restritivas sem acompanhamento nutricional. Refeições ricas em nutrientes, ácidos graxos, vitaminas e probióticos tendem a diminuir os níveis de cortisol no sangue. O famoso hormônio do estresse. 

Agora que você já sabe que a alimentação te ajuda a lidar com o estresse, procure um nutricionista de confiança para que seja determinada a ingestão energética diária ideal para seu corpo.

————————————————–

Texto escrito por: Laís Murta – CRN 29040

Nutricionista Integrativa e Ortomolecular. Pós-graduada em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP/EPM, em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional, Formação em Self – Coach pelo IBC, Pós-graduanda em Nutrição Clínica Ortomolecular e membra do Instituto de Medicina Funcional (IFM).

Rua Tabapuã, 1123, CJ. 82
Itaim, São Paulo – SP
11 3078-3882 | 11 99680-8089
[email protected]

Logo do Instagram PNG [Fundo Transparente]

Confira outros conteúdos da Lais Murta.

1
Loading...

Ver carrinho