Portadores de doenças intestinais podem ter muito receio sobre o que comer nas fases ativas e remissivas da doença. E a alimentação adequada é fundamental, pois doenças inflamatórias intestinais podem dificultar a absorção de nutrientes causando deficiências nutricionais importantes
Sabemos que a alimentação adequada é fundamental, pois doenças inflamatórias intestinais podem dificultar a absorção de nutrientes causando deficiências nutricionais importantes
Durante a fase inflamatória da doença o paciente pode apresentar diarreia, por isso é importante o aumento do consumo de fontes proteicas, animais e vegetais. Especialmente peixes e frango, carnes magras, e leguminosas como grão-de-bico, ervilha e soja – que devem ser liquidificados e coados, incluindo também alguns tipos de grãos e legumes.
O consumo de fibras é uma questão preocupante, nesse sentido é preciso entender que há dois tipos de fibras, as solúveis e insolúveis, priorizando as fibras solúveis. Estas podem ser encontradas em batatas, abóbora moranga, inhame, banana, pera, que devem ser consumidas sempre sem casca e semente. Fibras insolúveis são excelentes para o nosso organismo, mas podem intensificar a diarreia. Assim, evite vegetais folhosos, cascas, sementes e grãos.
Tão importante quanto a alimentação, é a hidratação. Água, sucos coados e sem açúcar, água de coco e soro caseiro são indicados. Evite bebidas industrializadas e alcoólicas, que podem prejudicar o funcionamento intestinal.
Durante a remissão geralmente a dieta pode voltar a normalidade, mas é preciso avaliar a presença de intolerâncias alimentares e buscar substituições inteligentes para manter a oferta de nutrientes adequada. Conte com o acompanhamento do seu nutricionista de confiança!
————————————————–
Texto escrito por: Laís Murta – CRN 29040
Nutricionista Integrativa e Ortomolecular. Pós-graduada em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP/EPM, em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional, Formação em Self – Coach pelo IBC, Pós-graduanda em Nutrição Clínica Ortomolecular e membra do Instituto de Medicina Funcional (IFM).
Rua Tabapuã, 1123, CJ. 82
Itaim, São Paulo – SP
11 3078-3882 | 11 99680-8089
[email protected]