Os óleos essenciais são extratos vegetais altamente concentrados, destilados em óleo. Populares na medicina complementar e alternativa, esses óleos, derivados de flores, folhas, raízes e outras partes de plantas, têm sido usados para fins medicinais em algumas culturas há séculos. Veja no post de hoje 9 óleos essenciais e suas propriedades.
Óleos essenciais e óleos carreadores
Os óleos essenciais são óleos que capturam o aroma ou sabor aromático de uma planta. São extraídos das folhas, cascas e raízes das plantas por destilação ou prensagem a frio. Depois de extraídos, eles são combinados com um óleo carreador, criando um produto que está pronto para ser usado.
Óleo carreador é um óleo vegetal utilizado para diluir os óleos essenciais, para que estes últimos possam ser utilizados na pele sem causar irritação, uma vez que são altamente concentrados.
Lembrando que os óleos essenciais nunca devem ser aplicados diretamente na pele. Eles sempre devem ser diluídos. Então, é aqui que entram os óleos carreadores.
A maioria dos óleos carreadores não possuem perfumes ou são levemente aromáticos e não interferem nas propriedades terapêuticas dos óleos essenciais.
São óleos vegetais que são misturados com óleos essenciais para reduzir sua potência. Por sua vez, isso pode ajudar a melhorar sua eficácia em nossa pele.
Aqui estão alguns tipos de óleos carreadores que você pode utilizar:
- Óleo de Coco Extra Virgem Orgânico Herbia
- Óleo Vegetal de Amêndoas Doce Herbia 50ml
- Óleo Vegetal de Semente de Uva Herbia 50ml
- Óleo Vegetal de Linhaça Dourada Herbia 50ml
- Óleo Vegetal de Copaíba Herbia 50ml
9 óleos essenciais e suas propriedades
1. Óleo Essencial de Alecrim
O Óleo Essencial de Alecrim é conhecido pelas suas propriedades antissépticas, analgésicas, antidepressivas e estimulantes. Atua no sistema circulatório e vascular. Age como um estimulante da memória e da circulação, por isso é útil na fadiga mental e física e é anti-stress e relaxante dos nervos. É também um analgésico regulador suave que ajuda a equilibrar corpo e mente.
2. Óleo Essencial de Capim-limão
O Óleo Essencial de Lemongrass, conhecido também como capim-limão, é antisséptico e adstringente, um poderoso bactericida e excelente auxiliar no tratamento de pele, acne e poros dilatados, diminuindo a oleosidade da pele e do couro cabeludo. Ele é diurético e estimulante, indicado também para tratamento de celulite e obesidade.
3. Óleo Essencial de Citronela
A Citronela é amplamente conhecida por suas propriedades repelentes de insetos, porém possui também atividade antimicrobiana, fungicida e terapêutica para dores reumáticas. O Óleo Essencial de Citronela pode ser usado em coleiras de animais, afastando pulgas, carrapatos e mosquitos.
4. Óleo Essencial de Cravo
O Óleo Essencial de Cravo possui propriedades analgésicas e antissépticas, muito útil para dor de dente, aftas, micoses e unha encravada. Apresenta um forte aroma exótico e excitante. Considerado um ótimo revigorante, também possui propriedades afrodisíacas, estimulando e aumentando a energia pessoal, libido e disposição sexual.
5. Óleo Essencial de Eucalipto:
O Óleo Essencial de Eucalipto é um excelente antisséptico, muito eficaz no tratamento de queimaduras, bolhas e picadas de insetos. Suas propriedades expectorantes e descongestionantes, combatem sinusite, catarro e dor de garganta.
6. Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta:
Estimulante do sistema nervoso e tônico, o Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta alivia náuseas, dores de cabeça e enxaqueca. É expectorante, descongestionante e anti-inflamatório, indicado para problemas respiratórios, asma, bronquite, tosse e resfriados. Digestivo e hepático é indicada para enjoos e indigestão.
7. Óleo Essencial de Hortelã-Japonesa:
O Óleo Essencial de Hortelã-japonesa, popularmente conhecida no Brasil como hortelã-doce, contém alto teor de mentol. Ele é indicado para enjoos, indigestão, flatulência, mal hálito. Estimulante do sistema nervoso e tônico que alivia estafa, náuseas, dores de cabeça e enxaqueca. Expectorante, antisséptico, descongestionantes e anti-inflamatório é indicado para problemas respiratórios.
8. Óleo Essencial de Lavandin:
O Óleo Essencial de Lavandin possui fragrância e propriedades medicinais semelhantes a da Lavanda, mas um pouco menos acentuada. Leve sedativo é benéfico para insônia e dores de cabeça. Relaxante, alivia dores musculares principalmente causadas por tensão. É antisséptico, anti-inflamatório e cicatrizante. Indicado para acne, eczema, assaduras e queimaduras em geral.
9. Óleo Essencial de Melaleuca:
O Óleo Essencial de Melaleuca é antisséptico, antifúngico e antibacteriano, pode ser utilizado em lesões e infecções gerais. Ele deve ser diluído em óleo vegetal e aplicado em machucados, arranhões, picadas de inseto, acne ou micose.
Como aplicar os óleos essenciais
Agora que você já conheceu os óleos essenciais e suas propriedades, veja como aplicá-los.
No difusor: Esta é uma ótima maneira de sentir os benefícios terapêuticos dos óleos essenciais no ambiente ao seu redor. Além do mais, você só precisa usar duas a três gotas de cada vez. Os melhores óleos essenciais para difusores incluem: eucalipto, hortelã-pimenta, lavanda e patchuli.
Massagem: misture o Óleo Essencial em uma base vegetal, na média de 20 a 60 gotas para cada 100 ml de base vegetal. Para formular uma porção suficiente para uma única massagem, adicione 2 a 3 gotas de Óleo Essencial para cada colher de sopa de base vegetal que poderão ser o Óleo de girassol, semente de uva, amêndoas, entre outros.
Banhos: adicione de 5 a 10 gotas de Óleo Essencial em uma banheira de água morna quando ela já estiver cheia. Em caso de peles sensíveis, dilua em uma colher de chá de base vegetal.
Escalda-pés: adicione de 3 a 5 gotas de Óleo Essencial dentro do recipiente com água morna.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre os óleos essenciais? Lembrando que é muito importante consultar um profissional e seguir cuidadosamente as instruções dos rótulos antes de usar.
Isabella Coelho – Comunicação da Boomi.