Seu filho tem alergia ou intolerância alimentar? Esta é uma dúvida comum entre muitas mães e pais, e saber a diferença é fundamental para buscar formas de controlar esta reação e proteger o seu pequeno! Então, vamos aprender as diferenças entre alergia e intolerância alimentar?
Mas antes, lembre-se que a ajuda especializada é fundamental para manter a dieta do seu filho equilibrada e ajustada de acordo com as suas necessidades – de forma segura e esbanjando saúde.
Diferenças entre alergia e intolerância alimentar
A alergia alimentar se trata de uma reação imunológica à proteína de determinado alimento. Como a do leite, ovos, frutos do mar e castanhas, que são alergênicos mais comuns.
Geralmente a reação pode aparecer em até 2 horas, mesmo após uma ingestão mínima do ingrediente. Os sintomas variam de coceira e inchaço, à falta de ar, passando por dores abdominais e problemas intestinais.
Já a intolerância alimentar é uma reação não-imunológica, em que a substância que não é digerida pelo organismo provoca em geral sintomas gastrointestinais como gases, diarreia e até enjoo e vômitos.
O organismo não consegue digerir alimentos devido a uma deficiência ou ausência enzimática no sistema digestivo. Intolerantes à lactose por exemplo, podem apresentar deficiência da enzima lactase.
Estudos indicam que o manejo para diminuir a hipersensibilidade no organismo é a introdução de alimentos alergênicos de maneira precoce (antes de 1 e 2 anos de idade), de acordo com cada alimento potencialmente alergênico, e com isso diminuir a incidência de alergias futuras.
E caso seu filho apresente reação alérgica a algum alimento, leve-o imediatamente ao médico!
Após a realização de exames cabe ao especialista recomendar a exclusão total do ingrediente (e substituições para prevenir alguma deficiência nutricional), ou até mesmo adoção de estratégias para reinserção na rotina.
————————————————–
Texto escrito por: Carol Albuquerque – CRN 50858
Mestre em Nutrição do Nascimento à Adolescência pelo Centro Universitário São Camilo. Aprimoramento em Nutrição, Saúde Pública, Consumo e Comunicação pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto – Portugal.
Curso Desenvolvendo cidades saudáveis para reverter a obesidade e doenças crônicas não transmissíveis – Columbia University – New York. Formação em Intuitive Eating Pro Skills Training Teleseminar com Evelyn Tribole. Mindfulness-based intuitive eating pelo Programa Eat for life com Lynn Rossy vice-presidente do Centro de Mindful Eating – Califórnia.
Rua José Antonio Coelho, 801
Térreo – Sala 2 – Vila Mariana
São Paulo – SP
11 97498-6907
[email protected]
Confira outros conteúdos da Carol Albuquerque.