Na introdução alimentar é comum aparecerem muitas dúvidas: Quais alimentos devo oferecer primeiro? Quais alimentos devem ser evitados? Quais utensílios utilizar? E os alimentos alergênicos? Quando introduzir? Quais temperinhos podem auxiliar na programação metabólica? Suco de fruta pode? E a hidratação?
Ufaa!!! São tantas as dúvidas! Diante desse cenário você se questiona, será que devo levar meu bebê ao nutricionista?
E a resposta é sim! Porque essas e tantas outras dúvidas são resolvidas durante a consulta de introdução alimentar.
A importância de levar seu bebê antes dos 6 meses ao nutricionista materno infantil
Nunca se falou tanto em alergia alimentar e a cada ano aumentam os casos de alergia na infância. Mas, apesar de ser um tema que causa a preocupação de quem tem crianças em casa, vivemos em uma época marcada pelo excesso de informações disponíveis, principalmente na internet, e nem sempre é possível distinguir o que é verdade ou boato, a partir de uma perspectiva leiga.
Isso só ressalta a importância do acompanhamento e orientação de profissionais especializados, quando estamos falando de saúde e alimentação nos primeiros meses e anos de vida. Por exemplo, você sabe: Quais alimentos são potencialmente alergênicos? Qual a idade ideal para introduzir cada um deles? Como isso deve ser feito e por quanto tempo? Qual é a melhor forma de garantir a introdução desses alimentos na fase de janela imunológica, de modo a prevenir alergias futuras?⠀
⠀
O esclarecimento dessas informações faz parte da consulta de introdução alimentar com uma nutricionista materno infantil. Os primeiros seis meses são fundamentais para que mamães e papais recebam essa orientação, pois a janela imunológica dos bebês precisa ser considerada, avaliando os diferentes alimentos e as necessidades individuais do bebê.⠀
⠀ ⠀
Portanto, caso você seja ou conheça algum pai ou mãe que esteja com filhos nessa faixa de idade, compartilhe essa informação! Orientação especializada, passando pela avaliação individualizada é a chave para garantir a poupança de saúde dos nossos pequenos!
Espero ter te ajudado a esclarecer a dúvida de ”devo levar meu bebê ao nutricionista?”.
E se você está na fase de introdução alimentar do seu bebê, agende sua consulta. Será um prazer te ajudar!
————————————————–
Texto escrito por: Carol Albuquerque – CRN 50858
Mestre em Nutrição do Nascimento à Adolescência pelo Centro Universitário São Camilo. Aprimoramento em Nutrição, Saúde Pública, Consumo e Comunicação pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto – Portugal.
Curso Desenvolvendo cidades saudáveis para reverter a obesidade e doenças crônicas não transmissíveis – Columbia University – New York. Formação em Intuitive Eating Pro Skills Training Teleseminar com Evelyn Tribole. Mindfulness-based intuitive eating pelo Programa Eat for life com Lynn Rossy vice-presidente do Centro de Mindful Eating – Califórnia.
Rua José Antonio Coelho, 801
Térreo – Sala 2 – Vila Mariana
São Paulo – SP
11 97498-6907
[email protected]
Confira outros conteúdos da Carol Albuquerque.