Confira nesse post algumas escolhas inteligentes para se ter uma vida mais saudável.
Um instituto americano de nutrição fez uma pesquisa com mais de 100.000 pessoas através da internet, perguntando quais os principais desafios que elas enfrentam para melhorar a qualidade da alimentação delas.
Na minha opinião, como profissional da saúde vivendo o dia a dia na nutrição, os resultados são intuitivos e não me surpreenderam.
Reparem que no topo da lista não encontramos nenhuma resposta do tipo “Eu não sei o que eu deveria comer”… Isso significa que as pessoas acham que sabem como devem se alimentar, certo?
Mesmo assim, quando observamos o foco da mídia eletrônica e/ou impressa, são essas as informações que mais encontramos: “O que devemos comer”.
Parece existir um desencontro entre o que os profissionais/mídias/blogueiros/influencers oferecem e o que as pessoas precisam! Concordam?
Obviamente, o que comemos importa, e muito, por diversas razões. Mas parece não ser o principal problema que impede que as pessoas comam de maneira saudável e equilibrada, e parece não ser o real problema que impede verdadeiras mudanças de hábitos para adoção de um estilo de vida mais saudável.
Muitas outras coisas influenciam: o comer emocional, a maneira de lidar com “vontades”/gula/fome, comer fora de casa/delivery (em tempos de Covid-19). Quando você lida com a causa real do seu problema, seus objetivos passam a ser muito mais possíveis.
É importante encontrar um profissional completo, que consiga te orientar para a resolução de todas as queixas que podem aparecer. A nutrição não é só verificação de peso, composição corporal, cálculo de planos alimentares ou orientação de dietas. É muito mais que isso!
Escolhas inteligentes para uma vida mais saudável
Arroz integral x Arroz branco?
Macarrão normal x Integral?
Macarrão instantâneo x Macarrão comum?
Milho de pipoca x Pipoca de micro-ondas?
Leite de soja x Leite de vaca?
Leite integral x Desnatado?
Manteiga x Margarina?
Fome x Vontade de comer?
Diet x Light x Normal?
Açúcar x Adoçante?
Esses são apenas alguns poucos exemplos de escolhas que precisamos aprender a fazer. A nutrição é uma ciência, e o nutricionista é o profissional da saúde que te ajuda a entender quais são as melhores opções para você.
Adequado significa: equilíbrio, variedade, na quantidade e proporção correta para você, com sabor, que respeite sua cultura e hábitos sociais… Traduzido sempre através de orientações individualizadas.
Precisamos parar de pensar em alimentos proibidos, e focar nos que são permitidos, benéficos e saudáveis para você.
Não se culpe por ter comido alimento “x”, aprenda a construir uma boa relação com os alimentos saudáveis que devem fazer parte do cotidiano.
Pare de pensar em “dieta por X meses”, e redirecione suas energias para mudanças e hábitos que irão fazer parte de de uma vida mais saudável por tempo indeterminado. Precisamos sair do efeito sanfona e aprender a manter o peso ideal e adequado.
Só um nutricionista pode te ajudar com isso. Sem dietas milagrosas, sem suplementos mágicos, sem soluções instantâneas. Com ciência e consciência!
————————————————–
Texto escrito por: Andrea Waisenberg – CRN XXXX
Nutricionista com Pós Graduação em Nutrição Esportiva – ambos pela Universidade de São Paulo.
Engenheira Química (Poli – USP), MBA (University of North Carolina), experiência em Marketing, Produção e Projetos na Indústria Química, e em Consultoria Estratégica.
Atualmente atuando como Nutricionista Clínica com atenção à promoção da saúde, bem estar, atividade física e wellness.
R. Gumercindo Saraiva, 10 – Casa 3 – Jardins
São Paulo – SP
11 98315-7386
[email protected]