Nutrólogo, Nutricionista ou Endocrinologista? Como você decide com quem se consultar? Nesse texto você riá descubrir a diferença entre esses 3 profissionais.
Endocrinologistas
Médicos especialistas em alterações e desequilíbrios hormonais e metabólicos, como diabetes, disfunções da tireóide, alterações do colesterol, obesidade, entre outros.
Solicitam exames, diagnosticam e tratam doenças hormonais e metabólicas, podendo usar medicamentos, vitaminas e suplementos. Orientam necessidades dietéticas específicas, como redução de açúcar ou sódio, e geralmente encaminham o paciente a um nutricionista.
Nutricionistas
Graduados em Nutrição, são responsáveis pela prescrição da planos alimentares (cardápios) equilibrados em nutrientes e calorias, de acordo com a necessidade individual.
Fazem orientações nutricionais e dietéticas, e indicam suplementações, quando necessário. Auxiliam a prevenção e tratamento de diversas doenças, promovem saúde e qualidade de vida.
Também trabalham com segurança alimentar, e contribuem com a prática da alimentação saudável.
Nutrólogo
A Nutrologia é uma especialidade da medicina, que ganhou reconhecimento recentemente.
É o estudo do impacto dos alimentos ingeridos no organismo. Analisa benefícios e malefícios de nutrientes, e permite que o nutrólogo faça diagnósticos e recomende tratamento de doenças diretamente relacionadas à ingestão de determinados nutrientes.
Os médicos avaliam, por meio de exames médicos, a saúde do paciente e oferecem orientação de forma geral, com uma alimentação mais equilibrada para a preservação da saúde. Porém, o nutricionista é o profissional responsável pela elaboração de uma dieta individualizada, que otimiza as proporções entre os macro e micro nutrientes ingeridos.
Conclusão
Espero que esse breve texto tenha esclarecido quais são as funções do Nutrólogo, Nutricionista e Endocrinologista.
Confie na ciência e experiência de profissionais que se graduaram para exercer suas funções!
Sem terrorismo nutricional, sem dietas da moda, e sem seguir orientações de influenciadores, que muitas vezes se baseiam apenas em suas experiências pessoais, que não necessariamente funcionam para todos.
————————————————–
Texto escrito por: Andrea Waisenberg – CRN XXXX
Nutricionista com Pós Graduação em Nutrição Esportiva – ambos pela Universidade de São Paulo.
Engenheira Química (Poli – USP), MBA (University of North Carolina), experiência em Marketing, Produção e Projetos na Indústria Química, e em Consultoria Estratégica.
Atualmente atuando como Nutricionista Clínica com atenção à promoção da saúde, bem estar, atividade física e wellness.
R. Gumercindo Saraiva, 10 – Casa 3 – Jardins
São Paulo – SP
11 98315-7386
[email protected]