Vamos conversar sobre consumo consciente na alimentação? Entenda como ser consciente sobre a sua comida pode influenciar a sustentabilidade ambiental.
Você sabe o quanto é importante repensarmos o nosso consumo? Escrevi esse post para demonstrar a necessidade de conversarmos sobre consumo consciente na alimentação!
No dia 16 de outubro comemoramos o Dia Mundial da Alimentação, e nosso consumo interfere diretamente numa das principais ações desta data.
O Dia Mundial da Alimentação foi escolhido para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945, que tem como função liderar os esforços internacionais no combate a fome.
Nosso papel enquanto sociedade ativa nessa luta, envolve repensarmos a forma como consumimos os alimentos! Segundo a FAO, cerca de 30% da comida produzida no mundo vai para o lixo.
É preciso urgentemente ressignificar o padrão dos alimentos. Nem sempre o que é mais “vistoso” é melhor para nossa saúde. E o ideal é comprar pequenas quantidades, principalmente de produtos perecíveis para evitar que estraguem.
O desperdício deve ser evitado. Mas como? Primeiramente, repensando a nossa cadeia de compra. Um produto orgânico, por exemplo, além de ser muito saudável e livre de agrotóxicos incentiva a agricultura familiar e preserva o meio ambiente.
Um “amassado” ou “machucado” não afeta, sua qualidade!
E o que fazer com as sobras? O que puder ser utilizado novamente, como cascas, sementes e talos cheios de nutrientes, incorpore em novas receitas. E o restante, que tal transformar em compostagem e montar sua própria hortinha em casa?
Lembre-se que o consumo consciente não é moda, mas sim uma forma de controlarmos diretamente nosso impacto social e nossa contribuição para sustentabilidade ambiental.
————————————————–
Texto escrito por: Laís Murta – CRN 29040
Nutricionista Integrativa e Ortomolecular. Pós-graduada em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP/EPM, em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional, Formação em Self – Coach pelo IBC, Pós-graduanda em Nutrição Clínica Ortomolecular e membra do Instituto de Medicina Funcional (IFM).
Rua Tabapuã, 1123, CJ. 82
Itaim, São Paulo – SP
11 3078-3882 | 11 99680-8089
[email protected]