fbpx Skip to content

Os benefícios do açúcar de coco + 3 receitas com açúcar de coco

benefícios do açúcar de coco

Considerado o mais nobre entre os açúcares, o açúcar de coco é uma ótima alternativa para quem gosta de doces por conter diversos benefícios que não são encontrados em açúcares como o refinado, o demerara e o mascavo. E no texto de hoje irei te contar quais são os benefícios do açúcar de coco, como ele é feito, além de 3 receitas com açúcar de coco que são deliciosas e fáceis de fazer.

O açúcar de coco vem se tornando muito popular no Brasil nos últimos tempos, embora em outras partes do mundo, como no continente asiático e principalmente nas Filipinas ele já é utilizado na culinária há muitos anos.

Na Índia, o coco era considerado a comida dos deuses. Ao oferecer coco in natura, segundo os rituais realizados nos templos, estabeleciam-se os mais profundos elos entre o homem e o sagrado.

O coqueiro, em determinados países, é considerado a “árvore da vida”, principalmente por seu fruto ser considerado uma rica fonte de nutrientes.

 

Como é feito o açúcar de coco?

Muitos acreditam que o açúcar de coco é derivado do próprio coco, mas na verdade ele é extraído da seiva das flores da palma de coco e não do coco em si.

O processo de extração é realizado de forma artesanal, onde os trabalhadores escalam os coqueiros e realizam um corte na flor da palma do coqueiro. A seiva que escorre é recolhida e passa por um processo de aquecimento em caldeiras onde, por conta da evaporação da água, ela é desidratada e resulta em mini cristais que serão triturados dando origem ao açúcar de coco.

O açúcar de coco é considerado um alimento minimamente processado, pois não há a adição de conservantes ou outros componentes químicos durante o processo de fabricação.

Para a coleta da seiva, cada coqueiro produz em torno de uma flor por mês. A cada 65 flores é possível coletar cerca de um litro e meio de seiva por dia, que depois de aquecida pode dar origem a 200 gramas de açúcar de coco.

A extração, a coleta da seiva e seu aquecimento é o que dará origem a um açúcar de cor marrom que pode variar entre mais claro ou mais escuro.

 

Benefícios do açúcar de coco:

  • Contém baixo índice glicêmico

Um dos benefícios do açúcar de coco é seu baixo índice glicêmico, ou seja, ele entra de forma mais lenta na corrente sanguínea, evitando a rápida liberação de insulina e ajudando a controlar as taxas de glicose no sangue. Muitos estudos atribuem esse benefício a um tipo de fibra chamada inulina. Encontrada no açúcar de coco, esse tipo de fibra não fermenta no intestino delgado, ajudando no controle da velocidade do trânsito intestinal e tornando a absorção de glicose mais lenta.

O índice glicêmico pode receber uma pontuação de 0 a 100. De acordo com uma pesquisa mais recente feita pela Universidade de Sydney o índice glicêmico do açúcar de coco é 54, embora estudos feitos no Departamento de Agricultura das Filipinas atribua seu valor como 35.

Em ambos os casos o açúcar de coco ainda possui um índice glicêmico muito baixo quando comparado com os outros açúcares.

Índice glicêmico:

  • Açúcar refinado: 92
  • Mel: 83
  • Açúcar mascavo: 80

Se quiser saber mais sobre índice glicêmico, insulina e diabetes acesse nosso post anterior.

 

  • Ajuda no controle da saciedade

Por ter um baixo índice glicêmico o açúcar de coco promove menor e mais lenta liberação de insulina. A insulina, por ser um hormônio que regula sinais de fome e saciedade, quando liberada rapidamente, aumenta a sensação de fome. Isso não acontece com o açúcar de coco que evita os picos de insulina promovendo mais saciedade.

 

  •  Melhora a saúde da flora intestinal

Como foi mencionado anteriormente, o açúcar de coco possui em sua composição uma fibra chamada inulina. Esta fibra é considerada prebiótica, ou seja, ela auxilia na nutrição das bactérias benéficas à saúde e que estão presentes no intestino. O fato de ser uma fibra prebiótica, também contribui para o fortalecimento do sistema imune, pois evita o desenvolvimento de bactérias nocivas e que possam causar doenças.

 

  • Contém diversos nutrientes

O açúcar de coco, por não passar pelo processo de refinamento, mantém muitos de seus nutrientes, sendo eles vitaminas do complexo B (B1, B2, B3 e B6) e minerais como o potássio, o zinco, o ferro e o magnésio.

Além disso, não possui aditivos químicos, que muitas vezes podem ser nocivos à saúde.

 

Açúcar refinado X Açúcar de coco

São diversas as razões pelas quais o açúcar de coco pode ser considerado melhor que o refinado, e uma delas está na diferença entre os processos de fabricação.

O açúcar refinado, também conhecido como açúcar branco, passa por várias etapas de fabricação, dentre elas está o refinamento que é uma das últimas etapas, onde o produto recebe tratamentos químicos para melhorar seu gosto e seu aspecto.

Nesse tratamento são adicionados diversos aditivos químicos como clarificantes, antiumectantes, precipitadores e conservantes que são considerados nocivos à saúde. Além disso o refinamento elimina todos os nutrientes do açúcar, como suas fibras, sais minerais e vitaminas, tornando-o um alimento que não traz benefícios.

Já o açúcar de coco, como foi mencionado, não passa por processos de refinamento tendo seus nutrientes conservados e, portanto, sendo muito mais benéfico à saúde. Este é mais um dos benefícios do açúcar de coco.

 

Onde encontrar?

O açúcar de coco é vendido em sua forma original, mas também pode fazer parte de diversos produtos, enriquecendo sua composição. Veja os produtos com açúcar de coco que você encontra na Boomi:

 

Receitas com açúcar de coco:

O açúcar de coco pode ser usado como substituto do açúcar refinado em todas as receitas, especialmente em bolos. Como o seu sabor não é tão doce quanto o refinado, as pessoas tendem a usar mais do produto, o que não é preciso.

A substituição deve ser de 1×1 ou até menos, se estiver procurando por hábitos alimentares mais saudáveis.

É importante lembrar que o valor calórico do açúcar de coco é praticamente o mesmo do açúcar mascavo e do açúcar refinado e, por isso, não deve ser acrescentado em grandes quantidades nos alimentos. Vamos as receitas com açúcar de coco?

 

1. Brigadeiro fit com açúcar de coco

Ingredientes:

Modo de Preparo:

Numa panela média, junte todos os ingredientes e misture bem. Leve ao fogo brando, mexendo sempre até atingir o ponto de brigadeiro, ou seja, quando estiver soltando do fundo da panela.

Então, despeje num prato untado e espere esfriar. Com as mãos ligeiramente untadas de manteiga light, enrole porções de brigadeiro (cerca de 1 colher de chá cheia). Envolva o brigadeiro no cacau até a superfície ficar totalmente coberta e sirva.

Fonte: Vila Mulher 

 

2. Bolo integral de coco e laranja

Ingredientes:

Modo de preparo:

Bata a manteiga ghee com o açúcar de coco em uma batedeira velocidade média até formar um creme lisinho (5 a 7 minutos) sem desligar a batedeira, vá acrescentando um ovo de cada vez e continue batendo até formar um creme esbranquiçado e liso.

Coloque então a farinha e bata por 2 minutos. Com uma espátula, misture o fermento, delicadamente, e inclua 50 ml de suco de laranja e 50 ml de leite de coco à massa do bolo.

Misture as raspas de laranja e coloque em forminhas para assar, aperte no centro de cada bolinho pedacinhos de chocolate funcional amargo ou nibs de cacau e leve para assar por aproximadamente 20 minutos a 180 graus.

O segredo para saber se está pronto é quando as laterais começam a se desgrudar da forma.

Enquanto isso, em uma panela, coloque o leite de coco com o restante do suco e aqueça para formar uma caldinha, o fogo deve estar médio. Assim que tirar o bolo do forno, jogue a calda ainda morna por cima com o auxílio de uma colher ou concha pequena.

Fonte: Chef Funcional

 

3. Bolo de Maçã com açúcar de coco

Ingredientes:

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 220 graus. Numa travessa reserve a farinha integral, a aveia, a canela e o sal. Bata no liquidificador os ovos, o óleo, o açúcar de coco, 3 maçãs com casca (separe as outras 2, retire a casca e pique na massa antes de levar ao forno). Despeje a mistura líquida sobre o conteúdo reservado na travessa, e mexa com um batedor de arame para não empelotar, acrescente as 2 maças sem casca picadas e despeje a massa numa forma untada e enfarinhada. Asse por 45 minutos, e quando estiver assado espere esfriar e sirva.

Fonte: Aqui na Cozinha

 

Gostou dessas receitas com açúcar de coco? Confira outras receitas saudáveis e deliciosas no Caderno de receitas da Boomi.

Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi


1
Loading...

Ver carrinho