fbpx Skip to content

9 hábitos diários para melhorar sua saúde mental

hábitos para melhorar a saúde mental

Janeiro é o mês da conscientização sobre saúde mental! O assunto da saúde mental é algo que deve ser discutido durante todo o ano, mas este mês em particular oferece um lembrete importante de que a saúde mental é um componente essencial para nossa saúde geral e qualidade de vida. Por isso, nesse post, nós vamos abordar alguns hábitos diários que você pode colocar em prática para melhorar sua saúde mental.

A saúde mental é um conceito amplamente discutido nos dias de hoje. Você pode notar discussões sobre saúde mental online, em conversas com amigos, nos programas de televisão e filmes ou em vários outros lugares.

Mas o uso generalizado e frequente de qualquer termo pode fazer com que o significado fique confuso, se não totalmente mal interpretado. Então, se você se depara com o termo com frequência, mas ainda tem alguma incerteza sobre exatamente o que saúde mental se refere, você não está sozinho.

Em poucas palavras a saúde mental inclui o seu bem-estar psicológico e social. Também abrange sua saúde emocional ou sua capacidade de nomear abordar e regular suas emoções.

Muitos fatores desempenham um papel na saúde mental, alguns dos quais você não pode controlar, como genética, experiências de vida e histórico familiar. Mas você tem influência sobre uma grande parte, e a capacidade que você tem de influenciar sua saúde mental é fundamental porque sua saúde mental é muito importante.

 

O que torna a saúde mental tão importante?

A saúde mental ajuda a determinar como você lida com o estresse, se relaciona com os outros e faz escolhas. Cuidar de sua saúde mental pode levar a:

  • Humor melhorado
  • Ansiedade reduzida
  • Pensamento mais claro
  • Relacionamentos mais profundos
  • Melhora da autoestima e confiança

Cuidar de sua saúde mental também pode te ajudar a gerenciar problemas de saúde que são agravados pelo estresse, como doenças cardíacas. Ela pode impactar tudo sobre sua vida, incluindo a maneira como você vê e se move pelo mundo e sua capacidade de lidar com as coisas que a vida coloca em você.

É por isso que construir hábitos para melhorar a saúde mental pode fazer uma grande diferença no seu dia a dia.

 

9 hábitos para melhorar a saúde mental

Não sabe por onde começar? Veja 8 hábitos para melhorar a saúde mental abaixo, juntamente com algumas orientações sobre como buscar apoio profissional.

  1. Descanse bastante

Ter uma boa noite de sono é essencial para a funcionalidade do cérebro e estabilidade do humor. De acordo com a National Sleep Foundation, os adultos precisam de 7 a 9 horas de sono por noite. Sabemos que isso pode não ser possível todas as noites, mas você deve se esforçar para seguir um horário de sono saudável tanto quanto possível, com tempo suficiente para permitir que seu cérebro descanse e recarregue para o dia seguinte.

Se você costuma ter problemas para adormecer ou permanecer dormindo, certifique-se de reduzir o tempo de tela uma hora antes de dormir para permitir que seu cérebro desligue gradualmente durante a noite. A meditação na hora de dormir e o registro no diário também podem ajudá-lo a relaxar e descontrair antes de dormir.

 

  1. Exercite-se regularmente

O exercício é tão importante para a sua saúde mental quanto para a sua saúde física, por isso é outra dica ótima para quem quer construir bons hábitos para melhorar a saúde mental. Quando você se exercita, seu corpo libera substâncias químicas cerebrais do bem-estar chamadas endorfinas, que ajudam a aliviar o corpo do estresse e da dor. O exercício regular também pode aumentar os níveis de serotonina no cérebro, o que melhora o humor e a sensação geral de bem-estar. Com isso em mente, certifique-se de dedicar pelo menos 20 minutos do seu dia à atividade física, seja um passeio de bicicleta em alta velocidade ou uma caminhada rápida pelo quarteirão.

 

  1. Alimentação e hidratação

Fornecer ao corpo os nutrientes e a hidratação de que ele precisa para funcionar é outra parte essencial da saúde mental. Além de comer refeições bem balanceadas, tente adicionar alimentos à sua dieta que aumentem a felicidade. E certifique-se de beber bastante água; a hidratação está ligada à diminuição do risco de ansiedade e depressão.

Te indico a conferir o nosso Caderno de Receitas da Felicidade e aproveite receitas para diversas refeições do dia e fique mais feliz e de bom humor comendo os alimentos certos. É online e gratuito.

 

  1. Tenha uma rotina matinal

Ter uma rotina matinal consistente e gratificante é um bom hábito de saúde mental comumente negligenciado. Muitos de nós pressionamos a soneca uma (ou duas) vezes demais e nos vemos apressados ​​e em pânico pela manhã.

Isso não é maneira de começar o seu dia.

Comprometa-se a reservar um tempo para uma rotina matinal – mesmo que isso signifique acordar 30 minutos mais cedo.

Confira algumas no nosso texto ‘’10 passos para iniciar uma rotina matinal saudável’’.

 

  1. Meditação diária

Meditação é treinar sua atenção para alcançar um estado mental de calma, concentração e emoções positivas. É uma maneira simples e relaxante de ajudar a controlar o estresse e melhorar seu humor geral. Embora existam muitos tipos de meditação, eles geralmente incluem estes 4 elementos essenciais:

  • Um local tranquilo com poucas distrações
  • Postura confortável (geralmente sentado ou deitado)
  • Atenção focada na respiração, sensações no corpo ou um mantra específico
  • Uma atitude aberta e capacidade de deixar as distrações irem e virem naturalmente

Uma das melhores coisas sobre a meditação é que ela não requer muito tempo do seu dia. Mesmo apenas 10 minutos de meditação por dia podem ajudá-lo a alcançar a calma e um estado mental relaxado.

Quer incluir esse hábito para melhorar a saúde mental, mas não sabe por onde começar? Confira o nosso texto com 13 dicas para começar a meditar.

 

  1. Pratique a gratidão

Incluir gratidão em sua vida é uma maneira de criar uma visão positiva de sua vida. Mais do que isso, traz benefícios tangíveis para sua saúde mental, incluindo redução do estresse , diminuição dos sintomas de depressão e melhora do seu humor.

Gratidão é um conceito simples, mas às vezes difícil de acompanhar. Em 2023, reserve um tempo para autorreflexão e compartilhe sua gratidão com as pessoas ao seu redor. Se você gosta de fazer um diário, escreva regularmente uma lista de coisas pelas quais você é grato.

Nós ensinamos como escrever um diário da gratidão no texto ‘’ 20 maneiras de praticar a gratidão diariamente’’.

 

  1. Promova relacionamentos saudáveis

Seus relacionamentos desempenham um papel importante em sua vida cotidiana e em sua saúde mental. Os relacionamentos que você permite para si mesmo refletem a energia que existe em sua vida.

Relacionamentos saudáveis ​​são a chave para uma vida feliz. Cerque-se de pessoas que o elevam e se distancie daquelas que não o fazem. E isso nos leva ao próximo bom hábito para melhorar a saúde mental…

 

  1. Estabeleça limites

Relacionamentos saudáveis ​​geralmente são definidos por limites saudáveis. Na verdade, ter limites é a chave para uma base sólida de qualquer relacionamento.

Os limites têm uma má reputação por serem egoístas ou duros, mas na verdade são exatamente o oposto. Se você deseja que um relacionamento prospere (amizade, romântico, familiar, etc.), ambas as partes devem ter alguns limites. Isso ajuda a construir confiança e respeito mútuo – ambos essenciais para um relacionamento saudável e feliz.

 

  1. Limite o uso do telefone

Como milhões de brasileiros, você provavelmente se vê verificando seu celular com frequência ao longo do dia, lendo as notícias ou navegando sem pensar nas mídias sociais. Embora haja muitos benefícios em se manter informado e conectado, nossos celulares também tendem a nos expor a conteúdos negativos que podem desencadear ansiedade e alimentar nossos medos e inseguranças. Certifique-se de reservar algum tempo ao longo do dia para se desconectar do telefone e se concentrar no ambiente. Use esse tempo para conversar cara a cara com sua família e amigos ou fazer algo produtivo em casa.

 

Quando buscar um profissional

As estratégias acima podem ajudar a melhorar o bem-estar mental, mas não podem curar nenhum problema de saúde mental.

Em outras palavras, fazer mudanças em seus hábitos para melhorar sua saúde mental nem sempre alivia o sofrimento mental persistente. Trabalhar com um terapeuta, no entanto, pode ser uma maneira particularmente poderosa. Você pode considerar o suporte profissional a qualquer momento. Não precisa ter depressão, ansiedade ou qualquer sintoma específico de para se beneficiar da terapia.

 

Conclusão

Sua saúde mental desempenha um papel fundamental na sua qualidade de vida.

Muitos dos fatores que podem afetar a saúde mental permanecem fora do seu controle, mas adicionar hábitos benéficos aos seus dias pode melhorar e promover um bem-estar.

Apenas saiba que, quando se trata de adotar novos hábitos, geralmente é mais útil começar com apenas um ou dois de cada vez. Em seguida, verifique com você mesmo para avaliar como essas mudanças ajudaram.

Se sua saúde mental começar a piorar, pode ser a hora de procurar um terapeuta. O suporte profissional pode ser uma ferramenta poderosa em seu kit de ferramentas de hábitos mentais positivos.

Acima de tudo, lembre-se: Você é uma pessoa incrível que merece aproveitar a vida da melhor maneira possível.

 

Isabella Coelho – Comunicação da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho