fbpx Skip to content

9 dicas para manter a alimentação saudável na Páscoa

manter a alimentação saudável na Páscoa

Se está buscando dicas para manter a alimentação saudável na Páscoa, veja este post que preparamos para você.

 

A Páscoa é repleta de tradições e celebrações, geralmente acompanhadas por alimentos saudáveis e outros não tão saudáveis assim. Para quem busca manter uma alimentação mais saudável, essa data pode representar um desafio. Com a tentação de chocolates e outros pratos elaborados, é fácil se perder nos excessos e comprometer o equilíbrio nutricional.

Por isso, neste post, reunimos algumas dicas para te ajudar a manter a alimentação saudável na Páscoa, desfrutando das celebrações sem abrir mão dos cuidados com a alimentação. Veja como é possível conciliar o prazer gastronômico com escolhas conscientes, mantendo o equilíbrio nesta época festiva.

 

9 dicas para manter a alimentação saudável na Páscoa

Na época de Páscoa e outras festividades, é comum surgir a preocupação com a manutenção de uma alimentação saudável. No entanto, é importante lembrar que um dia de exagero não deve abalar o equilíbrio conquistado com escolhas saudáveis durante todo o ano.

Por outro lado, a Páscoa não é a única comemoração do ano, por isso é importante manter o equilíbrio e aproveitar esses momentos sem perder de vista o compromisso com a saúde e o bem-estar.

 

  1. Não consuma chocolate, outros doces e alimentos refinados de estômago vazio – comece pelos vegetais e pela proteína

É muito comum pular refeições ou jejuar antes de um evento, pensando nos alimentos que serão consumidos. O problema disso é que chegar com muita fome, aumenta a chance de exagerar, ainda mais nos alimentos menos saudáveis. Além disso, consumir doces e outros alimentos refinados de estômago vazio, prejudica o controle do apetite. Por isso, antes de partir para o doce, comece pelos vegetais e pelas proteínas – além de controlar a fome, eles também controlam o índice glicêmico da refeição ajudando na saciedade.

 

  1. Coma devagar

Comer com atenção, sentir o cheiro da comida, mastigar devagar saboreando cada pedacinho, nos faz perceber que de fato fizemos uma refeição.

Ao se sentir saciado, guarde o que sobrou para uma próxima refeição.

 

  1. Mantenha-se hidratado

Diante de tanta comida no almoço de Páscoa, não podemos esquecer de beber água. Ela ajuda a diminuir a retenção hídrica causada por alimentos ricos em carboidratos, açúcares e sódio, além de prevenir a constipação. Para saber o quanto você precisa beber de água, multiplique de 35 a 50ml pelo seu peso e fracione-a ao longo do dia.

 

  1. Seja seletivo: escolha o seu ovo de páscoa preferido

Alimentação saudável não é sobre escolher doces fit ou protéicos sempre. É sobre incluir os seus alimentos preferidos no momento certo e eu diria que essa é uma das dicas mais importantes para manter a alimentação saudável na Páscoa. A páscoa é um momento de celebração com familiares e pessoas queridas e nada melhor do que celebrar comendo os nossos alimentos preferidos. Além disso, já que vamos comer um doce de qualquer forma, nada mais interessante do que fazer valer a vez e optar pelo nosso doce preferido.

 

  1. Porcione o chocolate

A mentalidade de restrição costuma nos fazer comer por impulso. Então permita-se. Escolha o seu ovo preferido e, se for o caso, porcione. Assim você terá um doce para comer mais tarde e, ao diminuir a porção de açúcar da refeição, ainda favorece um maior controle da glicemia e do apetite.

 

  1. Maneire nas bebidas açucaradas e alcoólicas

O excesso de bebidas açucaradas fornecem muitas calorias, com poucos nutrientes e zero saciedade. Se a Páscoa já é um evento onde costumamos consumir chocolates e outros doces, é importante maneirar nessas bebidas para manter a alimentação saudável na Páscoa.

 

  1. Mantenha a prática de atividade física

Já reparou que quando você treina, fica mais fácil manter uma alimentação saudável? Por isso, nada melhor do que começar o dia com uma bela corrida, caminhada, ou uma volta de bicicleta. Exercícios físicos liberam hormônios do bem-estar, como a endorfina e a serotonina, importantes para a saúde mental e física, e melhoram a sensibilidade à insulina, contribuindo para o controle do apetite.

 

  1. Tenha uma boa noite de sono

O sono é indispensável para manter corpo e mente saudáveis, tanto que passamos um terço da nossa vida dormindo. A melatonina, o hormônio do sono, é um antioxidante natural do corpo e é um dos motivos pelos quais acordamos renovados quando temos uma boa noite de sono. E o sono impacta em tudo o que acontece no nosso organismo, inclusive no controle do apetite e está diretamente relacionado ao controle do peso e qualidade de vida.

 

  1. Exagerou? Está tudo bem.

O autocontrole é um exercício diário até que o paladar e o comportamento alimentar se adaptem, e os exageros se tornem menos frequentes. Mesmo assim, ainda há o risco de exagerar eventualmente e isso é completamente normal. Apenas volte para a sua rotina de alimentação saudável e está tudo bem.

 

Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho