Veja no post de hoje os benefícios do radicchio para a saúde, além de maneiras de preparar o vegetal.
Já ouviu falar no radicchio? O radicchio é um vegetal folhoso, comum na culinária italiana e mediterrânea, de folhas roxo-avermelhadas escuras e talos brancos.
Às vezes é chamado de chicória vermelha, chicória italiana ou endívia vermelha. Tem sabor levemente amargo e adiciona um bom contraste e crocância a saladas e outros pratos.
Versátil na cozinha, alguns benefícios do radicchio para a saúde incluem a melhora da cognição, prevenção da osteoporose, auxilia na imunidade, melhora do trânsito intestinal e controle da glicemia, valendo a pena adotá-lo como parte da alimentação.
Valor nutricional e benefícios do radicchio para a saúde
1 porção de 100g (2 e ½ xícaras) de radicchio, contém:
- 23 calorias
- 4,48g de carboidratos
- 1,43g de proteína
- 0,25g de gorduras
- 0,9g de fibras (3% da ingestão diária recomendada – IDR)
- 302mg de potássio (10% da IDR)
- 0,62mg de zinco (6% da IDR)
- 60mcg de folato (15% da IDR)
- 2,26mg de vitamina E (15% da IDR)
- 255mcg de vitamina K (100% da IDR)
Fonte: FDC
Além desses nutrientes, o raddichio também é rico em antocianinas, um polifenol com atividade antioxidante responsável pela coloração roxo-avermelhada das folhas.
Essa composição nutricional oferece os mais diversos benefícios do radicchio para a saúde, como:
- Melhora da cognição
1 porção de 100g (2 e ½ xícaras) de radicchio oferece 100% das necessidades diárias de vitamina K, nutriente importante para a cognição, especialmente à medida que se envelhece. Diversos estudos associam idosos com doença de Alzheimer a um baixo consumo de vitamina K. Outros estudos sugerem que níveis mais altos de vitamina K podem estar associados a um melhor desempenho da memória em idosos saudáveis e na diminuição de depressão e ansiedade.
- Previne osteoporose
A vitamina K também ajuda e estimular a fixação de cálcio nos ossos, sendo importante para o fortalecimento ósseo e para prevenir a osteoporose.
- Sistema imune saudável
O raddichio é rico em ferro, zinco, vitamina E, antocianinas e outros polifenóis que atuam na formação de células imunes, protegendo as células do organismo contra a ação dos radicais livres, o que previne o aparecimento de diversas doenças crônicas.
- Melhora a saúde da pele
Os antioxidantes, por combaterem os radicais livres que se formam com a exposição à poluição, tabagismo, etc., auxiliam na melhora da saúde e a aparência da pele.
- Melhora o trânsito intestinal
Por ser fonte de fibras insolúveis, aumenta o volume das fezes e estimula os movimentos naturais do intestino. Por isso, o raddichio é um dos alimentos que ajudam na constipação intestinal.
- Controla a glicemia
As fibras também diminuem a velocidade a absorção do açúcar dos alimentos, controlando o nível de glicose no sangue. Ou seja, ao adicionar raddichio junto a um prato com arroz e feijão, por exemplo, o vegetal ajudará no controle do índice glicêmico da refeição e, consequentemente, melhorando os níveis de açúcar no sangue.
- Controla o apetite
Por ser fonte de fibras que aumentam o bolo alimentar e ser um alimento de baixíssima caloria, o raddichio auxilia no controle do apetite, prolongando a sensação de saciedade e diminuindo a ingestão de alimentos ao longo do dia, sendo aliado da perda de peso.
- Controla a pressão arterial
Rico em potássio, o raddichio auxilia no controle da pressão arterial, uma vez que a quantidade acima fornece 10% das necessidades diárias deste mineral.
- Fonte de folato, imprescindível para gestantes
O raddichio é fonte de folato, nutriente imprescindível para gestantes, que necessitam dessa vitamina para formação adequada do feto, inclusive, sendo indicada a suplementação, tamanha a sua importância nessa fase da vida.
Maneiras de preparar radicchio
Radicchio (Cichorium intybus) é uma variedade de chicória, que pertence à família Asteraceae. É conhecida como chicória italiana, devido ao seu uso comum na culinária italiana. Algumas maneiras de preparar radicchio na culinária italiana, incluem raddichio grelhado ou refogado.
O radicchio cru é ideal para colorir e dar crocância a saladas, para rechear hambúrgueres e sanduiches. Mas também pode ser assado, grelhado ou refogado. Quando cozido, o sabor geralmente fica mais suave e menos amargo.
Algumas maneiras de preparar raddichio, incluem:
- Picar as folhas grosseiramente e adicionar em saladas
- Cortar o maço em rodelas e grelhar no azeite e temperos
- Radicchio assado com vinagre balsâmico
- Folha de radicchio recheada com patê de frango ou atum
Confira mais sugestões de receitas aqui no banco de receitas da Boomi para adicionar o raddichio e varie seus cardápios e sua alimentação, garantindo todos os benefícios do radicchio para a saúde.
Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.