fbpx Skip to content

8 mitos e verdades sobre o limão

mitos e verdades sobre o limão e seus benefícios para a saúde

Veja 8 mitos e verdades sobre o limão e aproveite para conhecer os benefícios do limão para a saúde.

 

Os quatro os tipos de limão mais populares no Brasil são o taiti e o galego, de cores verdes, o cravo ou caipira, de cor laranja e muito confundido com uma pequena laranja, e o siciliano, de cor amarela.

Dessas variedades, apenas o siciliano é considerado um limão verdadeiro, já que os verdes são, na verdade, limas ácidas, primas do limão, enquanto o limão cravo é um cruzamento entre a tangerina e o verdadeiro limão.

 

8 mitos e verdades sobre o limão

Com certeza você já deve ter ouvido falar que tomar água com limão em jejum emagrece, ou que quem tem gastrite não deve consumi-lo.

Por isso, separamos 8 mitos e verdades sobre o limão e aproveitamos para destacar os benefícios do limão para a saúde.

 

  1. Água com limão em jejum ajuda a emagrecer

MITO. Dentre os mitos e verdades sobre o limão, esse é um dos mais comuns. Na verdade, o limão não apresenta efeito termogênico.

Porém, é uma fruta muito nutritiva, baixa em açúcares e calorias, e rica em fibras solúveis, como a pectina, que auxilia o controle da glicemia e do apetite.

Portanto, indiretamente, em uma dieta adequada para perda de gordura, o limão pode, sim, ser um aliado.

Por exemplo, fazer um suco de limão, de preferência, sem adoçar, ou mesmo saborizar a água com limão, ajuda a se hidratar.

Além disso, pela sua versatilidade, pode temperar saladas, carnes, aves e peixes, ou ser utilizado em receitas doces saudáveis como as que você encontra no nosso Caderno de Receitas, aumentando a aderência a uma alimentação saudável.

Sobre perda de gordura e jejum, não deixe de conferir os posts:

 

  1. Ajuda a controlar a glicemia

VERDADE. Não só pelo seu conteúdo em fibras, como também pela sua acidez, um dos benefícios do limão para a saúde é o controle da glicemia que, indiretamente, ajuda a controlar o apetite.

Um estudo mostrou que beber um copo de suco de limão antes de refeições com carboidratos, como pão, arroz e batata, por exemplo, reduziu o índice glicêmico dessas refeições.

Isso acontece porque a acidez reduz a atividade das enzimas alfa-amilase salivares, responsáveis por digerir o amido. Portanto, retardou sua digestão, controlando o índice glicêmico. O mesmo pode ser alcançado com uma bela salada temperada com limão, ou com vinagre, se você não gosta de limão.

 

  1. Fortalece o sistema imunológico

VERDADE. O limão é rico em antioxidantes e em vitamina C que, além de atuar como um potente antioxidante, também participa da formação dos glóbulos brancos, junto a outras vitaminas e minerais.

Por isso, o limão, assim como todos os vegetais, é aliado da imunidade, prevenindo doenças, infecções e inflamações.

 

  1. É a fruta que mais contém vitamina C

MEIA VERDADE. O limão contém uma boa quantidade de vitamina C. Dependendo da variedade, atende a cerca de metade das necessidades diárias, cujo total é de 75mg/dia para as mulheres e 90mg/dia para os homens.

No entanto, depende da forma de consumo. Por exemplo, ao consumir um suco de limão, utiliza-se, meio limão diluído em um copo americano duplo. Enquanto que, para a mesma quantidade de suco de laranja, seriam utilizadas duas laranjas, praticamente quadruplicando a quantidade de vitamina C. Veja o conteúdo de vitamina C em cada uma das frutas, considerando 100g, cruas:

 

  1. Ajuda a absorver ferro vegetal

VERDADE. Por ser uma fruta fonte de vitamina C, o limão torna o ferro de origem vegetal (dos feijões, ervilha, lentilha, soja e grão- de-bico), mais biodisponível para o organismo.

Se você não consome alimentos de origem animal, ou deseja reduzir, adicionar uma fonte de vitamina C na mesma refeição que o ferro, é praticamente obrigatório. E o suco de limão pode ser um ótimo acompanhamento, ou até mesmo uma fruta, como sobremesa ou como tempero da salada.

Como opção, outros alimentos podem fazer este papel: os pimentões são os vegetais mais ricos em vitamina C, principalmente o pimentão amarelo (200mg/100g), ficando à frente do vermelho (158mg/100g) e do verde (100mg/100g). Ou também o agrião (60mg/100g) e a rúcula (46mg/100g).

 

  1. Previne envelhecimento precoce e melhora a saúde da pele

VERDADE. Um dos benefícios do limão para a saúde é a sua riqueza em antioxidantes, que combatem os radicais livres, melhorando a saúde de todas as células do corpo, inclusive da pele.

Além disso, a vitamina C é um dos nutrientes que participa da síntese de colágeno, portanto, adicionar o limão no seu dia a dia, pode ser uma ótima estratégia para manter a saúde do corpo e da pele em dia.

 

  1. Pode causar ou agravar a gastrite

MITO. Justamente por ser ácido, ele contribui positivamente para o bom funcionamento do estômago, porque diminui a produção de ácido clorídrico estomacal, o que reduz a inflamação e auxilia a digestão.

O ácido clorídrico é um ácido produzido pelo estômago para digerir os alimentos, separando as suas moléculas. E quanto mais ácido esse alimento for, menos ácido as paredes do estômago precisará produzir para digerir.

 

  1. Equilibra o pH sanguíneo

MITO. O organismo tem mecanismos regulatórios próprios para manter o pH do sangue sempre estável, na faixa de 7,35 a 7,45. Do contrário, morreríamos de acidose ou alcalose metabólica.

 

Tipos de limões e suas características

De modo geral, além da vitamina C, os limões contêm antioxidantes pró-vitamina A, vitaminas do complexo B e minerais como potássio, magnésio e fósforo.

O que torna os limões siciliano, de cor amarela, e o cravo de cor laranja, é a presença de carotenoides, antioxidantes pró-vitamina A. Enquanto as variedades verdes, contém pigmentos antioxidantes como o ácido clorogênico, catequinas, entre outros.

Disponíveis na natureza praticamente o ano todo, algumas características de cada um deles são:

  • Taiti: tem a casca verde escura e levemente enrugada, sendo o mais comum no Brasil. Como não é tão ácido e tem poucas sementes, é ideal para o preparo de limonadas e drinks, ou como tempero em diversas preparações.

 

  • Galego: tem casca mais fina, verde clara, e polpa suculenta. A acidez não é muito forte, por isso pode ser usado em diversas preparações, como sucos, drinks, molhos, temperos e doces.

 

  • Cravo ou caipira: também conhecido como limão rosa, tem a casca laranja e sabor e aroma bem característicos. É uma boa opção para marinar carnes e temperar saladas.

 

  • Siciliano: a casca é amarelada e tem formato oval. É o verdadeiro limão. O seu sabor é bem ácido e por isso fica perfeito para preparar risotos, podendo até mesmo substituir o vinho branco, ou ser utilizado no preparo de molhos e doces.

 

Conclusão

Gostou de saber mais sobre os mitos e verdades sobre o limão?

Como vimos, os benefícios do limão para a saúde são muitos. Por isso, se a vida te der limões, faça uma limonada deliciosa, ou utilize em qualquer outra preparação. O interessante dessa fruta é que é uma das mais versáteis de todas, muito fácil para incluir no dia a dia.

 

Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho